Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

iRig Mic: microfone profissional para iPad/iPhone/iPod Touch (Review)

Marcus Padrini abril 15, 2011 48 Comments »

O iRig Mic foi apresentado pela IK Multimedia como o primeiro microfone condensador profissional especialmente desenvolvido para iPhones/iPods Touch e iPads. Por trabalhar com a mesma filosofia do adaptador iRig, conectando-se à entrada de fones de ouvido/microfone dos dispositivos iOS, o iRig Mic é compatível com todos os modelos destes gadgets. Neste review vamos falar um pouco sobre o iRig Mic e suas aplicações, que vão além das possibilidades musicais.

-

Tirando da caixa

Fizemos o unboxing do iRig Mic há algumas semanas. Se você ainda não conferiu, aí está:

-

Construção

Como dissemos no unboxing, o iRig Mic é bem construído e tem aparência e peso de microfone profissional. Um único detalhe que poderia ser um pouco diferente é o cabo que considerei fino e que também está preso ao microfone, o que pode dificultar uma eventual substituição. No geral, o iRig Mic inspira confiança e passa a ideia de ser algo durável.

-

Primeiros testes

O iRig Mic não é um microfone comum, daqueles que você usa para ligar em uma mesa de som, ou a um amplificador. Por isto mesmo, acredito que compará-lo a estes equipamentos nem seja o ideal. Sua finalidade é proporcionar qualidade na gravação de áudio nos dispositivos móveis da Apple.

O iRig Mic pode ser monitorado com qualquer fone de ouvido.

Então, nada melhor do que uma comparação simples e objetiva. Neste teste, comparamos a qualidade de gravação entre o microfone interno de um novo iPod Touch com a do iRig Mic. Apenas uma frase, em um local silencioso e sem nenhum tratamento acústico.

Confira o resultado e ouça a diferença:

iPod Touch Built-in Mic x iRig Mic by musicapps

Ficou fácil constatar pelo menos três melhorias usando o iRig Mic: melhor definição da voz, muito menos ruído e valorização das frequências mais graves.

-

Gravação de instrumentos e voz

É claro que o iRig Mic chama a atenção de músicos e vocalistas. Poder gravar vozes e instrumentos, com qualidade, direto do seu tablet ou telefone é realmente algo muito bom. Já existem vários exemplos destas gravações na internet e decidimos fazer o nosso também.

É importante observar que o iRig Mic apresenta uma chave seletora de ganho de entrada. Cada uma das posições é adequada para o volume ou tipo de fonte de áudio que você deseja gravar. A primeira posição (inferior) é voltada para fontes de áudio de maior potência, sendo ideal para gravar shows, bandas tocando ao vivo, ou outras fontes, que geralmente fazem o áudio de sua câmera de vídeo estourar.

A posição do meio é para a maioria das aplicações, incluindo a gravação de voz. É uma ótima relação entre ruído e potência de sinal de entrada.

Já a última posição, a superior, é especial para fontes sonoras com baixo volume. Neste modo, o microfone fica extremamente sensível e ideal para registrar sons distantes ou instrumentos acústicos de pouco volume.

Chave de seleção da sensibilidade do ganho de entrada.

No meu teste, decidi fazer uma gravação no GarageBand, combinando violão, flauta transversal e voz. Destes três instrumentos, o único que posso dizer que sou razoável é a flauta. Desde já peço desculpas pelo violão e pela voz (mais ainda ao Chico Buarque), mas acho que foi o suficiente para perceber as diferenças entre o microfone interno do iPad, um microfone headset da Apple e o iRig Mic.  A música (ou o assassinato dela) é uma versão (sofrida) de “A Rita”, de Chico Buarque.

No vídeo acima, é importante observar que apenas a gravação da voz foi realizada em diferentes microfones, o violão e a flauta foram gravados com o iRig Mic ao longo de toda a música. Um outro detalhe: o violão de nylon é algo realmente baixo de difícil de se gravar. Para registrá-lo adequadamente optei pela máxima sensibilidade do iRig Mic, o que facilita a captura do sinal, mas também eleva o ruído na gravação. Mesmo assim, creio que ficou satisfatório para um teste rápido.

-

Ruído?

Trabalhar com a gravação de voz e instrumentos acústicos é saber lidar com ruídos. Logo, quando vi o lançamento do iRig Mic, fiquei bastante curioso sobre como ele iria enfrenta essa questão. Sabemos que o iPhones e iPads não foram feitos para a gravação de áudio profissional. Nem eles, nem seus conectores de áudio P2, que naturalmente já têm problemas na captura adequada do sinal de áudio.

Conexão do iRig Mic ao iPad.

Com o iRig Mic considerei o nível de ruído aceitável para o trabalho de gravações com boa qualidade. Não chega a apresentar o mesmo sinal limpo de um iPad com o Camera Connection Kit e um bom microfone USB, mas é bastante satisfatório e prático.

-

Outras aplicações

Não são apenas os músicos e vocalistas que poderão gostar do iRig Mic. Há vários outros públicos para o microfone da IK Multimedia. Entre aqueles que consigo lembrar mais rapidamente, poderia citar jornalistas e blogueiros.

Que tal fazer a cobertura de um evento ou uma entrevista usando apenas o iPhone ou o iPod Touch. Entrevistas e locuções terão muito mais qualidade. Outra possibilidade: é uma ótima ferramenta para quem trabalha com podcasts.

Com os atuais aplicativos disponíveis para iPad/iPhone/iPod Touch é possível realizar trabalhos inteiros, se você puder gravar áudio e vídeo com certa qualidade. Com o MultiTrack Daw, FourTrack, StudioTrack ou GarageBand dá para fazer um Podcast inteiro, gravar entrevistas para o rádio, etc. Com o iMovie, registrar entrevistas e eventos com qualidade de vídeo bastante superior à que víamos há até pouco tempo em TVs (registradas com webcams, etc) ficou bastante plausível. Aliás, vale lembrar que o iRig Mic funcionará em todo e qualquer app que utilize o microfone dos dispositivos, incluindo os apps Camera e iMovie.

Segue mais um teste que fizemos com a gravação de áudio externa, em uma rua de Belo Horizonte, comparando a qualidade de registro do microfone interno de um novo iPod Touch à do iRig Mic.

-

Disponibilidade

O iRig Mic é oferecido no Brasil pela Quanta Store e pode ser adquirido online neste link.

-

MusicApps sobre o iRig Mic:

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (3.5/5)
Preço: (4/5)
Geral: (4.5/5)

Conclusão e considerações finais:

O iRig Mic é uma solução muito versátil para a gravação de áudio com dispositivos iOS. Seu público vai além de músicos e vocalistas e abrange também outros profissionais que precisam trabalhar com registro de áudio com mobilidade, qualidade e praticidade.

Compatibilidade é um de seus pontos fortes. Tirando a possibilidade da Apple alterar completamente seu padrão de conexão de fones de ouvido/microfones em seus dispositivos, o iRig Mic é e será compatível com todos os modelos de iPods Touch, iPads e iPhones.

Com qualidade de áudio muito superior à obtida com os microfones internos desses dispositivos, podendo ser monitorado com fones de ouvido e funcionando sem nenhuma necessidade de alimentação, o iRig Mic é uma excelente companhia para qualquer pessoal que deseja gravar áudio de qualidade com iPhones, iPods Touch e iPads.


Posts Relacionados

48 Comments

  1. Stanley maio 23, 2011 at 4:17 pm - Reply

    Não consigo fazer a gravação multicanal no vocalive… :-(

    Se eu gravo um violão em uma pista, caso queira gravar um vocal com efeito de pitch em outra pista, por exemplo, não consigo nem por nada! O efeito não entra!

    Onde posso encontrar maiores informações para trabalhar com o vacalive?

    • musicapps maio 23, 2011 at 4:32 pm - Reply

      Stanley, você comprou o recurso de gravação multicanal do vocalive? Você tem que ter o recurso de gravador multipista para trabalhar desta forma. Farei um review do app muito em breve ensinando como usá-lo. Abraços

  2. Stanley maio 24, 2011 at 1:57 pm - Reply

    Sim, comprei… Mas acho q não é muito intuitiva a forma de trabalhar com os efeitos e ajustar para cada pista. Tipo… Escolho um preset de efeito, altero e faço uma gravação em uma pista. Depois, se quiser gravar um violão, não consigo gravar em outra pista com outros efeitos… Tenho que criar um novo projeto.

    Bem, vou aguardar o review então. :-)

    Obrigado!

  3. jean maio 28, 2011 at 8:15 am - Reply

    Bom dia Marcus adorei o seu site. Tem boas dicas e ajuda muito. Estou precisando de uma orientação sua. Também sou jornalista e moro em BH. Trabalho com locução há muito tempo. Hoje o que uso e um note da dell Vostro, uma mesa beringher 1204fx e uma placa de captura de audio que vem com essa mesa via usb. Uso um microfone Shure Lyric 8700. Faço boas gravações nesse equipamento. Há algum tempo fiz umas grvações melhores com o microfone beringher C1 e estou pensando comprar um da mesma marcar chamdo B2. Me falaram que é muito bom. Tenho um espaço legal aqui em casa para fazer as gravações. depois de ver suas dicas penseio que vc me recomenda.

    • musicapps junho 4, 2011 at 10:06 am - Reply

      O B2 é um microfone legal. Se você tem um espaço bacana em casa, com boa acústica, poderá sim fazer ótimas gravações para o que você precisa. É sempre bom pensar no tipo de microfone que você irá escolher de acordo com aquilo que irá fazer. Um exemplo. Se sua casa tem boa acústica, mas os ruídos de fora entram no ambiente, um microfone dinâmico unidirecional talvez seja a melhor opção. Ele elimina bastante o ruído que chega além da voz. Sua limitação, na maioria dos casos, é ter uma captação reduzida de determinadas frequências. Para gravação de instrumentos, por exemplo, os condensadores são ótimas opções, mas sempre irão exigir uma sala com um certo tratamento, ou é dor de cabeça na certa.

      Me fale um pouco mais sobre sua dúvida para poder ajudá-lo melhor. Abraço!

  4. Giovani junho 16, 2011 at 2:42 am - Reply

    Ola!
    Estou pensando em comprar um irig mic para cantar ao vivo com um iPad, mas não sei se esses aparelhos dão conta do recado, se não falham ou dão ruidos devido a distorções. Se puder me esclarecar te agradeço!

    • musicapps junho 16, 2011 at 4:06 pm - Reply

      Com tudo bem ajustado, principalmente ganho do microfone e volume de aplicativos e caixas, não há o menor problema. Funcionará muito bem. O nível de ruido é superior aos de interfaces de áudio USB ou microfones USB, mas o suficiente para realizar boas gravações. Logo, para ao vivo não será um problema. Lembrando que você irá precisar de um cabo P2 estéreo x 2P10 mono para ligar a saída do iRig Mic ao mixer. Abraços

  5. Giovani junho 16, 2011 at 2:46 am - Reply

    E outra coisa, como comprar a versão paga (completa) do vocalive?
    Ouvi dizer que apenas com cartão internacinal, mas o internacional brasileiro vale?
    Grato!

    • musicapps junho 16, 2011 at 4:08 pm - Reply

      Você deve se cadastrar na Apple, criando um Apple ID. Pode fazer isso direto do iPad no app App Store. O cartã de crédito internacional emitido no Brasil funcionará sem problema algum.

  6. Guilherme Mattos julho 14, 2011 at 8:36 pm - Reply

    o irig funciona no ipad 2?

    • musicapps julho 15, 2011 at 2:27 pm - Reply

      Guilherme, com certeza. Ele e o iRig Mic funcionam em qualquer dispositivo iOS que tenha entrada P2 para microfone.

  7. Igor julho 21, 2011 at 11:46 am - Reply

    Da pra ligar o iRig no pc?

  8. Tiago setembro 24, 2011 at 9:09 pm - Reply

    Olá amigo, obrigado pelas informações e testes do site. Gostaria de saber se o iRig Mic é adequado para fazer beatbox em apps de loop tipo o Loopy 2 ? Se não, qual configuração você me indicaria ? Obrigado.

    • musicapps setembro 26, 2011 at 1:50 am - Reply

      É sim, com certeza. Irá funcionar com qualquer app de áudio que use a entrada de fone/microfone para captar o som. Abraços

  9. Vitor Ferraz outubro 12, 2011 at 9:13 pm - Reply

    Oi, mt bom o review sobre o Irig Mic, gostaria de saber se eu posso gravar um video cover usando o Irig direto da camera do Ipod Touch 4, e tambem gostaria de saber aonde posso compra-lo. Obrigado

  10. Vitor Ferraz outubro 12, 2011 at 9:18 pm - Reply

    Oi, tenho outra duvida, ele funciona apenas junto com o aplicativos da IK Multimedia? ou ele depois de conectado no Ipod passa a ser o microfone principal do aparelho? Muito Obrigo

    • musicapps outubro 13, 2011 at 12:19 am - Reply

      Funciona com todos os apps de áudio.

  11. elton outubro 19, 2011 at 11:42 am - Reply

    Acho muito legal o iRig, estou ansioso para comprar, mas tenho uma dúvida: posso usar o iRig para fazer um flash ao vivo para rádio ligando ele no iphone? Seria um salto na qualidade, lógico que a qualidade da chamada telefonica influencia, mas seria muito interessante.

    • musicapps outubro 19, 2011 at 1:40 pm - Reply

      Olá! Com certeza pode. Ele assume a função de headset, passa a ser o seu microfone do iPhone.

  12. Eduardo Martins novembro 5, 2011 at 10:54 pm - Reply

    Parceiro muito obrigado pela iniciativa do projeto do site, e muito obrigado por compartilhar a sua experiência com o microfone. Estava precisando de uma solução para uns videos que faço para um projeto particular com o meu iphone e agora sem pestanejar vou comprar um. A propósito, onde você comprou o seu?

  13. márcio fevereiro 29, 2012 at 11:58 am - Reply

    Eu trabalho numa rádio, será que poderia usar para entrevista ao vivo usando meu iphone alem de gavações de matérias com o ipad. Que programa vcs recomendam para fazer esse tipo gravações? abraços.
    muito boa a reportagem

    • musicapps fevereiro 29, 2012 at 10:08 pm - Reply

      Com certeza, Márcio. Use o Multitrack DAW ou diversos outros que já indicamos por aqui. Grande abraço!

  14. joao setembro 27, 2012 at 3:22 pm - Reply

    ola marcus esse iRig mic funciona em macbook ??????

    • musicapps outubro 16, 2012 at 4:44 pm - Reply

      Poderá funcionar em alguns modelos, mas não pude testar em todos.

  15. joao setembro 27, 2012 at 3:30 pm - Reply

    onde posso comprar sem ser pela internet o irig mic obrg

    • musicapps outubro 16, 2012 at 4:42 pm - Reply

      Realmente não sei. Mas hoje comprar pela internet é bastante seguro.

  16. Tatiana dezembro 8, 2012 at 10:57 pm - Reply

    Olá, por gentileza, o iRig Mic é compatível com a última versão do IPad (with Retina Display)? Grata.

  17. rubens janeiro 16, 2013 at 7:17 pm - Reply

    Ola meu nome é Rubens pode me adar uma informação eu tenho uma web radi e gostaria de transmitir ao vivo o ouvinte utilizando o iphone,(de iphone pra iphone o custo da ligação e menos) gostaria de ligar o iphone na mesa de som por um cabo (estou a procura do mesmo)esse irig mic da pra ligar ?ou seria outro cabo? eu ja tenho o phone hydrid que permite transmitir o ouvinte por linha telefonica e gostaria muito de adiquirir o capo que possibilite ligar o iphone a mesa de som mesa essa yamaha cx 166 usb
    espero respostas obrigado..

    • musicapps janeiro 16, 2013 at 11:38 pm - Reply

      Rubens, a melhor solução é adquirir um iRig MIC para capturar sua voz com qualidade e utilizar na saída do iRig MIC um cabo 1 P2 Stereo x 2 P10 mono. As duas pontas mono entram na sua mesa em um canal estéreo e fim do problema. Este cabo está sendo vendido em diversas lojas de eletrônica e não tem nada demais. Vc pode mandar fazê-lo tb. Abs!

  18. Jp Silva março 4, 2013 at 2:38 am - Reply

    Impressionado com o seu trabalho aqui no site!!!!
    Com certeza esse microfone eu vou comprar!!!

    • musicapps março 4, 2013 at 2:52 am - Reply

      Fico feliz com o elogio! :) Abs.

  19. Octavio março 26, 2013 at 10:50 pm - Reply

    Marcus, participo de uma banda de covers. Usamos microfones convencionais, e gostaria de utilizar o IRig Mic junto com o Vocalive para conseguir utilizar efeitos em ensaios e apresentações ao vivo. Vc acha que funcionaria? Muito obrigado.

  20. Leonardo maio 20, 2013 at 3:25 pm - Reply

    Já havia acompanhado este review a muito tempo, e só posso dizer que é ótimo. Mas nesta semana me surgiu uma dúvida: Utilizando a opção inferior do iRig mic eu poderia utilizá-lo também para microfonar um aplificador de guitarra para uma apresentação ao vivo? Vlw.

  21. Edison agosto 4, 2014 at 9:20 pm - Reply

    Marcos Boa Noite..
    Etou um tanto decepcionado..Comprei um Irig Mic… Tem um ano atras, porem por motivos de obras, somente agora fui utiliza-lo, mas para minha decepcão nao funcionou… Seria necessario fazer alguma mudança no IPAD Geraçao 4 para funcionar corretamente… O mocrofone nao da sinal nenhum..Sera que veio com defeito. Nao existe nenhum video que mostre como utiliza-lo corretamente.

    • musicapps agosto 10, 2014 at 4:13 am - Reply

      Edison, vc não teria que fazer nada especial, além de conectar o microfone. Me fale como está tentando usar e em qual app.

  22. Edison agosto 23, 2014 at 9:06 pm - Reply

    Poxa finalmente uma luz no fim do tunel.. Muito obrigado por me responder irmao…. Quando vc. diz app significa o que? Eu tenho Garage Band … Vocal Live e outros.. Quando eu coloco o Irig Mic.. E coloco o fone junto com ele..Escuto a minha voz, que é captado pelo Ipad..Nao por ele..Entendeu? Que bom que vc. respondeu amigo..Obrigado mesmo..Deus te abençoe mano.

    • musicapps agosto 26, 2014 at 11:45 am - Reply

      Apps são os aplicativos que vc usa com ele. Entendi o problema. Você adquiriu o microfone no Brasil? Já tentou entrar em contato com a loja para um suporte? Abs

  23. Jhonatas setembro 8, 2014 at 1:27 am - Reply

    Marcus, alguma dica relacionada a uso ao vivo? Pois joguei o ipad com irig mic na mesa de som pra usar ele ao vivo, tava dando muita microfonia, os retornos de palco interferiam demais, a sensibilidade e muito alta! Alguma dica pra usar sem problemas com o restante do instrumental da banda?

    • musicapps setembro 9, 2014 at 5:31 pm - Reply

      Tente deixar o volume do iPad mais baixo e aumente na mesa. Recomendo para aplicações ao vivo algum microfone com conexão digital. O iRig Mic HD ou um microfone conectado à iRig PRO, por exemplo. A qualidade do áudio é melhor a estabilidade também :)

  24. luiz claudio agosto 26, 2015 at 6:33 pm - Reply

    Boa noite eu tenho um apple 4s e to pensando em comprar esse microfone para fazer transmissoes ao vivo ,como jogos de futebol ,me diz ai eu ligo do meu celular para o celular da radio e coloco o microfone no meu celular e fica tudo tranquilo para transmissao é isso? posso ligar da rua do meu celular e utilizar o microfone e dar flashes que fica legal?

    • musicapps agosto 27, 2015 at 4:36 pm - Reply

      Luiz, com certeza. É uma das melhores opções para essa finalidade. Abs

Leave A Response


nove × = 27