AirVox: Theremin para iPhone/iPad/iPod Touch?

A Yonac, desenvolvedora de apps como Organ+ e miniSynth, lançou um novo aplicativo musical para iOS com proposta bastante interessante. O AirVox utiliza a câmera frontal de dispositivos iOS de última geração para funcionar como um instrumento musical controlado por gestos no ar, sem nenhum contato com o aparelho,  algo como um Theremin para iOS.

Quando iniciado, o AirVox solicita ao usuário que não apareça em frente à câmera por alguns segundos e faz a leitura da imagem do ambiente. Depois a presença das mãos é captada pelo app, que passa a emitir sons e a controlar efeitos a partir dos movimentos realizados. O aplicativo pode ser tocado com as duas mãos. Uma fica responsável por tocar as notas e a outra poderá controlar efeitos, ou até mesmo o volume das notas. O interessante é que a altura das notas (se serão graves ou agudas) pode ser comandada com a aproximação ou afastamento da mão em relação à câmera.

O AirVox chega com mais de 50 escalas musicais pré-definidas e 48 presets. Porém, a geração de sons é baseada em um sintetizador plenamente customizável e os usuários podem alterar timbres e salvar seus próprios sons.

Obviamente, o AirVox é compatível apenas com dispositivos iOS que apresentam câmera frontal (iPhone 4, Novo iPod Touch e iPad 2).

Obs: Até o momento o app não está aparecendo na loja brasileira. Estou em contato com o desenvolvedor para saber se é um problema na liberação do app ou se ele também foi categorizado como game, o que impediria a disponibilidade do AirVox no Brasil.

Curta e compartilhe!