Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

iReal Book volta à App Store com novo nome e outras novidades

Marcus Padrini abril 18, 2011 1 Comment »

Os músicos que gostam de Jazz sabem a importância do Real Book, uma publicação antiga, escrita à mão, reunindo cifras e outros detalhes de notação de vários clássicos do estilo. O formato se popularizou e várias compilações foram produzidas seguindo e ideia, podendo ser encontradas no mercado até hoje, agora vendidas por editoras e reunindo diversas outras músicas, dos mais variados estilos.

iReal b no iPad

É claro que a proposta não demoraria a ter sua versão para iOS e, há tempos, o app iReal Book já é bastante popular na App Store. Porém, por questões legais, envolvendo direito autorais , o aplicativo andou desaparecido da loja da Apple. Agora o iReal Book volta à ativa, com novo nome (agora apenas iReal b) e novos recursos.

O Real Book de papel já era legal, porém que tal poder fazer a transposição de tonalidade de todas as músicas impressas? O que acha da possibilidade de sempre adicionar novas músicas ao seu arquivo?  Editar as cifras como quiser? E, por último, que tal se o Real Book tocasse as músicas para você, com diferentes instrumentos, andamentos e estilos? Tudo isso é possível no iReal b para iOS, app compatível com iPhones, iPod Touchs e iPads.

-

Dê uma olhada no que o iReal b pode fazer:

Se um dos problemas responsáveis por tirar o iReal Book da App Store tinha legação com direitos autorais das canções incluídas, os desenvolvedores criaram uma maneira perspicaz de driblar este empecilho. O iReal b agora não vem com nenhuma música, apenas com exercícios e pequenos exemplos de estilos. Porém, basta acessar o fórum do desenvolvedor para baixar milhares de músicas para o aplicativo! Um dos primeiros links do fórum é “Baixe 1200 standarts do Jazz”. Detalhe: você acessa o fórum à partir do seu dispositivo iOS, clica nos links e as músicas já aparecem instantaneamente dentro do aplicativo.

Edição de música no iReal b

O iReal b ainda permite ao usuário enviar músicas por e-mail (como link para abertura em outro dispositivo iOS com o app e como imagem no corpo da mensagem), editar e criar músicas e depois enviá-las ao fórum para compartilhar o trabalho e, por fim, imprimir as canções via recurso Air Print. As músicas também podem ser exportadas como arquivos de áudio AAC e WAV.

Se você gosta de Jazz, Bossa Nova, Samba, MPB ou baladas, independente de seu instrumento musical, o iReal b é presença obrigatória em seu iPad/iPhone/iPod Touch. Para quem costuma carregar o Real Book para os palcos, a combinação iPad + iKlip + iReal b é muito interessante!

A versão iReal b para o Mac está à caminho.

iReal Pro (AppStore Link) iReal Pro
Desenvolvedor: Technimo LLC
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!


One Comment

  1. Rogermusic outubro 6, 2012 at 1:55 am - Reply

    Cara, interessantíssimo este aplicativo!!!

    Inclusive é ótimo para Lecionar…

Leave A Response


nove − = 8