Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad

Ion Discovery: controlador MIDI que trabalha com o iPad usando apenas o Camera Connection Kit

Marcus Padrini maio 6, 2011 26 Comments »

Para a maioria das pessoas, a experiência de teclas de piano virtuais na tela do iPad pode não ser satisfatória. Seja por não haver retorno ao toque, seja pela falta de precisão da intensidade das notas, muita gente prefere apostar em um teclado controlador MIDI de verdade, na hora de tocar ou produzir música com o iPad.

Se este acessório puder seguir a mesma filosofia de portabilidade do tablet, é ainda melhor! Você estava procurando uma solução simples, compacta e que funciona com seu iPad sem hub alimentado ou fonte de energia externa? conheça o Ion Discovery.

Com 25 mini teclas, o Ion Discovery é um controlador USB bem pequeno e leve. Originalmente pensado para o trabalho com Mac e Pc, o teclado é alimentado diretamente por portas USB e funciona sem a instalação de nenhum driver específico. Logo que vi o produto, imaginei que ele seria capaz de funcionar com o iPad e talvez sem a necessidade de um Hub USB alimentado ou tomada.  Pedi ao pessoal da Quanta Store o produto para testes e confirmei a teoria. O Ion funciona perfeitamente com as duas gerações do iPad, sem nenhuma necessidade de alimentação externa, bastando o uso do Camera Connection Kit e um cabo USB.

Setup extremamente portátil: Ion Discovery, iPad 2 e Roland Mobile Cube

É claro que mini-teclas não agradam todos os músicos, mas elas são muito melhores que tocar teclado na tela do iPad. Além disso, são sensíveis à velocidade e têm boa resposta. O Ion Discovery também oferece controles de mudança de oitavas e botões dedicados para pitch bend e sustain.

Veja o vídeo que fiz do Ion Discovery em ação com o iPad 2 rodando o GarageBand:

A melhor parte? O controlador cabe em qualquer mochila e, com consome pouca energia, poderá funcionar durante horas com seu iPad, em qualquer lugar que você estiver.

A Ion Keyboard Discovery que aparece no vídeo e nas fotos foi cedido gentilmente pela Quanta Store, que comercializa o produto online neste link. Se você tem um iPad e queria um teclado controlador bastante portátil para o tablet, a compra é altamente recomendada!


Posts Relacionados

26 Comments

  1. Alexandre maio 6, 2011 at 2:51 pm - Reply

    Ótima notícia.

    Marcus, e em relação a parte física do produto? O material parece ser resistente? As teclas são de boa qualidade?

    • musicapps maio 6, 2011 at 6:07 pm - Reply

      Alexandre, o corpo é plástico, como a maioria dos teclados atuais. É bem construído, mas é por ter teclas bem pequenas e ser tão compacto e leve, exige cuidados e inspira uma certa fragilidade. As teclas são leves, mas gostei da ação delas, os níveis de sensibilidade são legais. Não são como as teclas de um microkorg, mas cumprem seu papel.

  2. @samuelrdv maio 6, 2011 at 3:37 pm - Reply

    Boa essa aí Marcus…Gostaria de saber se o sustein dele funciona como um liga/desliga tipo "footswitch" ou se é como um pedal de sustein em que você tem que manter ele apertado…

    Abraço

    SAmuel

    • musicapps maio 6, 2011 at 11:17 pm - Reply

      Para ter o efeito de sustain ele tem que ficar pressionado.

  3. @samuelrdv maio 6, 2011 at 11:54 pm - Reply

    Valeu aí Marcus. Testei um Korg Nanokey e achei legal até, mas senti a falta de um sustein e estranhei um pouco o fato das teclas pretas serem da mesma altura das brancas. Acho que esse iON me parece a melhor opção. Abs

    • musicapps maio 7, 2011 at 8:34 am - Reply

      O nanoKEY é legal, mas não consigo considerá-lo um teclado. :) Já toquei com ele e acho que o Ion é bem mais próximo do que a maioria já está acostumada.

  4. Vandder maio 7, 2011 at 11:59 am - Reply

    O que acontece se liga-lo com o smart drum do garage band? Funciona tipo bateria de teclado: do (bumbo) mi (caixa) fa# (chimbau)? Vc já fez esse teste Marcus?

    • musicapps maio 7, 2011 at 1:17 pm - Reply

      O SmartDrum aparentemente não recebe MIDI, porém a bateria normal do GB funciona perfeitamente, exatamente como você descreveu.

  5. Bruno Afonso maio 8, 2011 at 11:20 am - Reply

    Como e' comparado com o LPK25 da Akai?

  6. Aluísio novembro 7, 2011 at 3:25 pm - Reply

    Será que dá pra usar o ION no iPod Touch via CCK?

    • musicapps novembro 7, 2011 at 4:34 pm - Reply

      Não. O CCK não funciona com o iPod Touch, apernas com o iPad.

  7. tadeu baki setembro 5, 2012 at 11:09 am - Reply

    Olá, gostaria de saber se o produto "Usb Discover Dj Ion" é compatível com o novo ipad se for conectado via USB ao "CAMERA kIT CONNECTION" para controlar o aplicativo ""djay" do desenvolvedor "algoriddim" pois sei que outras controladoras da marca "ION" já funcionam.

    • musicapps setembro 5, 2012 at 6:37 pm - Reply

      Sim. Da página oficial do produto: Class Compliant: this product is immediately compatible with every current and future version of Mac OS X and iOS and with Windows (98SE and up) operating systems

      • Bruno fevereiro 13, 2013 at 8:44 pm - Reply

        Marcus, a Numark lançou o i DJ live, que é idêntico ao Ion, porém com o conector 10 pinos do iPad; após o lançamento do iOS6 o i DJ live não funcionou mais, precisa enviar para a numark fazer um upgrade na conexão… isso poderia acontecer com o Discover DJ ion, ligado com o camera kit connection no ipad e rodando o app djay da algoriddim?

        • musicapps fevereiro 15, 2013 at 12:19 am - Reply

          Creio que não. Se um dispositivo usa o CCK para conexão, ele é visto pelo iPad como algo coreMIDI ou coreAudio. A compatibilidade não será perdida em uma mudança de versão do iOS. O mesmo não pode ser garantido com acessórios que possuem conexão direta.

  8. Carlos augusto setembro 17, 2012 at 10:18 pm - Reply

    O site da Quanta Store me parece que está fora do ar,você recomenda outra loja para conseguir este equipamento? E tem outro controlador que funciona sem o hub usb, apenas com o kit de conexão para câmera? Obrigado e parabéns pelo site.

    • musicapps setembro 18, 2012 at 6:34 pm - Reply

      O site está normal no teste que acabo de realizar. Tem vários que funcionam sem o hub. A linha Oxygen da M-audio e também os controladores da Behringer são bons exemplos. Abs

  9. Cris OIiveira janeiro 23, 2013 at 3:59 pm - Reply

    Ola , gostaria de sbaer, se é preciso fazer jailbreak usando o Camera Connection Kit ?
    obrigado !!

    • musicapps janeiro 25, 2013 at 1:48 pm - Reply

      Para usar com o iPad, não. Para usar com o iPhone, sim.

  10. Vinicius janeiro 30, 2013 at 10:36 pm - Reply

    Liguei o UMX610 direto no iPad, 2 e 4 e funcionou, sem precisar de fonte, com Garage Band.

  11. beto abril 23, 2013 at 3:50 pm - Reply

    ola queria saber como mapear o ion discover com cross dj mixes vibes

  12. Adenilson Cardoso abril 28, 2014 at 11:44 am - Reply

    Mano gostaria de saber se existe a possibilidade de conectar o Juno di ao iPad para execução do GarageBand. Se há essa possibilidade, como eu deveria proceder?? Abrsss!

Leave A Response


+ um = 2