Matérias, Notícias, iPad

Gravando e tocando com dois iPads

Marcus Padrini abril 5, 2011 1 Comment »

Uma das coisas mais legais de poder trabalhar com dois iPads é justamente testar como eles podem funcionar juntos para a música. Desde que o iPad 2 chegou, tenho tentado experimentar diversas situações. Uma delas foi gravar com um iPad instrumentos tocados no outro tablet.

Sei que já demonstrei outras vezes tocar no iPod Touch gravando no iPad, gravar vários instrumentos com o iRig em um aplicativo, etc. Porém, esta foi a primeira vez que pude tentar fazer algo envolvendo os apps que mais gosto, utilizando o GarageBand para fazer as gravações e também para complementar as músicas com seus próprios instrumentos.

Decidi gravar uma ideia qualquer apenas para ilustrar o processo. No iPad 1 abri o GarageBand e conectei o Camera Connection Kit com a interface USB UCA222 da Behringer. Com um cabo 1P2 x 2RCA liguei a saída de áudio do iPad 2 às entradas RCA da interface de áudio USB. A estrutura estava pronta!

A partir desse momento poderia gravar no GarageBand qualquer um dos meus apps musicais favoritos sendo tocados no outro iPad, com ótima qualidade sonora e em estéreo. Outros apps já fariam isso, mas o GB, além de permitir a gravação, oferece diversos instrumentos e efeitos para complementar as ideias. O iPad + Camera Connection Kit são uma solução completa para gravação em qualquer lugar. Porém, o iPad + CCK + GarageBand fazem isto e ainda formam um ambiente ideal para desenvolver e começar a produzir suas músicas.

Abaixo o trecho que mistura instrumentos do GB e outros apps musicais rodando no iPad 2.

2 iPads, GarageBand e outros apps musicais by musicapps

-

Apps utilizados:

Todos os apps foram gravados como faixas de áudio em estéreo. Efeitos foram inseridos no próprio GB. A faixa foi finalizada no MultiTrack DAW, apenas para fazer o efeito de Fade Out, que vergonhosamente não está disponível no GB para iPad.

A maior vantagem deste tipo de gravação com o CCK e uma interface de áudio ou microfone USB é o baixíssimo, para não dizer inexistente, nível de ruído. É possível capturar qualquer fonte de áudio com o sinal livre de qualquer problema.


Posts Relacionados

One Comment

  1. Samuel abril 5, 2011 at 10:01 pm - Reply

    Sensacional, pra vc ligar a placa de áudio da Behringer não é necessário driver?

Leave A Response


sete − = 3