Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

SoundPrism e NLog mostram o próximo passo da Música Móvel em dispositivos iOS

Marcus Padrini agosto 19, 2011 7 Comments »

No mês de abril deste ano, dei a notícia de que tocar com vários apps ao mesmo tempo, rodando no mesmo dispositivo iOS e interagindo via MIDI, não era uma realidade distante. Quatro meses depois, a primeira demonstração do que será o próximo passo da música móvel em iPads e iPhones.

No vídeo acima, o app SoundPrism Pro controla o sintetizador NLog através de porta MIDI virtual. O NLog, além de receber e reproduzir as notas MIDI, é capaz de gravá-las em um arquivo que poderá ser exportado para o computador. Depois, é a vez do app FunkBox fazer companhia aos outros dois títulos que já estavam em execução no tablet. Tudo acontecendo em um só iPad, sem nenhum cabo, acessório ou configuração especial! Vale observar também a facilidade para alternar entre os aplicativos e ajustar o que quiser em cada um deles.

SoundPrism da Audanika

A Finger Pro lançou a ideia com os aplicativos MoDrum e BassLine. Durante algum tempo, o conceito de porta MIDI Virtual ficou restrito a apps de drum machine. Agora a Audanika (SoundPrism) e a Tempo Rubato (NLog) estão indo além, levando a experiência para um controlador MIDI desenvolvido especificamente para o iOS e um ótimo sintetizador de modelagem analógica.

NLogSynth PRO

-

É ótimo imaginar tudo que poderá acontecer daqui em diante: apps específicos para controlar diversos outros aplicativos, gravadores e sequenciadores que utilizam sons de outros títulos rodando em background, e muito mais!

-

O SoundPrism e o NlogSynth PRO que aparecem no vídeo são versões em desenvolvimento, ainda não disponíveis na App Store.

-

NLogSynth PRO (AppStore Link) NLogSynth PRO
Desenvolvedor: Rolf Wohrmann
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

SoundPrism Pro (AppStore Link) SoundPrism Pro
Desenvolvedor: Audanika GmbH
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

7 Comments

  1. deniscass agosto 19, 2011 at 3:45 pm - Reply

    Humm… que novidade interessante!!!
    Mas imagino que essa velocidade toda aí é num Ipad 2, pq no 1 deve ser bem mais devagar, principalmente com apps que trabalham com samples…

  2. @Denis_LM agosto 19, 2011 at 9:33 pm - Reply

    Show!
    Tem idéia de quando isso vai estar disponível para nós mortais?

    • musicapps agosto 19, 2011 at 10:59 pm - Reply

      Tudo leva a crer que muito em breve. Os desenvolvedores também disseram que a implementação em si não é das mais complexas, mas o impacto é grande na hora de usar. Creio que seja mesmo. Com latência praticamente inexistente deve ser muito bom controlar apps musicais com controladores bem diferentes no mesmo dispositivo.

      • @Denis_LM agosto 20, 2011 at 3:10 pm - Reply

        Fantastico vai ser usar o SoundPrism para controlar o Nlog e o Sunrizer ao mesmo tempo.
        E o som saindo via AirPlay… Pronto, temos um synth fantástico e sem fios.

  3. Jeff Andy agosto 19, 2011 at 10:49 pm - Reply

    eu uso um app pra fazer isso o background , ai consigo rodar mais de um app no mesmo ipad to montando um live assim

  4. musicapps agosto 19, 2011 at 11:22 pm - Reply

    Fiquei sabendo da campanha pra volta do seu blog. Eu estou nessa e quero colocar um mini banner dele aqui do lado no MusicApps! Anima aí! :)

Leave A Response


− 2 = um