Piano no iPad/iPhone: testamos e comparamos os principais aplicativos

Falo diariamente sobre novos aplicativos sintetizadores para iPad, simuladores de efeitos para guitarra, drum machines, etc. Vários deles já estão atingindo timbres com qualidade satisfatória para boa parte dos usuários. Porém, o que dizer dos aplicativos de piano para iPad/iPhone? Já dá para tocar razoavelmente com eles? Os timbres são muitos piores do que os de teclados convencionais e instrumentos virtuais para computadores? Nada melhor do que fazer um pequeno teste e algumas comparações envolvendo os principais títulos para o iOS.

Para ter uma ideia de como anda a situação dos timbres de piano nos iGadgets, decidi realizar o seguinte teste: gravei o mesmo trecho de uma música com os principais aplicativos iOS com timbres de piano e compatíveis com coreMIDI. Fiz o o mesmo com 2 instrumentos virtuais para o Mac e com o sintetizador Korg microX. Vamos às amostras. (Se estiver lendo o post no iPad ou iPhone, clique nos links das amostras para ouvi-las no site SoundCloud, ou utilize o navegador Puffin)

Piano do teclado Korg microX

Piano Test: Korg microX by musicapps

Instrumentos virtuais para o Mac (GarageBand e TruePianos)

Piano Test: GarageBand Mac by musicapps
Piano Test: Truepianos Mac by musicapps

Aplicativos com timbres de piano para o iPad (FL Studio Mobile, Pianist Pro, Music Studio e GarageBand)

Piano Test: FL Studio Mobile iPad by musicapps
Piano Test: PianistPro iPad by musicapps
Piano Test: Music Studio iPad by musicapps
Piano Test: GarageBand iPad by musicapps

O FL Studio Mobile tem um timbre legal, mas as amostras são extremamente curtas. Mesmo com o pedal de sustain pressionado, o som morre com muita velocidade. Isto dificulta muito a execução de músicas mais lentas que precisam de boa sustentação das notas. O problema pode ser minimizado com uma boa gravação de timbres de piano feita pelo usuário e importada para o FL Mobile. Por ser baseado em samples e não contar com muitas amostras, a expressividade do piano no FL, quando alternamos a força das notas, não reflete como um timbre de piano geralmente se comportaria.

O Pianist Pro foi um pioneiro, porém não recebe atualizações há um bom tempo. O timbre a dinâmica do app lembram teclados MIDI antigos. Particularmente um Panasonic que tive há mais de 15 anos. Há algumas opções interessantes para configurar o comportamento do timbre, mas eles não ajudam muito.

O Music Studio sofre do mesmo problema do Pianist Pro. Timbre com curva de dinâmica estranha, sem alterações significativas no som, mesmo forçando bastante as mudanças de expressividade na execução. Porém, o app tem boa sustentação do som.

Os pianos do GarageBand para iPad ainda são os que soam melhor no iOS. Também são os que mais lembram o comportamento de um instrumento virtual para Desktop ou um teclado tradicional. Porém, senti diferenças entre os timbres de piano das versões para Mac e iPad. No Mac achei a sustentação das notas melhor e o timbre mais definido. O piano do GB para iPad também sofre um pouco com a polifonia limitada. Não é incomum sentir alguma nota desaparecendo subitamente durante a execução com o pedal de sustain pressionado.

Conclusão

Meu ranking de apps de pianos para o iOS, compatíveis com coreMIDI, ficou assim:

1- GarageBand para iPad

2- FL Studio Mobile

3- Music Studio

4- Pianist Pro

Ainda não há aplicativos de piano para iOS que possam ser comparados a bons instrumentos virtuais ou teclados sintetizadores, pelo menos na minha opinião. Sei que o gosto por timbres é bastante pessoal, mas ao afirmar isso levo em consideração também o comportamento dos aplicativos sendo controlados por teclados MIDI. A tocabilidade da maioria ainda não está muito confortável e praticamente não há opções de ajustes para contornar o problema.

Há esperanças que tenhamos bons pianos a caminho dos dispositivos iOS. A IK Multimedia prepara a versão móvel do SampleTank e o desenvolvedor de um dos mais populares VSTis de Piano para desktops promete já estar considerando o desenvolvimento para o iPads e iPhones. Qualquer tecladista que pensar em usar o iPad como módulo de timbres vai querer um piano que ofereça qualidade e versatilidade. Ainda não temos grandes opções.

Se você usa algum outro app de piano, mande suas impressões nos comentários.

Curta e compartilhe!