M-Audio MidAir: opção interessante para usar iPad ou iPhone como módulo de timbres sem fio

Outro teste legal que realizamos na Audiopro foi o do controlador M-Audio MidAir25, uma solução que combina teclado controlador e um sistema de transmissão de mensagens MIDI sem fio. Originalmente projetado para funcionar com computadores convencionais, nossa dúvida era se o MidAir seria capaz de trabalhar com o iPad.

Não houve nenhuma dificuldade em fazê-lo funcionar com o tablet. O teclado controlador, com transmissor de mensagens MIDI embutido, é alimentado por pilhas e o receptor MIDI, ligado a uma tomada. Daí, bastou conectar a saída USB do receptor MIDI ao iPad, usando o Camera Connection Kit, para tudo funcionar.

Receptor MIDI ligado ao iPad com o CCK

Como o receptor MIDI apresenta também uma saída MIDI convencional, seria possível ligá-lo ao iPad, iPhone ou iPod Touch utilizando a interface MIDI Mobilizer, única opção no caso de iPhones e iPods Touch, não compatíveis com o CCK.

Confira o teste do MidAir 25 controlando o app Korg iMS-20 no iPad:

Para quem quer usar o próprio teclado controlador sem usar cabo algum, a M-Audio também oferece apenas o sistema de transmissão e recepção MIDI, compatível com qualquer controlador MIDI ou USB, chamado de MidAir.

Se ficou preocupado com a latência ou confiabilidade do sistema, fique tranquilo. Fiz testes andando com o controlador em um espaço bem amplo, semelhante a um palco dos grandes, e tive a mesma tocabilidade de um teclado MIDI com cabo. Nada de notas perdidas ou latência. Nunca é demais lembrar que esses mesmos produtos podem ser utilizados com seus instrumentos virtuais favoritos para o desktop.

O teste foi realizado na Audiopro, que comercializa o equipamento em sua loja virtual.

Curta e compartilhe!