Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

Apogee JAM: interface de áudio com qualidade de estúdio para Mac, iPad e iPhone 4 (Review)

Marcus Padrini agosto 11, 2011 41 Comments »

A Apogee JAM é uma interface de áudio capaz de conectar guitarras, baixos e outros instrumentos a iPads, iPhone 4 e computadores Mac. Podendo ser ligada às portas dock dos dispositivos e USB no computador, ela foi um dos destaques na apresentação do GarageBand para iPad, durante o evento de lançamento da segunda geração do tablet, em março deste ano. Tive a oportunidade de passar pouco mais de uma semana com a JAM (cedida pela Quanta Store) e realizar diversos testes. Os resultados e as nossas impressões você confere agora neste review.

Com a tecnologia PureDIGITAL de conexão de instrumentos, a JAM promete oferecer timbres de altíssima qualidade na gravação e performance de guitarras e baixos em iPads, iPhone 4 e também no Mac, sem nenhuma configuração especial, sendo alimentada pelos próprios dispositivos.

-

O que há na caixa?

Na caixa, além da interface, estão os cabos de ligação para Mac e dispositivos iOS, guia rápido de referência e um adesivo com velcro dupla face, para fixar a JAM em superfícies lisas ou instrumentos. Confira o nosso unboxing.

-

Construção e características

A JAM é feita de material plástico resistente e é bastante leve. A interface oferece uma conexão P10 para instrumentos.

Na outra extremidade da interface há a conexão para um dos cabos que chegam com o produto (USB para Mac e para dispositivos iOS)

Mesmo tendo sido criada especialmente para guitarra e baixo, a JAM funciona normalmente com outros instrumentos. Esta compatibilidade é facilitada pelo controle de ganho de entrada, que a interface traz na lateral.

A JAM possui um LED indicador que demonstra o status da interface e também ajuda a regular o ganho correto do instrumento conectado. A cor azul indica conexão, a verde sinaliza que a JAM está em atividade. Luzes amarelas e vermelhas poderão indicar picos de sinal e sugerem a diminuição do ganho de entrada.

A JAM é extremamente portátil. Compare o tamanho da interface com o MagicMouse e um teclado bluetooth.

Dentro da JAM há um conversor de sinal analógico para digital de 24 bits. A interface otimiza o sinal de entrada com seu pré-amplificador de instrumentos, com ganho de até 40 db, e função soft limit (limitador automático) para otimização do áudio.

A Apogee JAM não possui saída de áudio. O som é monitorado pela própria saída de fones do iPad/iPhone ou saída de áudio no Mac.

-

Compatibilidade com dispositivos

No iOS a JAM trabalha com as duas gerações do iPad e com o iPhone 4. O produto não é compatível com modelos anteriores do iPhone com o iPod Touch de qualquer geração.

No Mac, a JAM é reconhecida sem nenhuma necessidade de instalação de software. Basta conectar, defini-la como padrão de entrada de áudio e começar a tocar e gravar.

-

Compatibilidade com aplicativos

No iOS a JAM irá funcionar com todos os aplicativos compatíveis com a entrada de áudio pela porta dock. Este é o comportamento normal da maioria dos apps musicais. Dos títulos que testei, apenas os da IK Multimedia, como Amplitube e Vocalive, não funcionaram com a interface da Apogee. Tudo certo com AmpKit, StompBox, MultiTrack DAW, Meteor e diversos outros.

A JAM irá trabalhar no Mac com todos os softwares CoreAudio, que é o padrão da Apple.

-

Nossos testes

Optei por realizar alguns testes diferentes, usufruindo da mobilidade que a combinação iPad-JAM pode oferecer. Levei a interface e o tablet até a casa do Rafael Odon, guitarrista, baixista e grande amigo. Ele não está muito habituado a utilizar os aplicativos musicais e acessórios para o iOS, logo achei que sua opinião e impressões seriam bastante importantes para julgar a qualidade das gravações realizadas com a JAM.

Antes de mais nada, vale destacar a praticidade do processo. O que você vê na foto acima estava preparado e funcionando em poucos segundos. Para fazer os testes precisamos apenas do iPad, o GarageBand, a JAM, cabo convencional de instrumentos (P10xP10) e guitarra, violão, etc.

Oa primeiros testes foram realizados gravando um violão elétrico com cordas de aço. Regulamos o ganho de entrada e rapidamente gravamos estas duas amostras:

Viola?o 1 Apogee JAM by musicapps

Viola?o 2 Apogee JAM by musicapps

A falta de ruído é impressionante. Quem já gravou violão com o computador sabe da dificuldade de obter um bom sinal com o instrumento. O pré-amp e a regulagem da JAM fizeram a diferença.

-

Depois, decidimos fazer alguns testes com o baixo, outro instrumento relativamente chato de gravar. Observe que a amostra abaixo não tem nenhum tipo de noise gate ou tratamento, apenas um leve reverb.

Baixo Apogee JAM by musicapps

-

Por fim, colocamos outros recursos do GB para funcionar e fizemos este vídeo combinando timbres de orgão e Smart Drums do GB com as gravações de baixo e guitarra feitas com a JAM.  A música é Sylvia, da banda holandesa Focus.

-

Alguns leitores me disseram que estão enfrentando problemas com ruídos na hora de gravar guitarras com as interfaces que se conectam a porta de fone dos dispositivos e queriam saber como era o comportamento da JAM com este instrumento. Seguem duas rápidas amostras de diferentes apps tocando somente com a guitarra.

Nesta o som da guitarra totalmente sem efeitos, registrado pelo MultiTrack DAW

Guitarra clean Apogee JAM by musicapps

-

Nesta outra, timbre distorcido no AmpKit. Aliás, a JAM proporcionou a melhor experiência que já tive com o AmpKit. Nada de feedback e com utilização de Noise Gate apenas para controlar os ruídos da própria simulação de efeito do app. O sinal da guitarra chega muito limpo.

Ampkit Apogee JAM by musicapps

-

Ficamos bem satisfeitos com a qualidade que a JAM oferece. Com boa oferta de ganho dos instrumentos e nenhum ruído aparente, é mais fácil se concentrar apenas no timbre que você quer obter ou naquilo que está tocando.

Sobre a duração da bateria dos dispositivos com a utilização da JAM, não pude realizar testes longos com o iPhone 4. Porém, fica o exemplo do iPad. Levei o tablet para os testes no home studio com 75% de carga. Gravamos por uma hora. Em casa, separei e exportei o áudio por mais uma hora. No final do processo o iPad tinha 59% de carga, o que pode ser considerado um consumo baixo além do normal.

No Mac o comportamento foi o mesmo. Grande qualidade no sinal de entrada e facilidade extrema de utilização.

-

Apogee JAM x Outras opções no mercado

Muita gente pediu um comparativo entre Apogee JAM e outras interfaces de áudio para o iOS que estão no mercado. A JAM ganha em alguns pontos e perde em outros.

Na comparação com interfaces de áudio que fazem conexão pela porta de fone/microfone dos dispositivos, acredito que as maiores vantagens da JAM são: conexão pela porta dock, qualidade do áudio na entrada, controle de ganho, conversor AD com qualidade Apogee e a possibilidade de funcionar como interface de áudio USB de alta qualidade para Mac.

As desvantagens estão relacionadas ao maior consumo de bateria dos dispositivos, já que é alimentada por eles, e problemas de compatibilidade com alguns apps, como Amplitube e Vocalive, e outros dispositivos iOS (iPhones anteriores ao 4 e iPods Touch, de qualquer geração, não funcionam com a JAM).

-

MusicApps sobre a Apogee JAM:

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (4/5)
Profissional: (5/5)
Preço: (4.5/5)
Geral: (4.6/5)

-

Disponibilidade

A Apogee JAM é oferecida no Brasil pela Quanta Store e pode ser adquirida online neste link.

-

Conclusão e considerações finais

A Apogee Jam é uma ótima opção para quem procura uma interface de áudio com grande qualidade para a gravação de instrumentos musicais com iPads, iPhone 4 e Macs. A facilidade de configuração (ou a falta de necessidade de configurar qualquer coisa) é um dos pontos altos do produto. Gravações profissionais de guitarras, baixos e outros instrumentos podem ser facilmente realizadas com a interface, assim como o processamento do sinal destes instrumentos para tocar ao vivo com o computador ou apps iOS.

Na página do produto, a Apogee informa: “você irá notar imediatamente a diferença sonora entre a JAM e outros produtos similares”. A propaganda corresponde à realidade.


Posts Relacionados

41 Comments

  1. Fernando Zimmermann agosto 12, 2011 at 12:12 am - Reply

    Marcus e amigos do Musicapps. Venho notado que, normalmente, os aplicativos da IK Multimedia são incompativeis com soluções que conectam via porta Dock. Ao que parece eles funcionam apenas com seus produtos iRig (com conexão pela entrada do fone). Certo?

    Outra coisa, Marcus. E comparando a Jam com a entrada de instrumento da One? Como fica?

    Abração e parabéns pelo review!

    • musicapps agosto 12, 2011 at 8:11 am - Reply

      Fernando, realmente os apps da IK só funcionam com a conexão de fone. Não posso afirmar que é uma espécie de bloqueio para as demais soluções de entrada, mas é uma pena não contar com estes aplicativos usando outras interfaces.

  2. @GiuSoares agosto 12, 2011 at 12:42 am - Reply

    nossa … muito bom esse review realmente fiquei impressionado com a qualidade.

    concerteza essa sera a minha próxima aquisição, tinha disponível no eBay… mas agora não tem mais, vou aguardar pra compra-lo

    Marcus depois posta um uma comparação do iRig e Ele para vermos a diferença de qualidades, ja que os dois dispositivos são para guitarras, violão e baixo.

    • musicapps agosto 12, 2011 at 8:15 am - Reply

      Pode deixar. Na verdade, acho que a diferença maior, além do pré-amp que o iRig não tem, é simplesmente a forma de conexão. A porta de fone/mic do iPhone/iPad é mais problemática do que a conexão pela porta dock em relação à qualidade de sinal de entrada.

  3. Breno agosto 12, 2011 at 1:14 am - Reply

    Otimo review, preciso comprar ou este produto ou o Irig para usar com meu IPAD, mas estou em duvida ! Gostaria de um som de guitarra com a maior qualidade possivel !

    • musicapps agosto 12, 2011 at 8:13 am - Reply

      Breno, gostei muito das combinações JAM-GarageBand e JAM-AmpKit. Com o StompBox também o som ficou muito limpo e sem nenhum ruído.

  4. Lucas agosto 12, 2011 at 8:21 am - Reply

    Aparentou muito bem no sentido de chiados e ruídos. Mas senti uma falta de qualidade final do som, aquela pegada de valvulado.

    Minha dúvida é o seguinte, caso eu divida o sinal no fone de ouvido para ligar em outros fones, irei ter perda de sinal (qualidade) ?

    Outra dúvida, qual volume recomendado para deixar no iPad?

    • musicapps agosto 12, 2011 at 10:45 am - Reply

      Se você tiver um bom divisor, não. O volume correto do iPad dependerá do app utilizado. Basta regular o ganho adequadamente na JAM, evitando o led vermelho, e depois colocar no iPad o volume mais agradável para monitorar confortavelmente. Nos testes reparamos que é possível monitorar com muito volume sem ter nenhum problema.

  5. Stanley agosto 13, 2011 at 7:50 pm - Reply

    Marcus, excelente review!
    Pelo q percebi, a Jam eh uma interface imbativel para captar instrumentos acusticos, certo?? Zero de ruido!
    Agora, uma pergunta…
    Como vc fez aquela bateria tao rica utilizando apenas Smart Drums no GB??? Ou eu sou muito burro ou vc q eh muito bom… As mudancas de compasso, as viradas… Vc gravou tudo de uma vez em uma pista soh?…

    • musicapps agosto 13, 2011 at 8:05 pm - Reply

      Stanley, obrigado! É, para a gravação de guitarras e baixos no iOS é a melhor que testei até o momento.

      Sobre a bateria, foi tudo com smart drums em uma só faixa. Dá uma olhada neste post http://musicapps.com.br/2011/04/dica-garageband-p...

      Foi exatamente assim que fiz, movendo as peças da bateria em tempo real, durante a gravação. Abraços!

  6. DanielBruno outubro 16, 2011 at 9:52 pm - Reply

    A Quanta não tem mais o Apogee JAM. Achei numa loja chamada PCMall só que eles tão cobrando mais de 400 reais (Roubo!) Alguém tem alguma dica de onde encontrar? Até no eBay não tá fácil.

    • Tiago dezembro 26, 2012 at 5:49 pm - Reply

      400 pelo Apogee Jam não é roubo. Ele custa $99 no EUA. É o preço justo para o produto no Brasil. O melhor lugar para procura-lo é no Mercado Livre. Eu o vendo por R$399,00 lá.

  7. Leonardo branco outubro 31, 2011 at 12:36 am - Reply

    Serve pra plugar microfone também?

    • musicapps outubro 31, 2011 at 11:08 am - Reply

      Pode funcionar, mas não é recomendada para isso.

  8. leonardo branco outubro 31, 2011 at 9:27 am - Reply

    Funciona se eu plugar um micrionofe?

  9. Giusoares novembro 14, 2011 at 1:10 am - Reply

    marcus vc sabe me dizer porque que no IPOD TOUCH 4 geração não FUNCIONA?

    mandei um email para o contato do APOGEE JAM ninguém me me respondeu, nenhuma resposta, procurei na internet e nada.
    vc sabe de alguma coisa?

  10. silvajunior abril 9, 2012 at 6:56 pm - Reply

    oi gostaria de saber se ese apogee jam fonsiona com o
    ipb-nexus da digithe e o mobile pod http://www.youtube.com/watch?v=g-uynE8vLo8

    • Giusoares abril 10, 2012 at 12:26 am - Reply

      Nao funciona nao. O mobile pod somente com mobileIn interface propria do aPlicativo.

  11. Igor Cristo maio 9, 2012 at 4:44 pm - Reply

    Marcus, sei que se trata de uma postagem antiga aqui no MusicApps mas estou precisando de sua ajuda e não sei onde mais procurar.

    A Apogee JAM consegue lidar bem com o áudio de um sintetizador? Estou querendo compra-la para conectar um sintetizador analógico monofônico e utilizar o iPad para efeitos externos, como se fosse um pedal. Será que consigo uma boa resposta dessa interface em sons não muito "guitarrísticos/baixisticos" deste equipamento?

    Tenho oportunidade para adquirir esse tipo de equipamento no exterior, existe alguma outra interface de áudio que você poderia recomendar?

    Muito obrigado e parabéns pelo review! Ficou ótimo!!

    • Giusoares maio 12, 2012 at 12:36 am - Reply

      Talvez o Guitar Jack 2 resolva seu problema. Ele grava em estereo.

    • musicapps maio 12, 2012 at 8:40 am - Reply

      Se seu objetivo for gravar/utilizar um sintetizador em mono, irá funcionar bem. Para teclados estéreo, o GuitarJack 2 será melhor.

      • Igor Cristo maio 12, 2012 at 1:28 pm - Reply

        Obrigado pelas respostas. É mais ou menos o que eu estava pensando. Acho que uma vantagem da Apogee em relação a Guitarjack2 é o fato de funcionar com o Mac, mas em todo o resto ela parece ser inferior.

        Vou pensar direitinho, ler mais informações por aqui e em fóruns. Mais uma vez, obrigado pelas dicas!

  12. Dre maio 27, 2012 at 6:30 pm - Reply

    Olá Marcus, sou novata nisso e se puder me dar 1 luz, seguinte: Por que o som do meu ipod não fica muito bom (baixo e abafado) quando plugo ele via cabo p2 x p2 no meu aparelho de som???

  13. Dre maio 28, 2012 at 1:48 pm - Reply

    "Olá Marcus, sou novata nisso e se puder me dar 1 luz, seguinte: Por que o som do meu ipod não fica muito bom (baixo e abafado) quando plugo ele via cabo p2 x p2 no meu aparelho de som???"

    Só acrescentando: pretendo comprar um iPad e com ele o som tbem vai ficar (baixo, abafado) igual ta acontecendo com o iPod, que uso com cabo p2 x p2 plugado no aux do meu mini-system?

    mto obrigado desde já

    • musicapps maio 30, 2012 at 12:52 am - Reply

      Se seu mini system possui entrada auxiliar P2 stereo, isto não deveria acontecer. Recomendo que troque o cabo e garanta que o novo seja um P2xP2 estéreo de qualidade. Verifique também se os plugs estão completamente conectados ao iPod e ao som. Abs

  14. Dre maio 30, 2012 at 2:57 pm - Reply

    Pois zé, mas o cabo é um Monster stereo que quando conectado do pc para o mini-system o som fica impecável, até mesmo em baixo volume. Já quando conectado do iPod para o mini-system tem que aumentar o som do ipod e do mini-system até o talo pra sair um som meio estranho, sem qualidade… valeu, gde abraço

  15. Mario Junior julho 21, 2012 at 9:59 pm - Reply

    Não teria como utilizar em algum software de gravação no windows não?

  16. Blues Overdrive setembro 3, 2012 at 10:56 am - Reply

    Recentemente pude testar o Apogee jam, sendo que possuo apenas o iRig, deu vontade de tocar o iRig no lixo.. fiz um video com alguns samples do GarageBand gravados com o Apogee jam, segue o link se alguém estiver interessado: http://bluesoverdrive.blogspot.com.br/2012/09/apo...

  17. Jonatas Brag. setembro 10, 2012 at 11:55 am - Reply

    Tenho algumas duvidas: para ligar em um aplificador é utilizada a saída fone/microfone do Ipad? o som fica bom, tem muitos ruidos, tem algum outro modo?

  18. Blues Overdrive dezembro 6, 2012 at 9:48 am - Reply

    Comprei o JAM na QuantaStore, não sou afiliado a eles nem nada, mas acho importante dizer que o atendimento via chat foi muito eficiente. Compra tranquila, recebi com nota fiscal e garantia de 1 ano, envio rápido por SEDEX grátis!(Pelo menos foi o que ofereceram na última Black Friday).
    Recomendo a loja.

  19. Adrian março 22, 2013 at 9:53 am - Reply

    Alguém já fez algum teste com o JAM tentando ligar um teclado, uma bateria eletrônica ou o microfone para ver se funciona? Estou querendo comprar um, porém, queria saber se ele consegue gravar esses instrumentos também através do Garage Band…

    • musicapps março 22, 2013 at 3:25 pm - Reply

      Sim, funcionará com todos eles. Lembrando que em mono (1 canal).

  20. @CharlesCleyton fevereiro 10, 2014 at 11:01 am - Reply

    Olá gostaria de saber se roda no Ipad Mini, aguardo.

    • musicapps fevereiro 10, 2014 at 4:05 pm - Reply

      Sim, já há o modelo que chega com cabo com conector lightning.

  21. thiago março 27, 2015 at 8:16 pm - Reply

    Olá. Gostaria de saber se já está resolvido o problema de compatibilidade com o Amplitub? Desde já, obrigado!

    • musicapps março 30, 2015 at 11:18 am - Reply

      Sim, funciona perfeitamente.

Leave A Response


cinco + = 12