Matérias, Notícias, iPhone/iPod Touch

KAIST Mobile Phone Orchestra

Marcus Padrini maio 2, 2011 No Comments »
Via PalmSounds e CreativeApplications

KAMPO (KAIST Mobile Phone Orchestra) é o nome do projeto do Instituto avançado de Tecnologia e Ciência da Coreia do Sul (KAIST) sobre fazer música com dispositivos móveis. O grupo aposta no iPhone como ferramenta capaz de inovar a maneira de se criar músicas e performances ao vivo e investe também no desenvolvimento de softwares com esta finalidade.

O aplicativo utilizado pela KAMPO está dividido em 5 possibilidades de interface (botões, acelerômetro, bússola, desenho e microfone). Ele não possui timbres, mas é capaz de enviar e receber mensagens OSC (Open Sound Protocol) para se comunicar com um computador, rodando um programa principal e gerando sons e sequências no Ableton Live, via MIDI.

A performance inclui cinco participantes, seus iPhones e o aplicativo próprio da orquestra. O mais interessante é que a tecnologia OSC permite que o computador principal envie, a cada integrante,  instruções sobre sua participação na peça que está sendo tocada, como quais botões apertar, que movimentos fazer, ou quais linhas desenhar.

Confira o vídeo de uma apresentação da KAMPO no Festival de Arte Digital de Incheon (INDAF) 2010, na Coreia do Sul.

KAMPO foi o tema do mestrado da pesquisadora Sihwa Park sobre música móvel e também é um projeto do Laboratório AIM (Audio & Interactive Multimedia). A equipe está preparando uma série de apresentações usando o próprio aplicativo da orquestra e também outros títulos.

Infelizmente, o aplicativo criado pela KAMPO não está disponível na App Store brasileira, provavelmente em função daquele velho problema da categoria jogos. Se você tem conta nos EUA ou outros países, poderá comprá-lo neste link.


Posts Relacionados

Leave A Response


9 × = trinta seis