Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

Dica para ligar iRig ao amplificador

Marcus Padrini julho 13, 2011 25 Comments »

Em uma mensagem no fórum MusicApps, pedi sugestões sobre a ligação do iRig a amplificadores de guitarra, assunto recorrente nas dúvidas que recebo por e-mail. Então, nosso leitor Giuliano fez a gentileza de postar um esquema para ajudar quem deseja fazer ou mandar construir um cabo com essa finalidade.

Aí está o modelo:

Obrigado ao Giuliano pela colaboração, mais uma vez! :)

Posts Relacionados

25 Comments

  1. @paresq julho 13, 2011 at 12:26 pm - Reply

    é impressão minha ou na foto da guitarra conectada ao iphone ta estranha?

    O conector do iRig está na parte inferior do iPhone, como pode se o jack fica em cima?

    Mistéeeeerio…rs

    • musicapps julho 13, 2011 at 11:41 am - Reply

      Simples: é um iPod Touch e não um iPhone :P

    • Zeca janeiro 26, 2015 at 11:16 pm - Reply

      No iphone 5 a entrada é embaixo…

  2. @GiuSoares julho 13, 2011 at 12:33 pm - Reply

    legal Marcus voce ter postado aki no blog para o pessoal.
    o que eu puder fazer pra ajudar o pessoal eu farei…
    abraços

  3. wesley da silva julho 15, 2011 at 5:34 pm - Reply

    ola galera do musicapps sou novo por aqui
    descobri esse site tem pouco tempo e achei muito bom o site.

    bom quero uma ajuda, eu comprei um adapdador IRIG e coloquei em um IPHONE 3GS
    mais fica muito ruim o som fica muito chiado e dependendo do pedal que ativo começa a fazer um som orrivel parecendo microfonia.

    uso cabo SANTO ANGELO blindado.
    se alguem sabe resolver isso me ajude!!!
    obrigado(a)

  4. leonardo outubro 13, 2011 at 4:21 pm - Reply

    olá boa tarde!!! estou com esse cabo p2 estéreo e p10 mono,mas o problema é o seguinte:
    pq o instrumento nao liga com cabo mono as duas pontas sao mono tem q ter modificaçoes nas pontas tem q ser outro cabo é isso?? me ajudem por favor mande email fox_flusao@hotmail.com

    ABRAÇO A TODOS!!

  5. jorge freitas janeiro 13, 2012 at 9:40 am - Reply

    galera sou novo no site, e estou com o mesmo problema, muita microfonia, eu uso o ipod touch e ipad2, em ambos faz essa microfonia, impossivel de tentar brincar, desligando todos os pedais fica mais forte a microfonia junto com um ruido, as vezes qdo ligo um pedal diminui, não faço ideia do q pode ser, ligando a saida na caixa amplificada ou no fone de ouvido faz a mesma coisa….

    obrigado

    • Giusoares janeiro 13, 2012 at 11:40 pm - Reply

      Qual app vc esta usando? Amplitube? Ou ampkit?

  6. Anderson Oliveira outubro 29, 2012 at 9:56 am - Reply

    Fala povo!
    Microfonia é algo normal para o iRig. Mas tem solução.
    Eu liguei no meu home theater… P2 normal estéreo / RCA estéreo e pronto… Sem microfonias.

  7. Alex março 20, 2013 at 11:24 pm - Reply

    Oi pessoal… tenho o mini ipad. Tenho tb o irig original, ok… Liguei no amplificador q tenho, é um meteoro atômic drive 20… Não consigo usar, de jeito nenhum… Faz um barulho animal, uma microfonia muito forte, doe até o ouvido… Baixei a saída no amplitube, mas aí o som não sai, e se aumenta um pouquinho já começa barulheira… Estou com a versão free do amplitube.. Alguém pode me ajudar… Valeu!!!

  8. Daniel fevereiro 13, 2014 at 1:55 pm - Reply

    Galera.. o caso da microfonia, é horrível. Não sei se vocês já fizeram o teste de desinstalar o programa a instalar de novo. Não sei ao certo mas aparentemente, o problema esta relacionado a configuração do programa. Dependendo do ajuste, não dá pra tocar. Outra coisa que já percebi, não sei se tem relação direta, mas parece que no caso do iPad, há uma interferência entre o microfone do iPad, pois quando coloco o iPad próximo do amp, fica ruim de tocar. Outra situação é que nem todos os adaptadores p2 para p10 funcionam, por isso a dica é fazer a ponta para o p10 mesmo.
    Agora, as microfonias, estou procurando a anos alguém para me esclarecer. Não é minha guita nem os cabos, ambos são muito bem blindados.

    • musicapps fevereiro 13, 2014 at 6:04 pm - Reply

      Daniel, é necessário testar várias configurações até ter uma boa relação de volume/microfonia/ruídos. O iRig convencional se comporta de forma diferente em diferentes dispositivos. Isto porque a entrada de áudio em cada um deles possui características próprias de ganho e ruído. Sobre a interferência no amplificador, equipamentos eletrônicos podem gerá-la. É recomendável desativar wifi e bluetooth também para ter performance melhor dos apps musicais. Abs!

      • Daniel fevereiro 14, 2014 at 8:29 am - Reply

        Não me contentando com os problemas, entrei em contato com a ikmultimedia, eles me passaram estas dicas para usar no Amplitube para iPad.
        IK Multimedia Technical Support
        Dear Daniel Pena Filho,
        Our customer support team has replied to your support request #205388
        One way to work around the issue is to reduce the Output level on the setup page when recording. Go to MENU, then click on SETTINGS, and lower the Output volume as much as possible until you can still hear the metronome and play along with it. You can then raise the Input level so that you can hear your live performance.

        Since the track playback level is down, you can try recording this way – just keep an eye on the Input meter on the SETUP page as well as on the Track itself so that you don't overload and "clip" the signal. Because the track playback volume is turned down, the crosstalk will not be as loud on the recorded track.

        You can also try using a separate mixer or headphone amp to keep the volume on the iPad low and boost the level of the track playback to headphones. This will minimize the amount of audio that is fed back into the input.

        Turn the volume down on the iPad to 30% – 40%. Then connect the headphone output of iRig into a separate mixer or headphone amp. Then turn the volume up on the mixer or headphone amp. This way, you will be able to hear the volume of the track playback, but since the iPad volume is turned down, this will minimize the bleed through.

        Não tive tem pode testar ainda… mas assim que der eu posto aqui.
        E claro, eles recomendam outros acessórios para minimizar o problema, como o iStomp e o iRig HD.
        Falando nisso, alguém já testou o iRigHD?
        Abrs,

    • Carlos novembro 28, 2015 at 12:18 pm - Reply

      Cara pelo o que eu pude notar o microfone do aparelho continua funcionando
      ai causa a microfonia
      ainda não consegui resolver isso

  9. Jefferson abril 22, 2014 at 9:42 am - Reply

    Bom dia. Comprei o adaptador IRig, porém os aplicativos não estão reconhecendo a guitarra, o que pode ser configuração ou o adaptador não reconhece a entrada P10 ?

    • musicapps abril 22, 2014 at 1:14 pm - Reply

      Tive um iPhone que, após algum tempo de uso, parou de reconhecer a entrada de microfone P2. Se isto aconteceu com o seu, o iRig não irá funcionar. O ideal é testar o iRig com outro dispositivo iOS de qualquer pessoa com o amplitube free para saber se o problema é o adaptador ou o iPhone. Também vale verificar se nas configurações de privacidade o microfone está liberado para o aplicativo.

  10. Ruza junho 24, 2014 at 4:37 pm - Reply

    Vou deixar minha contribuição.
    Eu mandei fazer um cabo onde uma extremidade era P2 estéreo e na outra extremidade o cabo se divide em dois e tem 2 pontas P10, porque? Porque eu uso sempre ligado em uma mesa de som, então como a saída do iRig é estéreo, pra não perder nada do som optei por este modo. Então ligo cada uma das extremidades P10 em um canal da mesa, e por fim coloco o balanço divididos um para "left" outro para "right".

  11. cleyto junho 27, 2014 at 8:57 pm - Reply

    eai galera, gostaria de saber se é possivel conectar o ipad no send return? para os efeitos de modulação.

    • musicapps junho 30, 2014 at 10:40 am - Reply

      É. Basta ter a interface necessária que permita a entrada e saída de áudio e também o app ideal para processar efeitos.

  12. Beto julho 11, 2014 at 9:53 pm - Reply

    Caras, acho q não tem jeito. Já tentei de tudo que li acima e não consigo resolver o problema da microfonia. Será que tem solução? Uso amplitube com irig no iPhone 4S. Ontem fui a um ensaio e simplesmente tive de tocar direto no amplificador sem efeito nenhum. Uma bosta. Quero meu dinheiro de volta!!!

    • musicapps julho 13, 2014 at 12:29 pm - Reply

      Beto, algumas pessoas conseguiram mais sucesso utilizando baixo volume no iPhone e aumentando o volume do amplificador ou mixer. Você já experimentou alguma interface digital? Elas deverão oferecer mais qualidade e evitar o problema. Abs!

  13. Edu Arauji outubro 31, 2015 at 2:54 pm - Reply

    Usei muito meu irig no garage band e do nada ele resolveu parar de captar o sinal da guitarra, a saída de áudio está perfeita. Alguém sabe o que pode ser?

  14. Wendio abril 14, 2016 at 5:44 pm - Reply

    Uso o GarageBand, uso o seguinte Setup:
    Volume da Entrada : de 2 a 3 dedos na tela
    Noise gate : No meio da linha;
    Amplificadores: Medio baixo
    Pedais: Medio Baixo

    Resultado : sem microfonia, e na hora de ligar nos AMPS só aumentar o master que o som fica lindo nem parece que ta usando o celular . uso ate hoje e recomendo essa configuração, nada de querer aumentar tudo o segredo e o pouco volume no Gadget

Leave A Response


8 + oito =