Desenvolvedor inicia movimento para interação de apps divulgando documento com código e dicas

Rolf Wöhrman, desenvolvedor do sintetizador NLog para iOS e Mac, tem aparecido em destaque nos blogs e sites sobre música móvel nos últimos dias. Sua colaboração com os desenvolvedores do app SoundPrism, promovendo a interação entre os títulos iOS, via porta MIDI virtual, foi muito bem recebida pelos usuários.

Agora, Rolf iniciou uma espécie de movimento, divulgando um documento com dicas e trechos de código trazendo as melhores práticas para a implementação dos recursos de porta MIDI virtual e áudio em background, fundamentais para a comunicação entre apps iOS rodando em um mesmo dispositivo.

A ideia de Rolf é estimular diversos desenvolvedores iOS a disponibilizarem tais funcionalidades em seus apps sem grande dificuldade, mas também contar com a colaboração destes programadores para promover melhorias no modelo atual. Como outras grandes iniciativas anteriores, esta também poderá se tornar algo padrão na documentação da Apple sobre o desenvolvimento de aplicativos iOS.

Tudo muito bonito e muito legal, mas o que os usuários podem fazer para ajudar? Simples: mande e-mails para os desenvolvedores dos seus apps musicais favoritos pedindo (gentilmente) a implementação da porta MIDI virtual (Virtual MIDI Port) e áudio em background (Background Audio). Sem destruir os apps em suas avaliações na app store, escreva reviews positivos solicitando a inclusão dos recursos. Se não escreve razoavelmente em inglês, vá de Google Tradutor. Pode não ficar lindo, mas eles irão entender a demanda.

O apoio dos usuários é fundamental para que esta excelente iniciativa não seja apenas uma boa ideia que não irá adiante. Todos sabemos que dessa união de profissionais com diferentes habilidades novidades muito boas poderão surgir.

Leia o documento completo produzido pelo desenvolvedor do NLog (em inglês).

Curta e compartilhe!