Notícias, iPad

Compatibilidade entre a Apogee One e o iPad

Marcus Padrini julho 7, 2011 8 Comments »

Apesar dos testes publicados demonstrando a utilização da interface Apogee One com o iPad de primeira geração, tenho recebido relatos de usuários com dificuldades em fazer a interface funcionar com o tablet a Apple. Até o momento, todos os casos que tomei conhecimento estão relacionados ao iPad 2.

As dificuldades estariam na ligação e no reconhecimento do acessórios com o novo iPad, mesmo com o uso de um hub USB alimentado.

É bom lembrar que a Apogee One é uma interface feita especialmente para o Mac e seu funcionamento adequado é extremamente dependente deste computador. As mudanças de fonte de entrada de áudio são feitas somente via software. Outro detalhe é que o fabricante não garante e nem mesmo comenta sobre a compatibilidade do produto com o iPad, independentemente de geração.

Creio que comprar uma Apogee One tendo apenas o iPad, sem o Mac, seja no mínimo arriscado.  Se você tem um mac, a One já será de grande utilidade. Aí basta realizar os testes e ver se ela funcionará perfeitamente em seu iPad, como você pode fazer com qualquer interface de áudio USB.

Você tem a Apogee One? Ela funciona com seu iPad? Qual é a geração do seu tablet? Qual é o modelo do Hub USB utilizado e como foi estes processo de configuração? Conte pra gente.


Posts Relacionados

8 Comments

  1. deniscass julho 7, 2011 at 11:19 am - Reply

    Hummm… teria como nos providenciar um review de comparação da Apogee One para o Irig mic? Estou na dúvida cruel…. no meu caso, já providenciei um macbook pra mim…

  2. Fernando Zimmermann julho 7, 2011 at 4:57 pm - Reply

    Oi, Marcus. Mesmo sabendo da necessidade de um Mac para selecionar a entrada do Apogee One (e recebi esta resposta de ti através do e-mail), fui teimoso e comprei o Apogee. Explicarei o porque e a minha saga. Sou cantor e professor de técnica vocal. Quero gravar algumas coisas com a máxima qualidade para ter um bom material de divulgação do meu trabalho. Comparei alguns reviews, áudios gravados, vídeos publicados a respeito, muitas coisas sobre iRig Mic e Apogee One. Cheguei a ver o Samson, mas não o encontrei no Brasil. Achei o Apogee muito superior na captação com o microfone interno dele. Decidi comprá-lo. Comprei na QuantaStore e recebi em 2 dias aqui em Florianópolis, SC. Parabéns, QuantaStore!

    No entanto, eu não estava totalmente desamparado. Na escola onde ministro aulas existem 3 MacBook de professores amigos meus e mais um iMac e uma das salas de aula. Fora isso, muitos amigos meus possuem MacBooks, também. Fiz a seleção da entrada em um MacBook de um amigo meu e tudo certo no iPad 2, 3G, 16 gb (foi o único que achei no país quando estava na fissura por comprar um).

    Estou muito satisfeito com os resultados que venho conseguindo com as gravações que tenho feito no meu iPad com o Apogee One. Estou usando o MeteorMultitrack, gravando voz, principalmente. No entanto, já fiz testes gravando bateria, guitarra e baixo (captados dos seus respectivos amps) e violões. Impressionante a qualidade do microfone interno do Apogee One. Estou satisfeitíssimo. A propósito, fiz o teste com a entrada de instrumentos do Apogee (usando uma guitarra) com a ajuda de um amigo que possui um MacBook. Testei no Garageband com os amps e pedais dele. Muito bom! A brincadeira pode (e deve) ser levada a sério.

    Pretendo comprar um MacBook, mas estou conseguindo me virar com a ajuda de alguns amigos e muito satisfeito com tudo que consigo fazer com o microfone do Apogee.

    Para constar, já gravei em alguns estúdios da minha cidade e nunca tinha conseguido um resultado que me deixasse tão satisfeito.

    Em tempo, enviei um e-mail para a Apogee sugerindo que eles criassem uma app como o Maestro, que faz a seleção de entrada, e eles me responderam em menos de duas horas. Inclusive agradeceram a sugestão. Fiquei com esperanças.

    Abração! Em breve posto os resultados.

    • musicapps julho 7, 2011 at 5:23 pm - Reply

      Ótimo depoimento! Obrigado! :) Que Hub USB vc está usando? A One está funcionando com o iPad 2 sem problemas?

  3. Jean julho 7, 2011 at 9:43 pm - Reply

    Descobri esse excelente blog e agora não saio daqui. Muito bom os comentários do Fernando. Meu iPad 2 chegou ontem(6/07). Vou comprar o adaptador para poder ligar uma placa de áudio via USB no iPad. Hoje tenho um microfone condensador da beringher B2. Quando fizer os testes irei postar por aqui. Sou locutor e irei usar exclusivamente meu IPad para aplicativos que possam ajudar na gravação de voz.

  4. Fernando Zimmermann julho 7, 2011 at 11:09 pm - Reply

    Oi Marcus! Estou usando um Hub da Mox comprado em um camelô por R$ 29,00. A One está funcionando muito bem. De vez em quando, por causa dos cabos curtos ou de uma mexida meio desengonçada da minha pessoa, um mal contato acontece e um ruído estranho afeta a One. No entanto é só desconectá-la do iPad e conectar novamente e tudo volta ao normal. Isso acontece, também, quando entra um sinal muito forte e alguma coisa "clipa". O mesmo procedimento citado antes também resolve. No mais, as gravações estão surpreendendo a todos que mostro os resultados. Um colega de trabalho, guitarrista, professor de guitarra e proprietário de um home studio, já decidiu que neste mês comprará uma One para que ele realize os trabalhos em seu MacBook. Mas ele se apaixonou pela atuação da One com o iPad e toda a facilidade na ponta dos dedos. :)

    Pretendo, ainda, adquirir um iRig Mic e ter as duas opções, devido à compatibilidade com alguns softwares como o VoiceJam e o VocaLive, mas, por hora, a One, da Apogee foi uma feliz compra e, se Deus me permitir, vai me render bons frutos.

  5. Daniel Basilio julho 8, 2011 at 10:19 am - Reply

    Olá Fernando. Muito bons seus comentários. Não estava conseguindo fazer funcionar o one no meu ipad 2 ambos recém comprados. O problema estava no meu hub usb mesmo. Tive que mudar a fonte que veio com o hub de 5v 0,5A por uma de 5v 1A. Aí funcionou beleza. Só preciso achar alguém com Mac pra mudar as portas. Mas os primeiros testes com um microfone externo "SM58" foram muito bons. Valeu pessoal do site pelas dicas. Abraços.

  6. Fernando Zimmermann julho 8, 2011 at 7:50 pm - Reply

    Então, pessoal. Obrigado pelos retornos. Indico, alem do site musicapps, o fórum musicapps. Lá as discussões podem se estender mais, talvez. Vale à pena se cadastrar e fomentar o aprendizado e a disseminação de conhecimento sobre produção musical móvel.

    Olha como as coisas evoluem depressa. Há alguns poucos anos, li sobre um locutor (lembrei por causa do comentário do Jean) que havia comprado um notebook, uma interface, um microfone condenser e alguns softwares para ter mobilidade nas suas produções. Ia visitar uns clientes e já lhes dava exemplos de como ficaria a produção.

    Hoje, com muito menos "tralhas", menos peso e menos toques (e algumas vezes até menos investimentos), é possível realizar produções com um nível muito satisfatório.

    Em tempo, estamos todos trilhando, com a ajuda de pessoas como o Marcus, um caminho novo. Vale à pena nos ajudarmos nessa jornada.

    Vida longa ao musicapps.

    • musicapps julho 9, 2011 at 9:46 am - Reply

      Fernando, agradeço pelo comentário e pelo toque do fórum. De fato seria melhor que muitas perguntas fossem enviadas por lá, até mesmo pela velocidade maior de resposta. Grande abraço!

Leave A Response


+ 6 = oito