iKlip prende seu iPad a pedestais para microfone (Review)

O iKlip é um acessório desenvolvido pela IK Multimedia, capaz de fixar o iPad a um pedestal de microfone tradicional, deixando o músico livre para poder tocar instrumentos, cantar, ou desempenhar qualquer outra atividade sem ter que segurar o tablet com uma das mãos, utilizar um pedestal ou mesa exclusiva para apoiá-lo. Já estou usando o iKlip há algum tempo e neste review vou falar um pouco sobre as minhas impressões sobre o produto.

Design e construção

Projetado e construído na Itália, o iKlip foi desenhado para receber perfeitamente o iPad de primeira geração, com resistente, porém discreta, estrutura em plástico termomoldável. De fato, ao se olhar de frente, com o iPad fixado, é difícil até notar que há um suporte sustentando o tablet.

O acessório é compatível com os pedestais de microfone disponíveis no mercado. Como possui ajustes de fixação, não é necessário adquirir nenhum modelo particular de pedestal.

Antes do iKlip, não havia muitas opções. Em ensaios ou shows, o iPad estava na mão ou em alguma mesa, em cima de teclados, etc. Nenhum lugar seguro e adequado. Além disso, iPad sempre com case para evitar qualquer dano.

O iKlip aceita fixar apenas o iPad sem o case. O medo inicial vai embora rapidamente depois que você percebe que o acessório fixa o gadget tão bem que é praticamente impossível imaginar uma queda ou algo do gênero.

Montagem e instalação

O processo de montagem é bem simples. Há apenas um parafuso e as demais peças são de encaixe. Duas partes que se encaixam são responsáveis por prender o acessório ao pedestal do microfone. Um parafuso borboleta garante a perfeita fixação da peça ao pedestal.  Após fixá-lo, basta escolher a inclinação do suporte para o iPad e encaixá-lo.

Flexibilidade, estabilidade e fixação

Podendo ser fixado em várias posições e apresentando ajustes de inclinação, o modo de utilização do iKlip é bastante flexível. Sua estabilidade está profundamente ligada à qualidade do seu pedestal de microfone. O iPad é bem mais pesado que a maioria dos microfones convencionais. Um pedestal de má qualidade pode não ser tão estável.

Por mais que seu pedestal de mic seja pesado e bem construído, ao tentar tocar um app de instrumento no iPad, será difícil evitar que ele se movimente e balance um pouco. Porém, não é nada que impeça a perfeita utilização dos apps.

Principais utilizações do iKlip

São inúmeras possibilidade, porém as mais comuns seriam: facilitar a leitura de partituras, cifras e letras de músicas, melhorar a interação de guitarristas e baixistas com os apps desenvolvidos para seus instrumentos e transformar o tablet em uma espécie de monitor para o trabalho com aplicativos de gravação ou com suporte MIDI. Esta última, aliás, tem sido a minha mais frequente forma de trabalho.

Exclusivo para o iPad 1

Este é um detalhe cruel. Como foi feito sob medida e tem sua estrutura composta por material rígido, o iKlip não é capaz de se ajustar para receber o iPad 2. Nem adianta tentar. O risco de quedas bastante perigosas é grande para o novo modelo. A IK Multimedia já informou que o iKlip para o novo iPad chegará ao mercado em breve.

Disponibilidade

O iKlip é vendido no Brasil pela Quanta Store. No momento de produção deste review, o item estava indisponível para a compra. Porém, há uma opção na página do produto para se cadastrar e receber um aviso quando a situação de entrega for normalizada.

MusicApps sobre o suporte iKlip para iPad:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:4/5]
Compatibilidade: [Rating:3/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Preço: [Rating:3.5/5]
Geral: [Rating:4/5]

Conclusão e considerações finais:

Se você pensa em usar o iPad em ensaios ou no palco, lê partituras e cifras no tablet, ou utiliza o dispositivo como um painel virtual para seu teclado sintetizador, o iKlip é uma excelente aquisição. O produto é leve, mas muito bem construído e resistente. Boa estabilidade e ótima fixação. Excelente companhia para apps de produção musical, como o GarageBand.

Curta e compartilhe!