Guitarra no iPad: Apogee JAM + StompBox por Marcos Kleine (review)

Por Marcos Kleine*

Sou da época do lendário e horroroso amplificador Mikassim. Para extrair algo desse aparelho, mudava a chave para 220v, só para ter um drive. Tive também um Palmer, daqueles com entrada para baixo, microfone e guitarra. É meus caros amigos, o mundo mudou…

Desde o meu primeiro iPhone, tenho acompanhado de perto mais uma revolução tecnológica. Sempre usei o Cakewalk/Sonar no ambiente Windows, mas a ideia iOS/iPad/iPhone me pegou de jeito. Não precisar ficar configurando as entranhas de um software para poder gravar uma música é estimulante.

iRig e iPod Touch

Quando soube do iRig, comprei no ato! Se o som pecava um pouco pelo excesso de chiados e ruídos, compensava pela praticidade. iPhone em um bolso e no outro o Irig. Resolvi não chiar muito. Não tem como não ficar de boca aberta com a ideia. O Palmer que usava em 1985 mal cabia em um caminhão da Granero.

Meses atrás, adquiri o iPad e tenho usado em ensaios que não são tão exigentes. Os ruídos do Amplitube/iRig agora me incomodam muito, o Noise Gate atenua, mas também acaba com qualquer timbre. Nesse meio tempo, graças ao excelente site MusicApps, descobri o App Stompbox.

StompBox para iPad

De cara babei na ideia, na interface, só que, ao plugar o iRig, senti o mesmo chiado e também problemas com latência e muita realimentação. Mas o feeling foi que a hora do StompBox ia chegar….

Semana passada comprei a Apogee Jam e finalmente posso dizer com todas as notas e palavras que, se você quer ensaiar, ou até mesmo tocar ao vivo com um iPad, poderá fazer isso agora sem problema nenhum. Um dia de teste e já cheguei à conclusões sólidas.

Em contato com o atencioso Paul da 4pockets, ele sempre comentou que as “Apogees”, via Camera Connection Kit ou o iO Dock, funcionariam perfeitamente no StompBox. O que me surpreendeu é funcionar tão perfeitamente! No Stombox, obviamente, você tem todos os efeitos da sua pedaleira. Há também um media player para tocar em cima de backing tracks e músicas. Para quem está na estrada, precisa treinar solos, tirar músicas, ou simplesmente passar o tempo, isso é essencial.


O grande porém de uma pedaleira sempre é a distorção e o App sobra nesse quesito. É um aplicativo perfeito para plugar na frente de um amplificador com um resultado muito orgânico. Hoje a combinação Stompbox/Apogee dá de goleada no Amplitube/iRig . Perguntei à IK Multimedia se o Amplitube será compatível com a Apogee, pois seria um teste interessante. Mas, por hora, nenhuma resposta. O iRig, perto da Apogee JAM, é um brinquedinho. Um Mikassim de bolso.

O Stompbox com a Apogee JAM cumpre totalmente o que espero de um multi efeito para a guitarra. Soa profissional! Destaque para a distorção Classic,  4 track recorder, e claro, todos os outros efeitos disponíveis. Você pode usar muito mais combinações que no Amplitube, sem comprometer a performance. Isto pelo menos no iPad2, que é onde realizei os testes.

Todo o aplicativo é configurável, desde a interface, latência, etc. Importante citar também a atenção que a 4pockets teve quando enviei um e-mail. Também não posso deixar de falar do excelente trabalho da Apogee por nos fornecer um equipamento tão pratico e por um preço justo. Se eu fosse vocês amigos guitarristas, eu não esperava muito não. Diversão garantida!

Como diria Mr. Spock….

* Marcos Kleine é guitarrista das bandas Ultraje a Rigor e Vega.

Curta e compartilhe!