Controladores Korg série nano e o iPad

Na última sexta-feira, estive na Audiopro para realizar alguns testes de compatibilidade de equipamentos musicais com o iPad. Experimentei diversos controladores e algumas interfaces de áudio e irei postar os resultados das experiências por aqui. O primeiro teste foi com os três controladores da linha nano da Korg: o pequeno teclado nanoKEY, a superfície de controle MIDI nanoKONTROL e o nanoPAD.

Isoladamente, estes controladores funcionam alimentados pelo próprio iPad, bastando ligá-los com um cabo USB e o Camera Connection Kit. Como são MIDI USB, irão controlar todos os aplicativos compatíveis com coreMIDI via CCK.

Mas é claro que seria ainda mais interessante utilizá-los em conjunto. Fizemos o teste e, com a ajuda de um hub USB alimentado, tivemos um ótimo resultado. Os três controladores foram reconhecidos pelo iPad e funcionaram em perfeita harmonia.

Confira o vídeo demonstrando o nanoKEY e o nanoKONTROL controlando o app Korg iMS-20 simultaneamente.

Uma dica interessante para quem estiver interessado em adquirir estes controladores: a Korg disponibiliza um editor (PC e Mac) capaz de realizar alterações importantes em controles e outros ajustes dos equipamentos. É possível alterar o canal MIDI de envio e, no caso do nanoKONTROL e nanoPAD, realizar várias configurações de parâmetros que serão enviados por knobs e pads. Como estes últimos possuem o recurso de cenas, o usuário já poderá deixar algumas configurações para o controle de apps iOS prontas para quando precisar.

Outro detalhe importante: muitos apps iOS de bateria reconhecem sinais MIDI vindos somente do canal 10. O nanoPAD chega de fábrica enviando mensagens pelo canal 1. Esta alteração deverá ser feita utilizando o editor da Korg, rodando em algum computador.

Os testes foram realizados na Audiopro, que comercializa os controladores em sua loja virtual.

Curta e compartilhe!