Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad

MidiMe: app controlador MIDI com gravacão de gestos (Review)

Marcus Padrini abril 8, 2011 3 Comments »

O MidiMe chegou há pouco à App Store. Trata-se de um app controlador capaz de enviar até 8 parâmetros MIDI, utilizando 4 pads no estilo XY. Sua grande novidade é permitir a automação destes parâmetros através da gravação de gestos na tela do iPad.

Neste breve review vou falar um pouco sobre o MidiMe, seus pontos de destaque e eventuais oportunidades de melhoria.

Interface

Nessa primeira versão, há apenas uma tela. Em poucos segundos o usuário já consegue entender e explorar toda a interface. Basicamente, o que você encontra são 4 controles XY e opções para configurar como eles irão enviar parâmetros MIDI, além da parte mais divertida, que é gravar gestos no app.

Conexão MIDI

Para usuários de Mac, tudo certo. Basta que iPad e desktop estejam na mesma rede wi-fi para que o tablet passe a ser visto como um controlador MIDI. Donos de computadores com Windows terão que instalar o driver RTPMidi. Após esta instalação, o procedimento para configuração é praticamente inexistente, assim como no Mac.

Enviando parâmetros MIDI

Cada um dos 4 pads envia parâmetros MIDI através do deslocamento das pequenas bolinhas brancas nos eixos X e Y. Cada um dos eixos pode ser configurado como um comando MIDI CC tradicional. É possível também enviar cada um deles para um canal MIDI diferente. Fazer esta configuração é bem simples. Basta tocar no botão CC em cada controle e escolher suas opções. É fundamental que você saiba quais são os números dos parâmetros MIDI do instrumento virtual que você esteja tentando controlar.

É bom lembrar que, por enquanto, o MidiMe funciona apenas com conexão MIDI Wi-fi. O desenvolvedor cita na descrição do app que ele receberá suporte ao Camera Connection Kit em uma atualização futura. [Atualizado] O app já está funcionando perfeitamente com o CCK e deverá funcionar em breve com a interface Midi Mobilizer.

Automação MIDI e gravação de gestos

Help do MidiMe

No MidiMe você pode interagir com os controles de três formas diferentes: arrastar as bolinhas pelos pads manualmente, gerando alteração nos valores enviados em tempo real, usar o bounce mode, que permite “jogar” a bolinha branca nas paredes do controle e gerar uma espécie de simulação física, e também gravar movimentos em cada um dos controles. A partir do momento em que você termina a gravação do gesto, o controle passa a repetí-lo em loop, sempre alterando valores de parâmetros MIDI nesses movimentos. Isto é muito legal para alterar drasticamente o comportamento de qualquer timbre, com um tipo de interação muito difícil de se conseguir em controladores tradicionais.

Confira o vídeo que fiz com a demonstração do MidiMe controlando o instrumento virtual Native Instruments FM8 no Mac:

-

Resumo do MidiMe para iPad:

O que há de bom:

  • Interface simples e intuitiva
  • Baixa latência
  • Capacidade de controlar até 8 parâmetros MIDI diferentes usando 4 controles bastante simples
  • Gravação de gestos em cada um dos controles

O que pode melhorar:

  • Compatibilidade com a interface MIDI Mobilizer
  • Inserir a funcionalidade de gravar presets do usuário
  • Os pads XY poderiam passar a gerar também notas MIDI, em vez de apenas controles
  • Seria excelente poder contar com rótulos em cada um dos controles na tela

E finalmente:

- MidiMe para iPad:

MidiMe MIDI Controller (AppStore Link) MidiMe MIDI Controller
Desenvolvedor: Miles Egan
Preço: USD 3.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4/5)
Qualidade Sonora: -
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (3.5/5)
Profissional: (3.5/5)
Diversão: (5/5)
Geral: (4/5)

Conclusão

O MidiMe pode ser extremamente útil, caso os desenvolvedores apostem em novos recursos para as próximas atualizações. Sua ideia é bastante interessante, porém o aplicativo precisa ganhar alguns aspectos mais profissionais, como a possibilidade de armazenamento de presets do usuário e maior conectividade MIDI, aceitando trabalhar também com o Midi Mobilizer, da Line 6. A gravação dos gestos por controle é sensacional e extremamente útil para alterar qualquer som de maneira drástica e totalmente descomplicada.


Posts Relacionados

3 Comments

Leave A Response


+ oito = 14