Matérias, Notícias, iPad

iPad como módulo de timbres: o primeiro passo

Marcus Padrini julho 11, 2011 9 Comments »

Uma das dúvidas que mais recebo por e-mail é sobre a possibilidade de usar o iPad como um módulo de timbres. Algo semelhante ao que muitos músicos fazem com seus notebooks, trabalhando com softwares como MainStage ou BrainSpawn Forte. Sabemos que ainda não existem plugins como VSTis e AUs para o tablet e nem muito menos apps capazes de gerenciá-los. Porém, um teste que acabo de realizar mostra como o iPad já está preparado para lidar com vários apps musicais rodando ao mesmo tempo e sendo controlados por diferentes dispositivos MIDI.

O FL Studio Mobile HD, assim como o Music Studio, apresenta uma opção muito interessante. O app é capaz de receber MIDI por todos os canais (1 a 16) e direcionar cada um deles para uma pista de instrumento inserido no aplicativo. O melhor de tudo: dá para tocar vários instrumentos ao mesmo tempo e alterá-los em tempo real, inclusive enquanto o restante do seu projeto estiver sendo reproduzido.

Para fazer este teste usei dois teclados controladores MIDI: o Novation 61 MKII e um Korg microX. A conexão entre eles foi estabelecida com um cabo MIDI convencional. O microX envia notas pelo canal MIDI 05, o Novation recebe e retransmite as mensagens, além de enviar as suas próprias pelos canais 06/09 (escolhidos por mim). Ligada ao Novation está uma interface MIDIxUSB convencional, que se conecta ao Camera Connection Kit, ligado ao iPad. (Veja o esquema acima)

Por fim, decidi fazer mais um teste. Este um pouco mais ousado. Já sabia que o app SunVox pode ser controlado via MIDI mesmo rodando em background no iOS. Logo, minha ideia foi fazer timbres combinados, usando os sons do SunVox e do FL Studio. Bastou que ambos estivessem recebendo mensagens MIDI pelo mesmo canal. Tudo funcionou perfeitamente.

Veja o teste completo:

Poucos apps são capazes de lidar com vários canais MIDI e instrumentos ao mesmo tempo. Também são poucos os que permitem que o áudio de outra aplicação toque enquanto estão em execução. Porém, o exemplo ilustra como a tecnologia já está disponível no iOS. Usar o iPad como um módulo de timbres completo poderá ser uma realidade não muito distante. Existem barreiras de software e hardware para que isto aconteça, mas este parece ser o caminho natural das coisas.


Posts Relacionados

9 Comments

  1. @GiuSoares julho 11, 2011 at 12:05 pm - Reply

    legal Marcus…show eu não sabia que era possivel fazer isso através do mid
    bem interessante

  2. GooG julho 11, 2011 at 10:45 pm - Reply

    This Tone module thing is what i had expected for a while. Glad to know that this tablet is capable to do this. I prefer an app with variations of great sampling or abilities to load standard sampling format or vsti into it. Layering / splitting will be great to have. By the way, did u check the app called bs-16i? That app can load soundfont files into it. I think that was a good start for tone generating software in iPad.

    Sorry i'm typing english. I'm from Thailand :)

    • musicapps julho 11, 2011 at 11:50 pm - Reply

      Hi. Thanks for your comment! :) Image Line says the next version of FL Studio Mobile will be able to load samples. I totally agree with you. Something like Kontakt would be great for iOS but now we are watching just the beginning of music on mobile devices.

      About BS16-i: it's great. You can load soundfont files and it's very easy to use. Great solution for those who have a good SF library.

  3. Luigi agosto 23, 2011 at 4:25 pm - Reply

    Olha so, estou com alguns timbres no ipad que queria tocar pelo FL. Como faria a conexao pro FL comandar (MIDI) o ipad atraves de um teclado?

    Tenho o ipad, um controlador AXIOM 49 (MIDI e USB), um teclado MIDI (In/OUT) e o ipad via camera kit e minha placa de audio eh uma maudio2496.

    Estou quebrando a cabeca aqui. HELP !!!!

  4. Filipe Louzado fevereiro 1, 2013 at 3:55 pm - Reply

    Muito legal Marcus,

    Mas gostaria de saber o seguinte:
    Eu quero usar os timbres do iPad para tocar nos controladores e também gravar as cenas no ABLETON no MacBook, atravez de conecção USB.

    Seria como se eu tivesse usando o controlador direto no ABLETON mas os timbres são do iPad.

    Obrigado

    • musicapps fevereiro 3, 2013 at 11:06 am - Reply

      Filipe, ainda não entendi muito bem o que você deseja fazer. Entra no grupo do facebook e falamos melhor por lá! Abs

  5. Ronaldo dezembro 8, 2016 at 2:37 pm - Reply

    olá Marcus, tudo bem? Parabéns pelo tuto, sabe me dizer se consigo fazer a mesma coisa no Android e qual app usar?

    Abraço

    • musicapps dezembro 12, 2016 at 2:51 pm - Reply

      Não testo os apps do Android há algum tempo, mas vale dar uma olhada na nova versão do FL Studio. Abraços!

Leave A Response


três × 7 =