Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Tabletop: ambiente de áudio modular para iPad

Marcus Padrini julho 29, 2011 8 Comments »

A Retronyms, responsável pelo desenvolvimento de apps importante para o iOS, como o ReBirth, apresenta o Tabletop, um ambiente de áudio modular, especialmente desenvolvido para o iPad.  O aplicativo, como o nome já diz, trabalha a interface como uma espécie de mesa, onde é possível espalhar diferentes dispositivos musicais, como mixers, efeitos, sequenciadores, teclados controladores, drum machines, etc. O usuário é quem define como eles serão ligados e como tudo irá funcionar. É uma espécie de Reason para o iPad.

O Tabletop chega, em sua versão básica, com 9 dispositivos prontos para uso. Outros 6 estão disponíveis para compra no aplicativo, alguns custando mais do que o próprio app. Porém, aquilo que é necessário para começar a fazer música imediatamente já está na versão sem adicionais.

Confira a apresentação rápida do Tabletop.

Há pelo menos três aspectos muito diferentes no conceito do Tabletop e que merecem atenção. O primeiro é a sua compatibilidade com a tecnologia WIST da Korg. Com ela é possível sincronizar o app, via Bluetooth, com outro título compatível, rodando em outro dispositivo iOS. Apenas os apps da Korg contavam com este recurso até o momento. Agora o Tabletop pode ser tocado na companhia do iElectribe ou iMS-20, em perfeita sincronia.

O segundo é que a Retronyms parece estar tentando criar uma plataforma de áudio dentro do iOS e não apenas um app. A empresa já anunciou  que outros módulos serão lançados constantemente para o app. O terceiro trata do curioso convite a desenvolvedores para criarem para a plataforma Tabletop, presente no próprio site do app. Será que a ideia é ter diversos desenvolvedores lançando seu apps em forma de módulos dentro do Tabletop? Seria inovador.

Ainda não posso dar muitos detalhes sobre o uso do app, pois acabei de recebê-lo para testes. Porém, aos mais apressados é bom lembrar que o aplicativo ainda não é compatível com coreMIDI, e nem sabemos se será, e, apesar de ter o recurso de colar áudio de outros apps, não é capaz de copiar o áudio gerado para a utilização em outros títulos. A transferência de projetos finalizados e músicas criadas é feita via iTunes.

Tabletop (AppStore Link) Tabletop
Desenvolvedor: Retronyms Inc
Preço: Free
Baixar na App Store!

-

Vale conferir algumas telas do app:


Posts Relacionados

8 Comments

  1. Adriano Moraes julho 29, 2011 at 7:18 pm - Reply

    Acabei de testar, vou dizer: excelente!!!! Quem precisa Tenori?!
    E, provavelmente por mais alguns dólares, teremos logo logo core,idi, osc, etc hebehehehehe

    • musicapps julho 29, 2011 at 7:54 pm - Reply

      Adriano, o que mais te chamou atenção no app?

  2. Daniel julho 29, 2011 at 8:45 pm - Reply

    Grande vantagem: incluir módulos posteriores (como se fossem VSTi), coisa que o Reason não permite (o que o praticamente matou, na minha opinião)

    Off: não aguento mais sons de TR-808, TR-606 e afins!

  3. Fernando Midi julho 30, 2011 at 12:50 am - Reply

    Meus amigos, onde vamos parar?? Cara, o que é isso?? Muito doido mesmo… Vi outros vídeos do Tabletop e o que posso dizer é que o IPAD foi catapultado para outro nível de Hardware / Instrumento / Acessório de produção musical. E como sabemos que uma idéia puxa outra… O que virá por aí hein?? Estou muito empolgado, e por enquanto o que tenho a dizer é: Fruity Loops + Reason = TABLETOP.
    ABÇ.

    • musicapps julho 30, 2011 at 9:30 am - Reply

      Fernando, vou escrever um post sobre o que imagino para o tabletop. Se os desenvolvedores acreditarem na ideia poderemos ter uma revolução nos instrumentos para iOS. Abraço

      • Fernando Midi julho 30, 2011 at 10:27 am - Reply

        Perfeito Marcus, conte comigo para "viajar" nas idéias… rsrsr. " Me lembrei agora da época que fui Beta Tester do Reason 1.0 e 1.5 e quase implorei, junto com amigos, para que a Propellerhead implementasse a capacidade de carregar Soundfonts ( Sf2 ) no Reason ( O que aconteceu da 2.0 em diante). Eu bombardiava todos os dias a "Wish List" que eles criaram para ouvir a galera… Rsrs. Podemos fazer o mesmo com a Retronyms…. Por que não?? kkk.
        ABÇ.

        • musicapps julho 30, 2011 at 10:31 am - Reply

          Fernando, comece pedindo a funcionalidade MIDI. Ontem mesmo eles me enviaram um e-mail dizendo que ainda estão na dúvida entre implementar ou não MIDI no app. Eu considero fundamental, mas os desenvolvedores afirmam que está na mão dos usuários. As opiniões irão definir.

          • Fernando Midi julho 30, 2011 at 10:40 am -

            Com certeza é a funcionalidade mais importante a ser solicitada, sem dúvida. Tem um E-mail exclusivo para isso ou é na "Lata" mesmo?? Será que uma enquete aqui no fórum e depois o link sendo passado a eles, não seria interessante??

Leave A Response


nove − 6 =