Matérias, Notícias, iPad

GarageBand para iPad: copiando, alterando e colando áudio com a ajuda do e-mail

Marcus Padrini junho 3, 2011 7 Comments »

Você já viu aqui no blog as novidades da nova versão do GarageBand para iPad. Duas das melhores notícias são poder colar no GB áudio vindo de outro app musical para o iOS e importar trilhas de áudio não comprimido, via iTunes.

Ontem foi um dia de muitas dúvidas sobre esses novos recursos. Foi também a oportunidade de imaginar como driblar a ausência de algumas funconalidades que poderiam fazer do GarageBand uma solução mais completa para a gravação e produção de áudio para o iPad. Um destes recursos faltantes é justamente a não possibilidade de copiar áudio do GarageBand para trabalhar em outros aplicativos.

Como havia comentado no post anterior sobre o GB, há como adotar um meio alternativo para suprir esta carência, desde que seu iPad esteja conectado à internet. Resolvi ilustrar a solução pegando uma faixa de áudio gravada no GB, realizando a sua exportação via e-mail, fazendo a edição do trecho em outro app de áudio e, por fim, voltando com a faixa alterada ao GarageBand, através da função colar.

Enquanto a Apple não libera o copiar/colar completo, se quiser editar faixas de áudio do GB em outros apps e voltar com o resultado para o seu projeto, basta seguir os seguintes passos:

1- Em um projeto do GarageBand, identifique a faixa de áudio que você deseja alterar em outro app musical para o iOS. No meu caso, escolhi uma faixa de guitarra limpa que gravei.

-

2- Deixe a faixa que você deseja exportar e editar em modo solo, tocando no botão com desenho de fone de ouvido. Neste modo, ao dar play, apenas esta faixa poderá ser ouvida.

-

3- Volte à tela dos seus projeto no GarageBand e mande exportar o seu trabalho por e-mail.

-

4- Envie a mensagem com o anexo para uma conta que você consiga verificar com o app mail do iPad.

-

5- Abra o anexo em qualquer app capaz de editar áudio e copiá-lo para a “área de transferência” do iPad. Para evitar a reprodução imediata do áudio no app mail, toque no anexo mais demoradamente e a janela acima irá aparecer.

-

6- Como estou editando uma faixa de guitarra, abri o áudio com o app AmpKit+. Nele irei processar o áudio gravado com seus efeitos e simulações de amplificadores.

-

7- Assim que finalizar a edição, use o recurso áudio copy do aplicativo em questão. No meu caso, copiei o áudio com efeitos, usando o botão “Wet Recording”.

-

8- De volta ao GarageBand, crie uma nova pista de áudio e cole o trecho que foi alterado em outro app. Em todos os testes que realizei, o áudio foi colado no lugar exato em que deveria ser, em perfeita sincronia com o restante da faixa.

-

9- Agora é só dar play e conferir a sua música com a nova faixa editada em outro app!

Não é a coisa mais legal do mundo, mas pode ser útil em muitas situações em que você quiser evitar o computador.

GarageBand (AppStore Link) GarageBand
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

7 Comments

  1. @samuelrdv junho 6, 2011 at 5:11 pm - Reply

    Aí Marcus.. Tentei fazer o mesmo com o Amplitube mas depois de exportar o áudio de diversas formas não o achei para importar no GB. Tem como fazer isso no Ampkit versão FREE? Abraço

    • musicapps junho 7, 2011 at 9:13 am - Reply

      No Amplitube a única maneira é novamente mandar o áudio por e-mail e depois abrir em algum outro capaz de copiar para o pasteboard, como o MultiTrack DAW. A falta do recurso copiar é um dos maiores problemas do Amplitube,

  2. @samuelrdv junho 7, 2011 at 10:23 am - Reply

    Valeu aí Marcus. Outra vez. No final baixei o AmpKit e consegui fazer. Pena que o Amplitube não tenha essa função porque achei o som dele melhor. Mesmo assim consegui fazer e ficou bem melhor o som do violão. Gravei com o iRig Mic e deixei um canal limpo e adicionei outro canal do mesmo violão processado no AmpKit. Ficou bom o resultado.

    Abraço

    • musicapps junho 7, 2011 at 10:39 am - Reply

      Depois manda pra gente se puder!

  3. Pedro Mota fevereiro 9, 2012 at 5:54 am - Reply

    Olá Marcus,
    Há pouco tempo resolvi comprar e experimentar os apps musicais no meu iPhone 4. Estou fazendo uma gravação com o GarageBand e tentei fazer esse processo que você explicou mas estou com dificuldade numa coisa.
    Dentro do email, quando vou abrir o audio com o Ampkit+, o audio vai automaticamente para a parte de Backing Tracks do app e não para a parte de Dry Recording. Dessa forma eu não consigo fazer o Re-amp.

    Pode me ajudar!?

    Espero ter sido claro na minha dúvida. E aproveito para parabenizá-lo pelo site. Desde que descobri, tem me ajudado bastante a ficar por dentro das novidades e auxiliado a escolher os apps e interfaces que mais me agradam.

    Agradeço desde já!

    Abraços!

    • musicapps fevereiro 11, 2012 at 9:24 pm - Reply

      Pedro, como não realizei este teste com o AmpKit, acho que é legal postar isso em nosso fórum <a href="http:// (http://musicapps.com.br/forum)“ target=”_blank”> <a href="http://(http://musicapps.com.br/forum)” target=”_blank”>(http://musicapps.com.br/forum). Por lá poderemos ajudá-lo melhor. Abs

Leave A Response


+ 6 = treze