iPad como módulo de timbres: o primeiro passo

Uma das dúvidas que mais recebo por e-mail é sobre a possibilidade de usar o iPad como um módulo de timbres. Algo semelhante ao que muitos músicos fazem com seus notebooks, trabalhando com softwares como MainStage ou BrainSpawn Forte. Sabemos que ainda não existem plugins como VSTis e AUs para o tablet e nem muito menos apps capazes de gerenciá-los. Porém, um teste que acabo de realizar mostra como o iPad já está preparado para lidar com vários apps musicais rodando ao mesmo tempo e sendo controlados por diferentes dispositivos MIDI.

O FL Studio Mobile HD, assim como o Music Studio, apresenta uma opção muito interessante. O app é capaz de receber MIDI por todos os canais (1 a 16) e direcionar cada um deles para uma pista de instrumento inserido no aplicativo. O melhor de tudo: dá para tocar vários instrumentos ao mesmo tempo e alterá-los em tempo real, inclusive enquanto o restante do seu projeto estiver sendo reproduzido.

Para fazer este teste usei dois teclados controladores MIDI: o Novation 61 MKII e um Korg microX. A conexão entre eles foi estabelecida com um cabo MIDI convencional. O microX envia notas pelo canal MIDI 05, o Novation recebe e retransmite as mensagens, além de enviar as suas próprias pelos canais 06/09 (escolhidos por mim). Ligada ao Novation está uma interface MIDIxUSB convencional, que se conecta ao Camera Connection Kit, ligado ao iPad. (Veja o esquema acima)

Por fim, decidi fazer mais um teste. Este um pouco mais ousado. Já sabia que o app SunVox pode ser controlado via MIDI mesmo rodando em background no iOS. Logo, minha ideia foi fazer timbres combinados, usando os sons do SunVox e do FL Studio. Bastou que ambos estivessem recebendo mensagens MIDI pelo mesmo canal. Tudo funcionou perfeitamente.

Veja o teste completo:

Poucos apps são capazes de lidar com vários canais MIDI e instrumentos ao mesmo tempo. Também são poucos os que permitem que o áudio de outra aplicação toque enquanto estão em execução. Porém, o exemplo ilustra como a tecnologia já está disponível no iOS. Usar o iPad como um módulo de timbres completo poderá ser uma realidade não muito distante. Existem barreiras de software e hardware para que isto aconteça, mas este parece ser o caminho natural das coisas.

Curta e compartilhe!