Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

BeatMaker 2: compatibilidade com iPad e implementação coreMIDI completa

Marcus Padrini agosto 17, 2011 15 Comments »

O BeatMaker 2 recebeu ontem uma nova atualização! A versão 2.1 traz a tão aguardada compatibilidade com a resolução do iPad e também a implementação coreMIDI. As novidades são ainda melhores do que parecem. Rodando no iPad, o app não só ficou com imagens bonitas, mas passou a contar com novas telas exclusivas para o tablet. Já a compatibilidade coreMIDI vai muito além do que a maioria dos apps musicais já havia feito. A Intua mapeou a maioria dos parâmetros de drum machines, samplers e efeitos para o controle com teclados e outros dispositivos MIDI.

Tela de pistas rodando no iPad

Com a atualização, o BM2 passa a ser uma excelente opção para quem deseja criar suas ideia musicais com o iPad e controladores MIDI, ou quer se aventurar utilizando o tablet ao vivo. Agora cada pista de instrumento pode ser controlada por um canal MIDI diferente. Todos os instrumentos e efeitos têm vários parâmetros que podem ser manipulados por controladores MIDI externos, além de oferecerem a opção de MIDI Learn, para que você possa usar os knobs e faders de seu controlador, sem realizar nenhuma alteração no hardware.

Vale lembrar que o BM2 também oferece a importação de samples do usuário, permitindo utilizar várias amostras por instrumento, além de contar com um bom editor no estilo Piano Roll.

As novidades não são boas apenas para os donos de iPad. Com o forte rumor de que o iOS 5 trará a compatibilidade com o CCK para iPhones e iPods Touch, é questão de tempo para aproveitar toda a versatilidade MIDI também nos dispositivos menores. Lembrando que iRig MIDI e a nova MIDI Mobilizer também irão funcionar normalmente com o BM2.

Gostei bastante do primeiro contato com o BM2 no iPad. Conforme o prometido, agora irei preparar o review desta versão universal.

BeatMaker 2 (AppStore Link) BeatMaker 2
Desenvolvedor: INTUA
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

15 Comments

  1. Gilberto agosto 17, 2011 at 10:18 am - Reply

    Oi Marcus! ótima notícia! mas tem uma coisa que começa a preocupar: já deu pra sentir se ele é "leve"? tanta implementação de recursos novos talvez tenha pesado ele para os usuários do ipad 1, não? abraço!

    • musicapps agosto 17, 2011 at 10:42 am - Reply

      Quanto ao processamento, não percebi nenhuma dificuldade. Há um controle configurável para limitar a memória RAM utilizada para os samples carregados. O app vem com este limite marcado em 32 mb, mas o usuário pode aumentá-lo ou ater remover o limite. Se utilizado sem muitos outros apps em background, creio que funcionará perfeitamente. Lembrando que ele é universal, logo tb funciona em iPhones 3GS, que possuem menor capacidade do que o iPad 1.

      • Salguerinho junho 30, 2012 at 3:56 pm - Reply

        EAE MARCUS UMA PERGUNTA MANO COMO FAZ PRA AUMENTAR OU REMOVER ESSE LIMITE AI DA MEMORIA ???

  2. Renato Di Giorgio agosto 17, 2011 at 10:53 am - Reply

    Olá Marcus! Antes de mais nada parabéns pelo blog rapah! Muito bom cara! Acompanho vc já faz um tempo e realmente o conteudo que vc gera aqui é digno de blogs musicais gringos e nao o copy and paste que rola em blogs brasileiros! Parabens!
    Queria aproveitar esse post tambem pra comentar um lance que tentei ate agora e nao consegui fazer ainda… comprei um ipad2 faz um tempo e ha pouco tempo comprei um camera conection kit e uma interface midi tambem… mas nao consegui fazer funcionar esses 2 acessorios com os meus teclados… nem com o meu M-AUDIO OZONE e nem com o meu ROLAND JUNO-Di… =( !! vc sabe se eles realmente NAO sao compatíveis com o camera conection kit ou ate mesmo com a interface MIDI (in/out) / USB ?!?
    Se puder me dar a dica ficaria imensamente grato… pq comprei o camera conection kit na febre de que funcionaria =( mas me frustrei =( !! Valeu Marcus!! Abraços!!

    • musicapps agosto 19, 2011 at 11:12 am - Reply

      Renato, dá uma conferida aqui: http://musicapps.com.br/2011/06/guia-para-ligar-t... Acho que pode ajudar. :) Qualquer problema, me fale. Abraços!

      • Renato Di Giorgio agosto 19, 2011 at 3:04 pm - Reply

        Legal Marcus, eu tinha visto esse video já. foi por causa dele que comprei o camera conection kit e o acessorio de MIDI/USB… mas nem via USB e nem via MIDI funcionou… estranho… esse tecladinho pequeno que tem no video que mandou qual é? pode passar o nome do modelo completo dele para eu procurar? Pq realmente o meu Roland Juno Di e o meu M-Audio Ozone nao funcionaram nem com reza brava… =(

        • musicapps agosto 19, 2011 at 4:00 pm - Reply

          Renato, na breve pesquisa que fiz no google percebi que o Ozone precisa de drivers para funcionar com o Mac, consequentemente não irá funcionar com o iPad diretamente via USB. Já o Juno tem uma chave em algum lugar que aciona o modo de driver genérico USB 1.0. Desta forma ele deverá funcionar normalmente, provavelmente como interface de áudio e MIDI. Dá uma olhada no manual dele e busque por esta chave. Meu controlador da Roland funciona exatamente desta forma. Abraços! Ah, o teclado que eu uso no vídeo é um ION Discovery, mas existem centenas de modelos compatíveis com o iPad, eles só precisam funcionar com o Mac sem a necessidade de instalação de drivers e trabalhar com USB 1.0.

  3. Dj RIck setembro 23, 2011 at 2:03 am - Reply

    Amigo Pelo amor De Deus Me ajuda , Como Faço Pra Aumentar o 32.0 no sample do beat maker 2 ?

  4. estevam dezembro 27, 2011 at 11:48 am - Reply

    ola meu no é estevam estou tendo problemas com meu beatmaker 2 quando vou adicionar um som meu na opçãp" iport from ipod" aparece uma mensagem assim "please consider buying beatmaker 2" e não sai disso, ai preciso desligar o ipad para abrir programa denovo. se puderem me ajudar agradeço dewsde já

    • musicapps dezembro 31, 2011 at 5:08 pm - Reply

      Vi no fórum do desenvolvedor que outras pessoas estão tendo o mesmo problema. Deverá ser resolvido em uma nova atualização. Mantenha o app sempre atualizado e se não for corrigido na próxima versão, fale que irei cobrar. Abraços!

  5. Paulo apps janeiro 14, 2012 at 4:10 am - Reply

    olá amigo também estou com o mesmo problema…aguardo…

  6. Daniel julho 9, 2012 at 12:53 pm - Reply

    Como faço para aumentar a memoria ram dos samples pf?

  7. Elisio Neto novembro 20, 2013 at 10:03 pm - Reply

    Meu amigo tenho um Ipad 4 , instalei o BeatMaker 2 , no começo funcionou perfeitamente, mais agora o aplicativo não abre!
    Já resetei o Ipad, já reinstalei o aplicativo, já modifiquei o File Database ligando e desligando o Reset Database e também o Update database , nada adiantou!
    Você saberia me dizer o que devo fazer?
    obrigado

    • musicapps novembro 21, 2013 at 1:45 pm - Reply

      O BeatMaker 2 que você está usando foi comprado na App Store?

Leave A Response