Tabletop: ambiente de áudio modular para iPad

A Retronyms, responsável pelo desenvolvimento de apps importante para o iOS, como o ReBirth, apresenta o Tabletop, um ambiente de áudio modular, especialmente desenvolvido para o iPad.  O aplicativo, como o nome já diz, trabalha a interface como uma espécie de mesa, onde é possível espalhar diferentes dispositivos musicais, como mixers, efeitos, sequenciadores, teclados controladores, drum machines, etc. O usuário é quem define como eles serão ligados e como tudo irá funcionar. É uma espécie de Reason para o iPad.

O Tabletop chega, em sua versão básica, com 9 dispositivos prontos para uso. Outros 6 estão disponíveis para compra no aplicativo, alguns custando mais do que o próprio app. Porém, aquilo que é necessário para começar a fazer música imediatamente já está na versão sem adicionais.

Confira a apresentação rápida do Tabletop.

Há pelo menos três aspectos muito diferentes no conceito do Tabletop e que merecem atenção. O primeiro é a sua compatibilidade com a tecnologia WIST da Korg. Com ela é possível sincronizar o app, via Bluetooth, com outro título compatível, rodando em outro dispositivo iOS. Apenas os apps da Korg contavam com este recurso até o momento. Agora o Tabletop pode ser tocado na companhia do iElectribe ou iMS-20, em perfeita sincronia.

O segundo é que a Retronyms parece estar tentando criar uma plataforma de áudio dentro do iOS e não apenas um app. A empresa já anunciou  que outros módulos serão lançados constantemente para o app. O terceiro trata do curioso convite a desenvolvedores para criarem para a plataforma Tabletop, presente no próprio site do app. Será que a ideia é ter diversos desenvolvedores lançando seu apps em forma de módulos dentro do Tabletop? Seria inovador.

Ainda não posso dar muitos detalhes sobre o uso do app, pois acabei de recebê-lo para testes. Porém, aos mais apressados é bom lembrar que o aplicativo ainda não é compatível com coreMIDI, e nem sabemos se será, e, apesar de ter o recurso de colar áudio de outros apps, não é capaz de copiar o áudio gerado para a utilização em outros títulos. A transferência de projetos finalizados e músicas criadas é feita via iTunes.

[app 436080882]

Vale conferir algumas telas do app:

Curta e compartilhe!