Matérias, Notícias, Outros Dispositivos

Korg lança monitor/amplificador para Música Móvel

Marcus Padrini abril 11, 2011 1 Comment »

Após apresentar os novos Monotribe e Wavedrum mini, a Korg traz mais uma novidade: o MMA130, um monitor/amplificador de áudio especialmente desenvolvido para a música móvel.  Eu sei que você deve estar se perguntando se a foto acima é deste post mesmo, afinal o MMA130 não parece ser algo exatamente portátil. Porém, você vai entender neste post porquê ele foi desenvolvido pensando em quem precisa de mobilidade.

O primeiro detalhe: o MMA130 funciona com pilhas e ainda oferece duas opções para esta forma de alimentação. O usuário pode escolher entre usar 12 ou 6 pilhas. Com 12, o monitor pode funcionar por até 24 horas seguidas em modo econômico ou 12 horas em modo de maior potência. Com seis pilhas, o rendimento é exatamente a metade dos números anteriores, em ambas as situações.

Mas o que seria o modo econômico? Para garantir maior durabilidade das pilhas, o MMA130 permite escolher entre diferentes potências de saída. Em modo econômico, ele trabalha com 5W RMS. Já no modo de máxima potência, são 30W RMS.

Com um eficiente woofer de 6.5″ e um tweeter de 1″, já deu para perceber que o novo monitor da Korg funcionará bem para performances em pequenos espaços e também para simples prática em casa. Porém, nada disso seria válido sem uma boa quantidade de conexões para instrumentos e outras fontes de áudio. Neste ponto, a Korg foi generosa. São duas entradas de mic/line individuais (usuário escolhe se liga cabos P10 ou XLR), duas P10 individuais, mais 3 tipos de entradas auxiliares, incluindo P10, RCA e P2 estéreo.  Na prática, isto significa poder ligar no equipamento 2 teclados em estéreo ou até 4 instrumentos em mono,  sem contar as entradas auxiliares para outras fontes de áudio, como um iPod, MP3 player e notebook.

Você já pode ter visto outros amplificadores ou monitores de áudio funcionando com pilhas, mas você se lembra de algum capaz de alimentar outros dispositivos? Pois é, o MMA130 permite a conexão de qualquer instrumento ou equipamento externo que trabalhe com 9V e 500mA. Um exemplo: é possível alimentar um teclado sintetizador ou o próprio Wavedrum mini compartilhando a alimentação por pilhas.  É claro que este recurso “bebe” energia, então a duração das pilhas cai drasticamente, podendo chegar a apenas uma hora no modo de potência máxima.

O MMA130 ainda apresenta controles de equalização e sistema anti-feedback.

A parte não muito boa do MMA130? Ele não cabe na sua mochila e não é das coisas mais leves do universo. São 12 kg de um equipamento que tem 48 cm de altura e outros 30 cm de largura. Mesmo assim, esta parece ser uma solução bem legal para amplificar os próprios produtos de música móvel da Korg e também iPads, iPhones, etc.

A Korg exibiu o produto a primeira vez na MusikMesse 2011. Disponibilidade e preço ainda serão divulgados.


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


nove × 8 =