Notícias, iPad

Atualização do GarageBand para iPad é quase tudo que se podia esperar, quase…

Marcus Padrini junho 1, 2011 46 Comments »

O GarageBand para iPad é incrível! Fato. Mas, se você pudesse acrescentar uma coisinha aqui e ali, você faria, não é? Uma delas, com certeza, seria poder copiar e colar áudio para outros apps do iOS, certo? Metade deste desejo foi atendido! Colar áudio vindo de outros apps é uma das maiores e melhores novidades da atualização que a versão do GB para o tablet acaba de receber!

Além do recurso colar, o GarageBand para iPad passa a poder importar arquivos de áudio não comprimidos e também conta com suporte para saída de áudio através de Airplay, dispositivos Bluetooth e HDMI, com o Adaptador AV Digital da Apple. Legal, não?

Confira o texto da atualização divulgado pela Apple:

• Suporte para saída de áudio através de AirPlay, dispositivos Bluetooth e HDMI com o Adaptador AV Digital Apple.
• Importação de arquivos de áudio AIFF, WAV, CAF e Apple Loops (16 bits, 44,1 kHz).
• Permite copiar e colar áudio de aplicativos compatíveis no GarageBand.
• Corrige falhas do GarageBand ao trocar Instrumentos Inteligentes.
• Também melhora a estabilidade geral e corrige uma série de outros pequenos problemas.

Um detalhe porém me deixou pensando. Por que, exatamente, o recurso de exportar áudio (copiar) para outros aplicativos não foi liberado? Não faria todo sentido copiar o áudio completo ou as faixas separadas da sua música e usá-lo em outros aplicativos? Pois é, isto ainda não pode acontecer.

Claro que, se você é brasileiro e não desiste nunca, já poderá fazer isso, desde que tenha uma conexão com a internet. Será preciso enviar o áudio de seu projeto por e-mail para uma conta que você verifique no iPad, depois importá-lo em qualquer app capaz de abrí-lo direto do e-mail, como o MultiTrack DAW, copiar/colar/editar em quantos apps quiser, copiar novamente para o pasteboard e finalmente colá-lo no GarageBand, em qualquer faixa de áudio. Dá certo, mas não precisava ser tão complexo, de verdade.

De qualquer forma, a simples importação de arquivos de áudio Wav e Aiff já permitirá carregar músicas do seu computador para continuar gravando em qualquer lugar com o iPad, o que é ótimo. Mesmo assim, não deixo de imaginar como seria ótimo poder importar para um novo projeto do GB o próprio áudio finalizado em um projeto anterior, que já havia ocupado todas as faixas do aplicativo.

Estou sendo exigente demais com um app que custa 5 dólares? :)

GarageBand (AppStore Link) GarageBand
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

-

Em tempo: este é o post número 1.000 do MusicApps! :D


Posts Relacionados

46 Comments

  1. Freddy Roussos junho 1, 2011 at 10:11 pm - Reply

    Socorro, eu faço a atualização, vejo no ícone o download e depois a atualização mas ao abrir o GB continua tudo igual! Volto ao AppStore e a atualização do GB continua disponível. Repito o processo, faço o download, instal, mas nada acontece, o GB continua igual e no AppStore volta a mostrar a atualização disponível. O que faço? Será que tenho que desinstalar o GB e reinstalar do zero? Não queria fazer isso pois tenho vários projetos em andamento nele. Vcs estão tendo o mesmo problema para atualizar o GB?

    • musicapps junho 1, 2011 at 10:27 pm - Reply

      O mesmo aconteceu aqui e continua acontecendo, vai saber o motivo. De qualquer forma, se você está vendo a opção de áudio por HDMI q Air Play nas configurações, ele foi atualizado. No mais, não há nenhuma alteração visual significativa.

      • Freddy Roussos junho 2, 2011 at 8:46 am - Reply

        A opção de áudio por HDMI aparece. Ufa! Inclusive já testei o paste a partir do Morphwiz. Quando copiei, o GB não apareceu na lista de programas compatíveis para que eu colasse a gravação. Tive então que alternar do Morphwiz para o GB, toquei numa área livre e já apareceu o ícone "paste" e voilá, gerou-se uma nova pista de áudio com minha gravação do Morphwiz. Depois vou testar com uma gravação em estéreo do iSequence para o GB para ver como fica. Valeu!

        • musicapps junho 2, 2011 at 11:36 am - Reply

          Ótimo! :) Fiz vários testes e tudo funcionou muito bem. Uma pena não poder exportar o áudio do GB para outros apps. Seria ótimo poder trabalhar uma base no GarageBand e depois gravar solos com outros aplicativos. Espero que aconteça em breve.

    • Ricardo fevereiro 17, 2013 at 3:56 pm - Reply

      Olá…estou com um arquivo de uma musica gerada no garage de outro iPad e gostaria de importar para o garage do meu iPad, mas nao consigo. Como faço? Tenho que jogar este arquivo para algum outro programa para depois importar? Quando tento ver a opção de importar do garage conf instrução nao consigo, nao aparece nada. Vc pode

      • musicapps fevereiro 18, 2013 at 12:23 am - Reply

        Ricardo, vc precisa enviar o arquivo de projeto para o GarageBand do iPad via iTunes. Abra o iTunes, selecione seu iPad e na aba "Aplicativos", selecione o GarageBand. Agora vc poderá arrastar o projeto para dentro do GarageBand e abrí-lo com o iPad. Abs Outra opção é salvar no iCloud e recuperá-lo a partir de lá.

  2. Carlos junho 2, 2011 at 1:01 am - Reply

    Estou sendo muito otimista ou sera q algum dia teremos edicao de midi via Piano Roll no GB?
    :-(

    • musicapps junho 2, 2011 at 11:30 am - Reply

      Ah, eu sou mais otimista. Acho que um dia teremos o Logic e o MainStage para o iPad. Saber quando é outra história! :)

      O Piano Roll deve aparecer em futuras atualizações. Porém, a Apple libera recursos em doses homeopáticas.

  3. murilomoraes junho 2, 2011 at 4:59 am - Reply

    estranho, pra mim não apareceu atualização ainda

  4. Alexandre junho 2, 2011 at 8:34 am - Reply

    Coisas da maça. É bem típico da Apple liberar os recursos mais desejados aos poucos, pelo menos nos iphones, ipads, sempre foi assim, e agora parece que ela levou essa prática pros apps próprios também.

    Mas de qualquer maneira, já está melhorando..rs

    • musicapps junho 2, 2011 at 11:34 am - Reply

      Está sim. Acho que é um comportamento característico dos produtos da Apple. De certa forma, entendo que geralmente eles fazem a liberação dos recursos apenas quando eles já estão mais do que testados e não serão capazes de gerar problemas aos usuários. Tem o lado de não oferecer tudo de uma vez também, presente em TODOS os produtos.

  5. Daniel Campos junho 2, 2011 at 10:58 am - Reply

    Posso receber um playback por email, abri-lo no GB, colocar minha voz, e enviar somente a minha voz por email tbm?

    Abracos

    • musicapps junho 2, 2011 at 11:38 am - Reply

      Sim. Para fazer isto, basta que na hora de enviar novamente o arquivo por e-mail vc coloque a faixa anterior em mute. Ou seja, você irá ouvir apenas a faixa de voz. O GB sempre finaliza as faixas considerando exatamente aquilo que você ouve na reprodução. Logo, colocar as demais faixas no mute e deixar só a voz já irá resolver. Abraços!

  6. Carlos junho 2, 2011 at 11:49 am - Reply

    Excelente pergunta, Daniel… Tb tenho essa dúvida. Se a sincronia nesses casos ficaria perfeita…

  7. @samuelrdv junho 2, 2011 at 12:13 pm - Reply

    sobra exportar apenas um canal da mix me interessa. pensei em fazer a idéia básica no G e finalizar em outro DAW com mais recursos de audio. Acho que teria que apenas colocar em "solo" cada canal a ser exportado. Alguém já testou isso?

    Samuel

  8. Carlos junho 2, 2011 at 5:21 pm - Reply

    Marcus, porq o meu GB só tem loops de bateria? Já vi videos do GB (ipad) com loops de um monte de instrumentos diferentes…

    • musicapps junho 4, 2011 at 9:50 am - Reply

      Carlos, isso é estranho. Há loops de vários instrumentos. Como você está fazendo para acessá-los?

  9. Anny caroline junho 3, 2011 at 1:17 pm - Reply

    Gostaria da sua ajuda. Não consigo retirar as músicas do meu ipad via e-mail D:
    Mando enviar, ele extrai, e não aparece nada no meu e-mail… D=

  10. legal junho 4, 2011 at 4:39 pm - Reply

    Olá
    Descobri a pouco este ótimo blog, e tenho uma dúvida: quero gravar 2 guitarras simultaneamente no iPad.. É possível?

    • musicapps junho 5, 2011 at 11:58 am - Reply

      Com certeza. Basta ter uma interface de áudio USB estéreo compatível com o iPad, usar o Camera Connection Kit e o app MultiTrack Daw, que permite a gravação de cada canal da interface como pista de áudio independente. Estes posts podem ajudar http://musicapps.com.br/2011/04/gravando-e-tocand... http://musicapps.com.br/2010/12/review-behringer-... http://musicapps.com.br/2010/12/review-apple-came... http://musicapps.com.br/2010/12/musica-no-ipad-gr...

      • Legal junho 8, 2011 at 2:33 pm - Reply

        Obrigado pela resposta. Aprendi muito lendo as matérias, principalmente da Interface Uca-222.
        Teria ainda uma pergunta: qual a melhor interface de áudio para iPad com 2 INPUTS?
        Existe alguma sem necessidade de alimentação via USB HUB?

        • musicapps junho 8, 2011 at 4:46 pm - Reply

          Olá! Que bom que tem acompanhado o blog. Bom, na teoria a própria Uca-222 é uma interface com 2 entradas. Ela tem uma entrada estéreo RCA, ou duas mono, dependendo do ponto de vista. :) Apps como MultiTrack Daw conseguem tratar estas estradas individualmente. Existem opções de interface com entradas P10 em vez de RCA. Sobre ser alimentada ou não, vai depender muito do modelo. Não há nenhuma que considere melhor não.

  11. Carlos junho 5, 2011 at 10:55 am - Reply

    Marcus, eu clico no ícone da Apple Loops, no modo de visualizaçao das pistas. Na parte de cima vem 3 opções: Instrumento->Gênero-> Descritores. Ao selecionar "Instrumentos", só aparecem as opções: "Baterias" e "Kits". Mas já vi vídeos onde aparecem vários instrumentos.
    Ontem fiz a atualização do GB e está tudo ok, mas esse problema persiste :-(

    • musicapps junho 5, 2011 at 12:04 pm - Reply

      Sei que minha pergunta vai parecer boba, mas não custa checar: já tocou no botão "Reset Keywords" ou "Limpar palavras-chave" e testou para ver se só as baterias continuam aparecendo. Por aqui vejo todos os tipos de instrumento. Abraços!

  12. Carlos junho 5, 2011 at 3:42 pm - Reply

    Sua pergunta não foi boba, Marcus. Na verdade ela foi essecial… Não preciso mais dizer nada, né?

    Obrigado!

    • musicapps junho 5, 2011 at 11:09 pm - Reply

      Ótimo que funcionou! :) Grande abraço!

  13. @chris_gar setembro 30, 2011 at 6:13 pm - Reply

    Pessoal…uma dúvida de principiante. Ativo o metrônomo na hora de gravar, mas, ao exportar a música, o áudio dele vai junto. tem como habilitá-lo apenas pra ser ouvido durante a gravação?

    • musicapps outubro 1, 2011 at 10:03 am - Reply

      Você está gravando o que e como?

  14. Getro outubro 14, 2011 at 3:30 pm - Reply

    Olá, alguém poderia me responder se posso usar os sons do thumbjam no garageband???

    • musicapps outubro 14, 2011 at 4:27 pm - Reply

      Você pode gravar alguma coisa no ThumbJam, copiar o áudio e colar no GarageBand. Não dá para realmente usar os instrumento dele por lá.

      • Getro outubro 14, 2011 at 5:34 pm - Reply

        Poxa obrigado pela resposta. Mas vc poderia me explicar como faço isso? Eu fiz uma linha de flauta no thumjam e fui lá em audio copy, mas dentre os programas compatíveis na lista, não aparece o garageband. Então deixei o thumbjam tocando de fundo a música e abri o garage band, mas eu nao soube como copiar. Pode me ajudar? Vlw mesmo.msou fan desse site. Abçs

  15. Getro outubro 14, 2011 at 11:02 pm - Reply

    Poxa obrigado pela resposta. Mas vc poderia me explicar como faço isso? Eu fiz uma linha de flauta no thumjam e fui lá em audio copy, mas dentre os programas compatíveis na lista, não aparece o garageband. Então deixei o thumbjam tocando de fundo a música e abri o garage band, mas eu nao soube como copiar. Pode me ajudar? Vlw mesmo. Sou fan desse site. Entro aqui umas dez vezes por dia pra ver as atualizações. Abçs

  16. MRS novembro 8, 2011 at 11:44 am - Reply

    Pessoal, me ajudem (duvida de iniciante).. Não consigo alterar o compasso para gravação no GB, por exemplo, gravar num 3/4 ou 6/8.. Somente 4/4.. Vi no ajuda do GB que eh só entrar em ajustes, mas, quando entro NÃO APARECE A OPÇÃO COMPASSO!!… Me ajudem por favor… Valeu!
    Se possível, respondam no meu email: advogadomrs@hotmail.com
    Valew

    • musicapps novembro 8, 2011 at 12:01 pm - Reply

      Você está com a versão mais atualizada do GB? As anteriores não possuem o recurso.

      • MRS novembro 13, 2011 at 9:45 am - Reply

        Acredito que sim, pois baixei a poucos dias, e sempre atualizo mas, nada muda.. Continua sem a opção de compassos

    • MRS novembro 17, 2011 at 9:50 am - Reply

      Ipad 2

  17. Gustavo junho 21, 2012 at 5:52 pm - Reply

    Uma coisa SENSACIONAL que descobri fuçando aqui é que, pra quem tem controlador, consegue tocar a bateria pelas teclas (mais fácil fazer quebradas na caixa, por ex). E o mais legal, dá pra tocar as notas agúdas da guitarra e do baixo, que não aparecem na tela do iPad!!!

  18. Olavo Laino outubro 9, 2012 at 7:06 pm - Reply

    Boa noite, Marcus.
    Eu estou com um problema que não estou conseguindo resolver.
    Possuoum Novo iPad 3 e comprei o GarageBand para iPad. Ocorre que, quando arrasto qualquer instrumento da lista Apple Loops, o mesmo não acompanha nem em ritmo, nem em tom, nem em nada a trilha original que criei. Ou seja, só repete a melodia padrão que vem na lista.
    Já restaurei o iPad, já reinstalei o GarageBand na última versão e nada…
    Você poderia me auxiliar nesse problema?
    Grato.

    • musicapps outubro 16, 2012 at 4:15 pm - Reply

      Preciso fazer testes, nunca tive problema semelhante.

      • Olavo Laino outubro 16, 2012 at 6:34 pm - Reply

        Ok, muito obrigado. Fico no aguardo.

Leave A Response


× dois = 14