Mac, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Dexterz: música com DJ, violino, bateria, Macs, iPads e iPhone

Marcus Padrini maio 2, 2011 8 Comments »

O programa Bastidores, do canal a cabo Multishow, apresentou em seu último episódio uma entrevista com o Dexterz, projeto de música eletrônica que conta com as participações do DJ Julio Torres, do violinista Amon Lima e do baterista Junior Lima.

Durante a conversa, os músicos demonstraram o iPad como controlador MIDI para o Macbook Pro, rodando, aparentemente, o app TouchOSC. Amon Lima parece usar um iPhone para controlar os efeitos de seu violino, com o mesmo aplicativo. Os controles do Nintendo Wii também fizeram parte da performance.

Confira o vídeo, via @agentedacerto:

O programa Estrelas, da Rede Globo, também falou um pouco sobre o projeto em uma conversa sobre o processo de gravação de um CD na atualidade. Veja o vídeo abaixo, via @filhomarquess:

Não é de hoje que os músicos do Dexterz utilizam o iPad em suas performances. É o que você confere neste vídeo, via @MIRCMIRC15, do programa Legendários no final do ano passado.

A combinação dos instrumentos acústicos com a música eletrônica e também com samples, efeitos e filtros, comandados pelos iPads e iPhone, ficou com uma sonoridade muito interessante! Mesmo envolvendo bastante tecnologia e novidades, achei a instalação para as performances bastante prática. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do grupo no canal oficial do Dexterz no Youtube.

TouchOSC (AppStore Link) TouchOSC
Desenvolvedor: Hexler Limited
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

8 Comments

  1. Norberto França maio 2, 2011 at 11:19 am - Reply

    Excelente post!

  2. samuel maio 2, 2011 at 11:22 am - Reply

    interessante esse esquema. tem como usar o controle do Wii no iPad???

    • musicapps maio 2, 2011 at 1:22 pm - Reply

      Sim, mas apenas com jailbreak . Também será necessário encontrar apps que façam algum proveito do wiimote para a música. Para jogos já existem alguns.

  3. Fernando Midi maio 2, 2011 at 7:09 pm - Reply

    Show essas reportagens… Poderiamos ter um canal só voltado para isso… Mas ainda bem que temos o MusicApps. Foi Justamente através de uma apresentação do Junior e sua Banda, no Big Brother 10, que eu mergulhei de cabeça no mundo dos APPs ( Iphone e Ipad ). Sou usuário do Ableton Live há 8 anos e o usava somente com teclados controladores e a mais ou menos 1 ano e meio com uma APC40, e quando os vi fazendo um Live, usando o Live ( kkk ), disparando samples pelo Iphone preso a uma pulseira e interagindo com instrumentos ao vivo simplesmente Pirei… kkkk Aí foi "OSC" pra tudo que foi lado…kkk. Hoje uso a APC40 + IPAD com o maravilhoso APP "Midi Touch" e um Iphone com o S1 Miditrigger 3.4.2

    • musicapps maio 4, 2011 at 1:17 am - Reply

      Fernando, muito legal o seu relato. Depois manda alguma coisa pra gente sobre seu trabalho e o que anda aprontando com os gadgets e seus apps! :) Grande abraço!

      • Fernando Midi maio 4, 2011 at 11:40 am - Reply

        OK, fechado.

  4. Amin fevereiro 26, 2012 at 4:06 pm - Reply

    Alguem conhece algum acessório para jogar o Iphone e o Ipad para a mesa usando a tecnologia "sem fio" dos microfones e instrumentos?

    • musicapps fevereiro 26, 2012 at 5:11 pm - Reply

      Para a mesa, acredito que a melhor alternativa seja um transmissor sem fio mesmo, como os usados para guitarra e outros instrumentos. O ideal é que seja um sistema capaz de permitir ligação P2 ou P10 estéreo. Bluetooth e wifi, quando pensamos em apps musicais, não costumam ser boas opções devido à latência.

Leave A Response


+ oito = 16