Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

KORG monotribe, iPad e notebook sincronizados via app para iPhone

Marcus Padrini junho 3, 2011 No Comments »

Quando a KORG anunciou o sintetizador/drum machine/sequenciador monotribe, surgiram várias críticas sobre a ausência de alguns recursos de conectividade a outros instrumentos e equipamentos, mais especificamente a falta de portas MIDI. Com seus dois jacks P2 para sincronização com outros hardwares, era razoável pensar na comunicação com sintetizadores analógicos mais antigos, que utilizam este tipo de sincronização pré-MIDI. Mas a KORG inovou mais uma vez.

Com um novo app para iPhone/iPod Touch, chamado SyncKontrol for monotribe, a empresa presenteou os donos do monotribe com uma solução extremamente interessante para sincronizar diversos equipamentos ao mesmo tempo.

Simples como um metrônomo, o SyncKontrol for monotribe dispara pulsos de áudio, a partir da saída P2 do iPhone, no tempo determinado pelo usuário. O monotribe e outros equipamentos precisam apenas disso para aceitarem a sincronia.

O SyncKontrol for monotribe vai além. Ele também é capaz de enviar mensagens com o tempo por Bluetooth e Wi-fi. Via Bluetooth, o app pode se comunicar com os outros aplicativos musicais da empresa para o iPad, como o iELECTRIBE e iMS-20 , através da tecnologia WIST. Já por Wi-fi, o SyncKontrol funciona como um controlador CoreMIDI sem fio e pode então estabelecer sincronia com qualquer software de produção musical e performance, como Ableton Live, por exemplo.

Treine seu japonês e confira o vídeo divulgado há pouco pela empresa demonstrando a novidade:

É muito legal ver esta combinação de equipamentos analógicos e digitais, ainda mais com um app para iPhone controlando todos eles.

O SyncKontrol for monotribe parece estar disponível apenas na App Store japonesa, pelo menos até o momento. O monotribe também ainda não está sendo vendido nos EUA e nem nas principais lojas de instrumentos musicais da internet. Se você ainda não viu o equipamento em detalhes, este post do blog Synthtopia é altamente recomendado.


Posts Relacionados

Leave A Response


+ cinco = 6