FunkBox e MoDrum mostram que controlar vários apps ao mesmo tempo no iOS está próximo!

Quando comecei a escrever este post, a notícia era apenas a seguinte: o FunkBox para iOS acaba de receber atualização e é o mais novo app capaz de ser sincronizado via MIDI, utilizando o recurso de Porta MIDI Virtual, anunciado pela Finger Pro.

Obviamente, decidi testar a novidade. Foi quando, na tela de configuração do FunkBox, um detalhe me chamou a atenção: a opção de receber ou enviar notas via MIDI, semelhante à que havia visto no MoDrum. Explicando: o FunkBox seria capaz de tocar seus sons comandado por notas enviadas por outro app, rodando em background, ou então controlar outro app enviando notas MIDI.

Claro que fiz o teste e … voilà!

No vídeo acima, o app MoDrum começa a tocar um ritmo e envia mensagens MIDI com o tempo que está utilizando e também cada nota tocada. Ele dispara o BassLine, que está em prefeita sincronia. Diminuí o volume do Modrum, mesmo assim ele continuou enviando as mensagens MIDI. Então, abri o FunkBox e habilitei a opção de recebimento de notas MIDI. Resultado: FunkBox sendo sincronizado e controlado pelo app MoDrum. O contrário também pode ser feito.

Estes testes e novidades querem dizer apenas uma coisa: o dia em que irá surgir um app capaz de controlar vários outros como se eles fossem simples plugins parece não estar longe. O mais legal é que isso poderá acontecer em um mesmo dispositivo ou entre vários outros, em uma mesma rede Wi-fi.

Por enquanto, apenas estes três apps funcionam com este recurso de Porta Midi Virtual.

[app 408872480]

[app 298147000]

[app 350437349]

Curta e compartilhe!