Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad

Controladores Korg série nano e o iPad

Marcus Padrini junho 20, 2011 15 Comments »

Na última sexta-feira, estive na Audiopro para realizar alguns testes de compatibilidade de equipamentos musicais com o iPad. Experimentei diversos controladores e algumas interfaces de áudio e irei postar os resultados das experiências por aqui. O primeiro teste foi com os três controladores da linha nano da Korg: o pequeno teclado nanoKEY, a superfície de controle MIDI nanoKONTROL e o nanoPAD.

Isoladamente, estes controladores funcionam alimentados pelo próprio iPad, bastando ligá-los com um cabo USB e o Camera Connection Kit. Como são MIDI USB, irão controlar todos os aplicativos compatíveis com coreMIDI via CCK.

Mas é claro que seria ainda mais interessante utilizá-los em conjunto. Fizemos o teste e, com a ajuda de um hub USB alimentado, tivemos um ótimo resultado. Os três controladores foram reconhecidos pelo iPad e funcionaram em perfeita harmonia.

Confira o vídeo demonstrando o nanoKEY e o nanoKONTROL controlando o app Korg iMS-20 simultaneamente.

Uma dica interessante para quem estiver interessado em adquirir estes controladores: a Korg disponibiliza um editor (PC e Mac) capaz de realizar alterações importantes em controles e outros ajustes dos equipamentos. É possível alterar o canal MIDI de envio e, no caso do nanoKONTROL e nanoPAD, realizar várias configurações de parâmetros que serão enviados por knobs e pads. Como estes últimos possuem o recurso de cenas, o usuário já poderá deixar algumas configurações para o controle de apps iOS prontas para quando precisar.

Outro detalhe importante: muitos apps iOS de bateria reconhecem sinais MIDI vindos somente do canal 10. O nanoPAD chega de fábrica enviando mensagens pelo canal 1. Esta alteração deverá ser feita utilizando o editor da Korg, rodando em algum computador.

Os testes foram realizados na Audiopro, que comercializa os controladores em sua loja virtual.


Posts Relacionados

15 Comments

  1. Matheus julho 5, 2011 at 5:46 pm - Reply

    Esse consigo usar ele em outros aplicativos tipo: D-EVOLUTION PERCUSSION – Shiny Drum.

    Aplicativos de percussão em geral ?

    • musicapps julho 5, 2011 at 10:43 pm - Reply

      Apenas se o app for compatível com MIDI. Sempre é bom checar a sua descrição.

  2. Sergio setembro 18, 2012 at 4:38 pm - Reply

    ola tudo bem estes equipamentos funciona com io dock, usando adaptador, abraços

    • musicapps setembro 18, 2012 at 6:32 pm - Reply

      Não, eles funcionam com o iPad direto no Camera Conncetion Kit. Com o iO Dock eles teriam que ter portas MIDI convencionais, o que não é o caso.

  3. Paulo César julho 5, 2013 at 3:46 pm - Reply

    Ola tudo bem Marcos, estou querendo comprar um Nanokey, mas me disseram que a conexão dele é via mini USB, eu consigo ligar isso no meu Ipad2???

  4. Sylvio julho 26, 2013 at 11:45 pm - Reply

    Olá Marcos! O Nanokey funciona num iPhone 3GS? Em caso positivo, com o CCK?

  5. tiago setembro 3, 2013 at 4:38 pm - Reply

    como posso configurar o nanokey2 ao pc preciso de ajuda urgentemente por favor???????

  6. gabriel março 18, 2015 at 1:35 pm - Reply

    como desfazer as configuração da nanopad2

  7. Alexei Paredes julho 2, 2015 at 3:27 pm - Reply

    Marcus, o NanoKey funciona com Android?

    • musicapps julho 6, 2015 at 1:58 pm - Reply

      Teoricamente, sim. Mas não sei dizer em todos os modelos. Sendo um controlador USB tradicional deverá funcionar sem problemas.

  8. yan setembro 18, 2015 at 2:41 pm - Reply

    Qual nome do editor da korg? voce conhece algum tutorial, tenho um nano pad e so consigo mapear o pad maior, aquele que parece mouse de notebook

    • musicapps setembro 18, 2015 at 4:42 pm - Reply

      Yan, dá uma olhada em nosso grupo do Facebook. Por lá, mais pessoas possuem esses controladores e poderão ajudá-lo. Abs!

  9. Jose Rodrigues setembro 16, 2017 at 12:07 pm - Reply

    Marcus achei interessante o testo com o Nano Control2 eu tenho um iPad Pro carregado de App que uso com um teclado controlador, minha maior dificuldade é que quando aumento o volume no controlador todos os volumes dos App que uso simultaneamente via AudioBus2 aumentam juntos! Isso é um problema! Minha dúvida é seria possivel utilizar o NanoControl para controlar o volume de cada App quando tocado simultaneamente? Tipo slide 1 control volume do iGrand Piano, slide 2 controla o volume do SampleTank, slide 3 do KorgM1, é possível ?

    • musicapps setembro 23, 2017 at 11:04 am - Reply

      Sim, desde que os sliders estejam vinculados ao controle MIDI de volume em canais diferentes, assim como os apps respondendo em canais diferentes. Dessa forma vc poderá controlar tudo individualmente :)

Leave A Response


oito + 1 =