Pedaleira DigiTech iPB-10: a cada vídeo, uma novidade

A pedaleira DigiTech iPB-10 é um produto curioso. A cada vídeo lançado pela Digitech, mais alguns pontos bastante importantes sobre o equipamento são revelados. Desta vez, foram logo três vídeos em sequência.

No primeiro, a demonstração de algumas configurações da iPB-10, mas com um detalhe muito interessante: como é a pedaleira que gera os timbres e não o app Nexus para o iPad, é possível usar o equipamento como interface de áudio para outros aplicativos, incluindo o GarageBand e o próprio iPod. Desta maneira, dá para gravar sua guitarra, já com o timbre desejado, direto em uma pista de áudio do GB, tocar junto com músicas do app iPod e muito mais.

O segundo vídeo fala basicamente de funções do aplicativo Nexus e suas configurações possíveis.

O terceiro ilustra como funciona a compatibilidade com as diferentes gerações de iPad. Uma bandeja deve ser trocada, usando chave de fenda e parafusos, para remover ou fixar o adaptador correto.

Muita gente continua dizendo que o produto é extremamente caro (499 dólares), ainda mais podendo ser utilizado somente com o iPad para configurar os timbres. Após estes vídeos, fiquei com a impressão de que o iPad direto na pedaleira, funcionando como interface de áudio para vários apps, poderá facilmente substituir o uso de notebooks para vários guitarristas na hora de registrar ideias ou praticar, com o auxílio de outros aplicativos.

A discussão sobre não poder usar a pedaleira sem o iPad (bastante presente nos comentários dos vídeos aqui incorporados), na minha opinião, nem é válida. Afinal, o produto foi feito para usar com o tablet. Compra quem já tem um. Quem não tem e não quer comprar o gadget, não compra a DigiTech iPB-10. Simples assim. Quando você compra uma pedaleira controladora MIDI convencional, sabe que irá precisar de um notebook ou processador de efeitor para utilizá-la. A ideia é a mesma.

*Dica do Giuliano no Fórum MusicApps

Curta e compartilhe!