Notícias

Yamaha lança 7 novos aplicativos para o iOS, nenhum disponível para o Brasil

Marcus Padrini junho 22, 2011 1 Comment »

A Yamaha lançou 7 novos aplicativos para o iOS. Destes, seis são controladores coreMIDI e parecem estar disponíveis apenas na loja americana. O sétimo é a reprodução para iOS do interessante e caro sequenciador Tenori-on, curiosamente presente apenas na app store do Reino Unido e também em alguns países da ásia.

A linha de controladores parece ser bem legal. Todos os apps tem o mesmo preço, 3.99 dólares. Alguns já eram esperados desde a NAMM do início deste ano, quando foram demonstrados trabalhando em parceria com o sintetizador MOTIF XF, via conexão wi-fi.

O Keyboard Arp & Drum Pad é um aplicativo para controlar qualquer instrumento ou equipamento MIDI externo. Ele oferece teclado virtual, uma tela de pads de bateria e uma parte dedicada à geração e configurações de arpejos.

O Faders & XY Pads também tem um nome bem auto explicativo e segue a mesma ideia de controlar produtos da Yamaha ou qualquer outro equipamento MIDI.

Os apps Voice Editor Essential e Performance Editor Essential são voltados para sintetizadores da Yamaha e ajudam bastante na edição de timbres e controle de parâmetros ao vivo.

Uma ideia bem interessante é o Set List Organizer, um aplicativo capaz de gerenciar seu set list em shows e enviar comandos MIDI Program Change para alterar instrumentos ou cenas em sintetizadores ou outros equipamentos MIDI.

Todos os apps controladores coreMIDI da Yamaha falam da interface iMX-1 como alternativa de conexão de teclados e equipamentos MIDI. Estranhamente, ainda não há nenhuma informação oficial sobre o início das vendas do acessório.

Por fim, uma grande novidade para quem curte música eletrônica. O aplicativo TNR-i é a reprodução fiel do sequenciador Tenori-on, com um pequeno detalhe: o app custa, aproximadamente, 36 reais, o hardware, cerca de 1500 reais, sem os impostos. O versão para iOS é compatível com MIDI e ainda permite a sincronização e performance em conjunto com outros dispositivos, rodando o mesmo aplicativo, via Game Center.

A chance desses títulos chegarem à App Store brasileira? Bem, ela é pequena. Os controladores tem no nome a sigla US, que por si só parece definir a que país se destinam. Já o TNR-i tem compatibilidade com o Game Center. Se for categorizado como jogo, mesmo como uma subcategoria, adeus. Entenda o motivo.


Posts Relacionados

One Comment

  1. Diego janeiro 17, 2015 at 12:01 pm - Reply

    olá Marcos,
    Fiz o download do app da yamaha , uso câmera conection kit no iPad e tenho um teclado da m-audio. Consigo usar o teclado com o app sampletank normalmente , porém , não consigo usar esse app da yamaha, apenas o "led" de IN pisca quando toco no teclado, mas não o OUT permanece apagado.

    Será que esse app é apenas compatível com teclados yamaha ?
    Se poder me ajudar fica grato.

Leave A Response


quatro × = 20