Matérias, Notícias, iPad

Ligando vários acessórios musicais ao iPad com o Camera Connection Kit e um Hub USB alimentado

Marcus Padrini abril 28, 2011 49 Comments »

Se você acompanha o MusicApps, já sabe que é possível conectar ao iPad diversos acessórios musicais usando o adaptador Camera Connection Kit. Porém, novos aplicativos estão surgindo e com eles mais possibilidades para esta pecinha tão versátil. Um dos problemas de usar acessórios USB com o iPad é que o tablet não pode alimentar a grande maioria dos equipamentos com sua porta dock. Um Hub USB resolve a maioria dos casos e ainda pode fazer mais do que isso. Com o CCK e o hub USB é possível ligar e usar no iPad vários acessórios USB, musicais ou não, ao mesmo tempo.

Hub USB

O hub USB, para quem não sabe, é um acessório capaz de conectar vários dispositivos USB e oferecer energia extra, vinda da corrente elétrica tradicional, para alimentar estes equipamentos.

E o que isso significa para os músicos? Simples: trabalhar com vários teclados controladores externos e interface de áudio USB simultaneamente!

Nada disso será útil se não tivermos aplicativos que possam utilizar estes acessórios. Porém, desde que os desenvolvedores da Finger Pro anunciaram o recurso de Porta Midi Virtual, capaz de estabelecer a comunicação MIDI entre aplicativos musicais rodando em multitarefa, o Hub USB ficou ainda mais interessante. O usuário agora é capaz de tocar com diferentes apps musicais ao mesmo tempo e ainda controlá-los com teclados MIDI separados. Legal, não?

Fiz um vídeo para demonstrar toda esta ideia.

Como você pôde perceber, meu iPad 1 estava ligado a uma interface de áudio externa USB da Behringer (UCA222), a uma interface MIDIxUSB Michael e ainda a um teclado controlador USBxMIDI da M-audio. Tudo isto através do Hub USB alimentado, conectado ao Camera Connection Kit.

Interface UCA222 da Behringer: opção compacta para gravação de áudio com o iPad

Quer dizer que já podemos usar qualquer aplicativo dessa forma, com MIDI, em multitarefa e controlado por teclados MIDI diferentes? Definitivamente, não. Todo este conceito é muito novo. Temos apenas (até este post) 4 apps capazes de trabalhar com MIDI em background (MoDrum, BassLine, FunkBox e Molten Drum Machine) e os demais desenvolvedores têm que se interessar pelo recurso para que possamos vê-lo em outros títulos.

Tudo ficará mais interessante quando apps sintetizadores, ou com mais timbres, tiverem este tipo de funcionalidade. Isto poderá significar usar o iPad como um verdadeiro e completo módulo de timbres, controlando vários apps musicais ao mesmo tempo, com diferentes controladores MIDI.

Se tudo parece artesanal demais, é bom refletir um pouco. O que a Apple fez com o GarageBand foi reunir os melhores recursos oferecidos por desenvolvedores em seus apps, ao longo de um ano de trabalho, em um único app, bonito e simples. Se a utilização MIDI de apps em multitarefa ganhar espaço e se popularizar um pouco mais, podemos ter novidades pela frente, quem sabe vindas da própria Apple.

Uma novidade que está começando a ser comercializada e que mistura recursos de interface MIDI ao que o hub usb oferece é a iConnectMIDI (leia mais sobre ela aqui).

iconnectmidi

Ah, não posso deixar de comentar! Lembra que o iPad seria um dispositivo apenas para consumir conteúdo? Pois é. Se já não era uma verdade para o primeiro modelo, ficou sendo menos ainda para o iPad 2. Este vídeo do post foi todo filmado, editado e publicado com o tablet (iMovie). A trilha do filme foi gravada e produzida apenas com o GarageBand para iPad. A voz foi gravada com o iRig Mic.


Posts Relacionados

49 Comments

  1. Miguel Marcos abril 29, 2011 at 6:03 am - Reply

    (Disculpa por escribir en español.) Un hub desde luego es maravilloso para utilizar con el iPad. Lo que me frustra es que el hub tenga que ser alimentado. Hace poco tiempo había un hub con batería pero parece que ya no se fabrica. Sigo en busca de una solución mas portátil.

    • musicapps maio 2, 2011 at 1:30 pm - Reply

      Miguel, hace poco vi un blog sobre una persona que utilice un hub USB adaptado con una batería de 9V. Voy a tratar de encontrar el modelo que usted dijo. Gracias por el comentario! Lo siento por mi español

      • Miguel Marcos maio 3, 2011 at 10:28 am - Reply

        Estupendo. Te lo agradezco.

  2. Anny maio 1, 2011 at 9:52 am - Reply

    Agora minha mente começou a viajar. Tenho o primeiro ipad. Tem como eu usar um aplicativo pra ligar uma camera externa nele?

    • musicapps maio 2, 2011 at 10:58 am - Reply

      Depende com qual finalidade. Se você quiser apenas transferir fotos e vídeos de uma câmera para o iPad, basta ter o Camera Connection Kit da Apple. Se você quiser usar o iPad para fazer fotos usando um dispositivo externo, aí neste caso a única solução que conheço envolve o iPhone. São apps capazes de usar a câmera do iPhone e registrar as fotos no iPad. Se for isso, me fale e eu te mando o nome o link do app. :)

  3. Norton maio 3, 2011 at 1:49 pm - Reply

    Olá,
    Tenho um teclado controlador MIDI Axiom 25 da M-audio. Não consigo ligá-lo ao meu Ipad 1 com o CCK, pois o Ipad não tem capacidade para alimentar o dispositivo. Já tentei ligar o teclado com uma fonte de alimentação externa, mas não adiantou.
    Será que com este HUB alimentado eu consigo fazer esta ligação?

    • musicapps maio 4, 2011 at 1:12 am - Reply

      Norton, antes de mais nada é bom conferir se ele é realmente compatível com o iPad. Para isso é preciso conferir se ele é capaz de funcionar sem nenhuma instalação de driver especial no Mac ou no Windows. Se for, funcionará com o iPad. Geralmente, teclados alimentados pela energia deveriam funcionar sem o uso do HUB. Porém, já aconteceu comigo de só conseguir fazer um controlador funcionar com HUB + energia, vai entender o motivo.

  4. Daniel Bartholo maio 29, 2011 at 2:16 pm - Reply

    Ola… Tenho uma placa de som que uso no meu Lap Top… Tenho como liga-lo no IPAD para gravar meus instrumentos de percussão?

  5. Legal junho 4, 2011 at 4:50 pm - Reply

    Olá, qual o melhor acessório para gravar 2 guitarras no iPad simultaneamente? E com qual app?

  6. Daniel Basilio julho 6, 2011 at 7:27 pm - Reply

    Olá. Estou com o ipad2, apogee one, hub USB com fonte de alimentação, mas o iPad continua dizendo que o acessório consome energia em demasia. O apogee liga mas com muito ruído. O que posso estar fazendo de errado. Se puderem responder, agradeço. Valeu!

  7. Bruno Mendonça julho 21, 2011 at 5:10 pm - Reply

    Tenho um Ipad 1 e gostaria de saber se tem como transmitir algum evento ao vivo pelo twittercam ou justin.tv através do kit cam.

  8. Jmartins novembro 21, 2011 at 12:57 am - Reply

    Para isso funcionar tem que usar o CCK que vende na apple store ou pode ser qualquer CCK? Tem uns CCK beem baratos sendo vendidos no MercadoLivre, as vezes metade do preço da loja da Apple. Alguem já testou com esses?

  9. Jmartins novembro 21, 2011 at 7:31 pm - Reply

    Não tinha visto esse post! Obrigado pelo link. Vou de CCK oficial então.
    Parabéns pelo excelente blog, Cresceu muito isso aqui! Lembro das primeiras postagens quando o Marcus ainda divulgava o blog no Orkut na comu VST & Tecnologia Musical.
    Espero que continue c/ o excelente trabalho

  10. Lucas Canielli dezembro 21, 2011 at 12:11 am - Reply

    Cara, muito bom o seu site, esta de parabens pelo trabalho, eu gostaria de tirar uma duvida, pra tocar ao vivo o ipad 1 rola? (vst de piano).

  11. vanderson lopes junho 10, 2012 at 3:09 pm - Reply

    olá marcus tudo bem tenho um ipad 2 eu queria saber se tem como conectar a camera de ré do meu carro no meu ipad

  12. Isaac Vitor julho 26, 2012 at 5:59 pm - Reply

    Cara que coisa maravilhosa é esse seu site… eu tô viajando legal nas possibilidades que temos e que vão surgir!!!
    Parabéns pelo site

  13. Plinio agosto 27, 2012 at 5:49 pm - Reply

    Marcus. sou novo no assunto Ipad. Comprei um Ipad 3 e gostaria saber se é possivel usar o meu jamlab usb, para executar o garageband, usando o Kit Camera Connection? Agradeço

    Plinio

  14. Marcio janeiro 10, 2013 at 10:38 pm - Reply

    Olá Marcus, sou músico também e estou comprando um ipad para tocar ao vivo.

    Porém, as apresentações por aqui na minha região costumam ser longas (4 hrs com intervalo de 30 min).

    Minhas duvidas:

    - O Ipad 4 aguenta esse tempo de bateria?
    - O Usb Hub alimentado consegue recarregar o ipad e fornecer usb para o controlador midi ao mesmo tempo?
    - Tem alguma outra solução para isso?

    Obrigado e parabéns pelo site!

  15. fernando março 11, 2013 at 11:07 am - Reply

    oi, tou usando o sampletank com um M-audio keyrig49 . ele é a versao free. atualizei com as novas polifonias e ele ficou otimo. mas de ontem pra hj o erro de polifonia voltou! sera q o programa completo dar o mesmo defeito? tenho medo de comprar pra resolver..e continuar gastando direito! agradeço resposta!

    • musicapps março 12, 2013 at 10:43 pm - Reply

      Qual seria o erro da polifonia?

  16. Fernando abril 29, 2013 at 9:37 am - Reply

    Caraca muito legal achar este artigo na net. Tenho um Axiom Pro 61 e estou atualmente usando o ipad com conexão Irig. Tá bem legal a sonoridade pelo fone e tal.

    Só tenho 02 perguntas pois ainda estão aprendendo sobre o Ipad. É possível conectar uma placa de áudio mais potente para não depender somente da saída de som do Ipad? Qual seria um modelo interessante?

    Não consigo usar os timbres gratuitos do sample tank, será que se eu comprar a versão paga irei conseguir ativar os timbres para o controlador?

  17. Raoni Aldrich Dorim abril 30, 2013 at 5:46 pm - Reply

    Oi Marcus, Você saberia me dizer se usando o ˜camera connection kit˜ + esta iterface stereo da behringer "uca222" funcionaria como audio padrão para aplicativos de video do ipad. Queria jogar o audio da minha mesa de som diretamente no iPad com esta tecnica para gravar vídeos no ipad e fazer clips musicais do meu projeto de One Man Band. http://youtube.com/raoniad Um grande abraço, RaoniAD

    • musicapps maio 1, 2013 at 8:16 am - Reply

      Raoni, poderá até depender do app, mas, por exemplo, ela assume o papel de interface de áudio principal do app camera da apple, então é bem provável que trabalhe bem com todos os outros.

      • Raoni Aldrich Dorim maio 2, 2013 at 1:23 pm - Reply

        Muito obrigado! Definitivamente vou adquirir uma para usar com minha mesa de som Behringer 1002FX. Obrigado, Marcus

  18. Fernando julho 22, 2013 at 10:43 am - Reply

    Olá Marcus, tenho um ipad 3 ou 4 (não sei ao certo) conectado ao meu controlador (axiom pro-61) usando a conexão do carregador do ipad. No fone de ouvido os timbres do garage band ou mesmo do igrand piano (ikmultimedia) ficam excelentes, porém quando ligo numa mesa de som usando a saída do fone do ipad o som fica muito ruim, muito chiado. Creio que seja limitação do áudio do Ipad, qual placa eu poderia conectar na saida do fone para resolver isso? Abraço e obrigado.

    • musicapps julho 22, 2013 at 12:32 pm - Reply

      Aparentemente, o cabo que vc está fazendo a ligação para a mesa não é adequado. Também pode estar indo com volume demais do iPad para a mesa. Teste com um bom cabo P2 Stereo x 2 P10 Mono e vá dando ganho no volume do iPad aos poucos.

      • fernando julho 24, 2013 at 10:36 am - Reply

        Vlw Marcus, obrigado pela resposta. Vou testar sua indicação e te respondo depois qual o resultado.

        Abraço.

  19. sandro setembro 4, 2013 at 11:31 pm - Reply

    Em primeiro lugar, parabens pois este seu site ou comunidade e algo senssacional, esta me ajudando muito…..
    acabei de comprar o usb..da mesma marca aqui no mercado livre….vou usando ele aqui com meu macbook……vou comprar meu ipad…..estou aguardando sua opiniao….que eu te mandei por mensagem…abraço…

  20. Bruno setembro 5, 2013 at 4:19 pm - Reply

    Estou desesperado!

    Se puderem me ajudar agradecerei de mais!

    Tenho um iPad 4 e comprei um app para ele de synth.
    Espetei um Camera Connection nele e o Nord Electro 3 e ele não controlou os timbres do app.
    Espetei um controlador e tbm não aconteceu nada!

    Preciso fazer alguma configuração no iPad ou ele só pode ser controlado por alguns controladores específicos (via Camera Connection)?

    Não sei mais o que fazer!

    O controlador liga na fonte; controla os tmbres do MacBook, mas não responde ao iPad!

  21. Eron Jr. outubro 3, 2013 at 1:32 pm - Reply

    Marcus Padrini. Tenho um ipad 4 e comprei um Lightning to USB Camera Adapter que conectei ao IPAD e também ao controlador via Midisopt UNO da M-AUDIO e deu a mensagem equipamento incompatível. O que devo fazer para funcionar?

  22. Jefferson dezembro 19, 2013 at 11:26 am - Reply

    Prezado Marcus,

    Comprei um HUB USB igual ao modelo de seu review, mas ele não está funcionando adequadamente com o iPad e os controladores. Gostaria de uma indicação de HUB USB para ligar controladores, interface de audio e o iPad, sem preocupação com amperagem.

    Agradecido

    • musicapps dezembro 19, 2013 at 2:23 pm - Reply

      Olá. Estou fazendo uma pesquisa com outros usuários de hubs alimentados com o iPad e escreverei um post sobre o assunto, trazendo marcas, modelos e links. Abs!

  23. Jeff agosto 18, 2015 at 11:19 am - Reply

    Bom dia !
    Acabei de comprar um controlador da Alesis V49 para usar no Ipad4. adquiri também o hub usb, já que o Ipad no consegue alimentar o controlador. Porém não obitive sucésso. Alguma sugestão?

    • musicapps agosto 20, 2015 at 11:55 am - Reply

      Está usando um adaptador original da Apple? Abs

    • Miojo dezembro 18, 2015 at 10:43 pm - Reply

      Tb tenho essa controladora e nao sei se vai funcionar :( vc resolveu seu problema Jeff?

  24. ivann agosto 24, 2015 at 4:58 pm - Reply

    eu acho que tem q ser com acessorios original

  25. Rubens outubro 1, 2015 at 7:47 pm - Reply

    Olá, Marcos! Tenho um teclado controlador Roland A-49 e no próprio manual dele já vem a possibilidade de conecta-lo a um ipad usando um hub usb alimentado. Estava a ponto de adquirir o hub quando vi uma matéria (http://ryan.com.br/blogs/quicktalk/2012/12/usar-hubs-usb-com-alimentacao-externa-pode-ser-perigoso-para-seu-aparelho/) alertando sobre os riscos de se usar hub alimentado conectado a aparelhos eletrônicos sensíveis. Considerando que a maioria dos hub que a gnte vê por aí por aí tem uma qualidade, no mínimo, duvidosa, queria saber qual modelo você acharia seguro de se usar sem causar danos ao ipad ou ao teclado. Obrigado!

    • musicapps outubro 6, 2015 at 10:34 am - Reply

      Basta comprar um hub de uma marca melhor. Existem algumas nacionais mais conhecidas. Nunca vi relatos de alguém que teve problema com isso. Eles enviam pouca energia, nada que seja suficiente para danificar o iPad ou iPhone. Abraços!

  26. kalunga76 setembro 14, 2016 at 1:39 pm - Reply

    Olá Marcus, estou adentrando nesse universo de produção musical usando ipad agora, o que não faltam são informações valiosas (em bom português!), mas esse post seu aqui eu gostaria de esclarecer uma dúvida a respeito de um equipamento que uso pra discotecar. Eu uso atualmente o Pioneer DJ WeGO 2 conectado no meu ipad. Super bacana, mas numa festa, após tocar 3h30 seguidas (kkk), a bateria acabou, haha! Eu fiquei quebrando a cabeça até antes mesmo de adquirir esse Pioneer a respeito da alimentação do ipad, e resolvi literalmente pagar pra ver. Eu ligo esse DJ WeGo 2 na tomada, e pensei que, desta maneira, ele forneceria energia pro ipad, mas não foi o que aconteceu. Portanto, esse hub USB resolveria meu problema??

  27. evairbs setembro 23, 2016 at 1:45 pm - Reply

    Marcos boa tarde,
    Tenho para meu iPad o Camera Connection Kit, uso mais para um teclado mas se eu fecho ele ou ele entra em modo de economia desligando a tela quando início ele novamente tenho que tirar e colocar novamente o conector e depois que aparece a mensagem "este acessório não é compatível com este iPad" o que pode ser isto tem alguma configuração a fazer para evitar fazer todo este procedimento a toda hora, obrigado.

    • musicapps setembro 25, 2016 at 10:43 am - Reply

      Talvez utilizar com um hib USB alimentado e impedir o bloqueio automático. Abraços!

Leave A Response


+ 9 = quinze