Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad

Aurora Sound Studio HD para iPad (Review)

Marcus Padrini julho 19, 2011 4 Comments »

Com o lançamento do app TNR-i para o iOS e a sua indisponibilidade na App Store brasileira, saí em busca de uma opção que fosse similar ou tivesse se inspirado no interessante instrumento da Yamaha, o Tenori-on. Vi inúmeros sequenciadores para iPad e iPhone, mas nenhum chamou mais a atenção do que o Aurora Sound Studio HD, desenvolvido pela 4Pockets. Vendo sua lista extensa de recursos e sua interface bastante atraente, decidi realizar um teste completo do app.

A 4pockets não é uma empresa de um aplicativo só. Aliás, em seu site encontramos uma grande quantidade de títulos lançados, de estilos variados, para diversas plataformas, incluindo Windows Mobile e Android. No iOS, a 4pockets já desenvolveu outros dois grandes apps, o StompBox e o Meteor Multitrack Recorder.

O Aurora Sound Studio não é novo (foi lançado na metade do ano passado), não é barato (40 dólares) e nem muito menos é uma exclusividade para o iPad (existem versões para iPhone e Windows Mobile). Porém, é rodando no tablet que o aplicativo fica realmente interessante para performance e criação musical.

-

Qual é a ideia?

Se você já conhece o Tenori-on da Yamaha, é fácil compreender o Aurora como um Tenori-on com maior flexibilidade para o usuário. Se não conhece, vou explicar. A ideia do Aurora Sound Studio é funcionar como um ambiente de composição musical e performance capaz de ser utilizado por pessoas que não detém nenhum conhecimento musical e também por músicos que buscam instrumentos diferentes.

A parte mais importante de seu funcionamento é uma matriz de 16×16 botões que define as notas musicais que serão tocadas e quando cada coisa irá acontecer na música. Ao dar play no sequenciador, ele ficará sempre repetindo a leitura dessas 16 colunas na horizontal. Ao passar por cada coluna, irá reproduzir as notas marcadas pelo usuário, gerando efeitos visuais bastante interessantes. A altura das notas (mais graves ou agudas) varia no sentido vertical.

A coisa começa a ficar divertida quando você percebe que o app trabalha com uma estrutura de layers e blocos. Cada layer é a representação de um instrumento musical diferente. Cada bloco é um grupo de até 14 layers, incluindo seus timbres, configurações de efeitos, automações e notas musicais programadas. Estes blocos poderão ser organizados em sequência para gerar canções completas.

-

Bom para iniciantes

Pegue pessoas que não têm nenhum conhecimento de teoria musical, dê a elas 16 instrumentos diferentes e peça para que cada uma delas grave uma música utilizando todos eles. Na maioria dos casos, não teremos um bom resultado. Porém, esse modelo de aplicativo ajuda bastante na criação de ideias, independente no nível de conhecimento musical, por dispensar conhecimentos sobre compassos e andamentos, escalas, etc.

O Aurora Sound Studio HD chega configurado em modo básico, com regras já definidas. Todas as faixas de instrumento estão sempre em perfeita sincronia e o app apresenta, por padrão, todos os instrumentos em Dó maior. Os botões da tela só tocam notas que fazem parte da escala dessa tonalidade, sendo impossível desafinar.  Em segundos qualquer pessoa poderá criar uma ideia básica e divertida, combinando instrumentos de percussão, baixos e sintetizadores.

-

Recursos avançados

Vamos combinar que é difícil acreditar que alguém irá pagar os 40 dólares apenas para usar o app como um joguinho musical. Então, apesar do conceito “música para todos”, o Aurora HD vai muito além de um simples sequenciador para o iPad. A flexibilidade e a grande oferta de recursos interessantes são os pontos altos do aplicativo.

O modo avançado do Aurora permite editar cada instrumento de seu projeto, em detalhes. Também possibilita a gravação de seus próprios timbres. Cada projeto pode trabalhar até com três tipos de efeito. É curioso como esta quantidade limita em vários apps, mas não no Autora. O motivo é simples: há tantas possibilidades de se alterar cada timbre, que a utilização de diversos efeitos é perfeitamente dispensável.

Live Mixer é um ótimo recurso para fazer alterações em tempo real

Vou falar de vários recursos avançados do Aurora a partir de agora. Porém, vou tentar ilustrá-los em um resumo sobre as formas de uso que imaginei para este aplicativo durante os testes que realizei.

-

1- Para criar ideais musicais em qualquer lugar

Não é nada ruim contar com um sequenciador com bons timbres, muitos recursos de edição e possibilidades de performance em um dispositivo que pode ser levado para qualquer lugar. O Aurora HD tem 4 geradores de sons, dois baseados em sintetizadores tradicionais (Synth e Pad Synth) e outros dois em amostras de instrumentos (Sampler e Drums). Como o app é capaz de gravar amostras do usuário, sua voz ou qualquer objeto podem virar instrumentos em instantes.

2- Combine sequências e performance

A maioria dos músicos gosta de interagir com a música enquanto ela acontece, em vez de ficar só programando e conferindo o resultado. Como tem baixíssima latência e botões virtuais com ótima resposta, tocar com o Aurora por cima de uma harmonia criada é extremamente agradável e simples. Também é ótimo explorar os modos de performance, como o M-Gun, que dispara notas em velocidades muito altas, ou o XY, que permite controlar uma série de parâmetros em tempo real, como o comportamento de filtros, volume, etc.

3- Comece no Aurora e termine em outros apps

Meteor Multitrack recebe faixas separadas do Aurora

Por mais que você crie ideais fantásticas no Aurora, ele continuará não sendo o aplicativo mais adequado para a execução de uma série de instrumentos de maior dinâmica ou para a gravação de voz e outras fontes de áudio. O Aurora HD é capaz de exportar layers e projetos para outros aplicativos iOS. Destaque para o excelente recurso de exportação MutiTrack para o app Meteor, com o qual é possível levar todo o seu projeto, em faixas separadas, para o app de gravação da 4pockets. Confira o vídeo.

-

4- Misture os sons internos com timbres MIDI

Outro recurso excelente: escolher, de forma extremamente simples, a geração de timbres pelo aplicativo ou através de um sintetizador ou software controlado via MIDI. Esta configuração pode ser feita para cada layer. Logo, é possível tocar com 4 instrumentos gerados pelo Aurora e mais 3 gerados por instrumentos virtuais para desktop, por exemplo. Veja o teste que realizei.

-

5- Controle software e sintetizadores com 16 canais MIDI simultâneos

O Aurora Sound Studio HD é capaz de enviar mensagens a partir de 16 canais MIDI simultaneamente. É possível controlar diversos instrumentos virtuais e sintetizadores com o aplicativo. Confira o exemplo em que começo tocando com os timbres do app e troco pelos de um software (Hypersonic 2) rodando em um notebook.

-

Levando o iPad ao limite

Nem tudo é felicidade. Os aplicativos da 4pocket parecem sempre tentar extrair o máximo do que o iPad pode oferecer. Porém, não é sempre que o tablet aguenta o que o aplicativo exige. Tarefas mais complexas, como a exportação de uma música grande, tocar e ouvir playback de um projeto como muitos layers e MIDI poderão gerar travamentos e o fechamento inesperado do app. Salvar seus trabalhos regularmente é mais do que recomendado. A baixa memória RAM do iPad não ajuda em nada nesse caso. É provável que o app possa fazer ainda mais em futuras versões do tablet. Não notei muita diferença de performance do aplicativo rodando nos iPads 1 e 2.

-

Resumo do Aurora Sound Studio HD para iPad:

-

O que há de bom:

  • Flexibilidade e customização
  • Bons timbres
  • Compatibilidade coreMIDI para envio de mensagens por 16 canais
  • Edição de timbres, com a opção de gravação de instrumentos do usuário
  • Vários modos de performance
  • Exportação de projetos para arquivos MIDI e áudio para ser utilizado em outros apps iOS
  • Baixa latência, mesmo controlando softwares e sintetizadores MIDI

O que pode melhorar:

  • Compatibilidade com a interface MIDI Mobilizer
  • Capacidade de importar samples de outros apps, em vez de sempre ter que gravá-los ou utilizar o computador
  • Tela de seleção de timbres não deveria se fechar a cada timbre escolhido
  • Mais estabilidade nos dois modelos do iPad, com a inserção de avisos sobre memória baixa e prováveis travamentos
  • Salvar o projeto automaticamente, evitando perda de dados em ocasionais travamentos
  • Modo zoom dos botões para facilitar a precisão de quem tem dedos maiores

E finalmente:

- Aurora Sound Studio HD para iPad:

Aurora Sound Studio HD (AppStore Link) Aurora Sound Studio HD
Desenvolvedor: Limelight Software
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4.5/5)
Qualidade Sonora:
(5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (5/5)
Geral: (4.6/5)

-

Conclusão

Sendo bastante honesto, sequenciadores neste formato de matriz de botões nunca me animaram muito. Sempre prestei mais atenção em aplicativos com maior tocabilidade  e confesso não ter muita paciência para fazer música com frases que se repetem eternamente. Porém, o Aurora Sound Studio HD e o TNR-i mudaram bastante a minha visão sobre os títulos do gênero.

O Aurora está muito à frente do TNR-i da Yamaha. Possui muito mais recursos, é muito mais flexível e chega com as possibilidades de controlar hardwares e softwares via MIDI e gravar samples do usuário. Dois pontos que não estão nas funcionalidades do app da Yamaha.

Seja por bugs do aplicativo, seja por limitações de hardware do iPad, o Aurora ainda não é o modelo de aplicação estável para o iPad. Não é incomum ocorrer travamento em situações em que se exige demais do app, como a utilização de muitos layers e MIDI ao mesmo tempo.

O que dizer do preço? O Aurora Sound Studio HD é um dos apps mais caros para o iPad.  Porém, o conceito de caro é relativo. O hardware Tenori-on custa algo em torno de 900 dólares.  Tirando eventuais problemas de instabilidade, o app da 4pockets faz praticamente tudo que o hardware oferece e ainda conta com mais algumas funcionalidades.

O Aurora Studio HD entrou para a minha lista dos melhores apps musicais para o iPad. Não é perfeito, precisa de melhorias, mas é fácil passar várias horas explorando tudo que o aplicativo é capaz de fazer de forma tão simples.


Posts Relacionados

4 Comments

Leave A Response


8 × = dezesseis