Android, Matérias, Notícias

Novos acessórios USB e conectividade sem fio podem deixar Android mais musical

Marcus Padrini junho 13, 2011 2 Comments »
*Via Create Digital Music e dica de Rodrigo Toledo

Em nosso relato sobre um mês fazendo música com o Android, comentei que o Google havia anunciado novidades interessantes para a música móvel com o SO do robô. A maior delas foi permitir o desenvolvimento de acessórios USB capazes de se comunicarem com qualquer dispositivo Android (com as versões mais recentes do SO). Estes acessórios, que podem ser produzidos por empresas ou pessoas com alguns conhecimentos específicos, poderão significar um mundo novo de controladores musicais baseados em dispositivos móveis.

Há um bom tempo temos apresentado e discutido a interação entre iPhones e iPads (iOS) e alguns acessórios USB, como interfaces de áudio e controladores MIDI. Porém, sabemos que esta conectividade está limitada ao que a Apple estabelece. Você pode comprar ou até desenvolver um controlador MIDI/USB para usar com seu iPad, mas este uso será limitado pelo iOS e também pelas restrições na aprovação de aplicativos desenvolvidos para trabalhar com ele. Ou tudo segue as normas estabelecidas, ou nada feito.

Além disto, a conectividade entre acessórios e os dispositivos iOS está limitada, até o momento, à comunicação por rede sem fio ou à utilização do acessório Camera Connection Kit, produzido pela própria Apple. Outras soluções de conexão estão chegando ao mercado nos próximos meses, mas sempre seguindo a mesma idéia e com as mesmas restrições.

A proposta do Android é bastante diferente. Acessórios musicais são apenas uma das infinitas possibilidades da integração entre dispositivos e hardware. As pessoas poderão desenvolver controladores MIDI, mas também serão capazes de criar acessórios que funcionam em parceria com aparelhos da academia, integrar os dispositivos ao controle de sua casa, a eletrodomésticos, motores, robôs e muito mais. Tudo isto com a utilização de padrões de comunicação abertos e já estabelecidos, ou interamente novos.

O Google colocará no mercado um kit para a criação desses acessórios. C0mposto por placas, circuitos e software feitos sob medida para as exigências e especificações do Android, o pacote oficial da marca custará cerca de 400 dólares.

Arduino é a base para sistema aberto de acessórios do Android

Para quem prefere opções mais econômicas, já existe no mercado uma série de soluções “genéricas” que prometem seguir todas as especificações do SO por um preço bem menor (kits a partir de 50 dólares). É importante lembrar que o sistema aberto de acessórios do Google é baseado em um famoso equipamento eletrônico chamado Arduino, um microcontrolador de plataforma aberta largamente utilizado em todo mundo para integrar computadores e hardwares nas mais diversas situações.  Logo, não é nada difícil montar uma solução similar à do Google, com custo menor, sem perder compatibilidade e recursos.

Confira um exemplo de um piano, obviamente já projetado para ser comandado por dispositivos externos, sendo controlado por um tablet Android utilizando a conexão USB e o kit de desenvolvimento de acessórios do Google.

-

Conectividade sem fio

Donos de iPhone e iPad sabem muito bem o quanto o recurso de Bluetooth é pouco explorado por conta das limitações do iOS. Poucos desenvolvedores implementaram esta comunicação em apps musicais. Uma delas foi a Korg. A empresa fez a sincronização de seus aplicativos iMS-20 e iElectribe através da conexão Bluetooth e conseguiu ter os aplicativos aprovados pela Apple. Não é a realidade da maioria.

Para a música no Android, a utilização da conectividade sem fio já pode ser uma realidade. Menor limitação na utilização do Bluetooth e no desenvolvimento de aplicativos significa mais flexibilidade. Confira este exemplo de interface MIDI Bluetooth.

É bom saber que o Android pode ser uma outra opção de caminho para a música em dispositivos móveis.  Veremos muitos avanços nessa área de controladores musicais.  É claro que soluções quase artesanais, por mais funcionais que sejam, não costumam atingir a maioria dos usuários e geralmente ficam restritas a um pequeno grupo. Porém, também sabemos que é justamente desses experimentos que poderá surgir um produto inovador que desperte o interesse de indústrias e músicos.

Se você tem interesse no desenvolvimento desses acessórios, não deixe de conferir o excelente post do blog Create Digital Music sobre o assunto.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Giuliano junho 13, 2011 at 8:41 pm - Reply

    bem interessante… seria uma boa se a apple fizesse algo do tipo. eliminar FIOS e FIOS seria uma boa.. e bem pratico.
    acho que é possivel fazer midi atravez do Bluetooth, pois tenho um jogo Street Fighter que se usa o Bluetooth para poder jogar um ipod contra o outro. e verifiquei que não havia nenhum atraso de transmissão de dados o tempo era real. quem sabe a APPLE disponibilize essa opção para o ano SEGUINTE. pois eles sempre deixa novidades para anos seguintes nunca lançam tudo de uma vez.
    vamos esperar um futuro Proximo.

Leave A Response


− 5 = três