Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Zen Piano e TapForce teriam inspirado o teclado virtual do GarageBand ?

Marcus Padrini março 8, 2011 No Comments »

Logo que o GarageBand para iPad foi anunciado, uma das grandes novidades mais comentadas foi o teclado virtual sensível ao toque, capaz de intensificar ou não os timbres, de acordo com a força do contato na tela. A Apple revelou como a mágica acontece: o acelerômetro é capaz de captar os mais leves deslocamentos do dispositivo ao receber o toque na tela e converter o parâmetro para controlar a intensidade do som.

No mesmo dia peguntei por aqui e no Twitter por que será que ninguém havia implementado esta solução até o momento. Bom, pode ser que alguém já tenha implementado, mas não com este nome e nem revelando a tecnologia.

Nosso leitor Fabio Pio enviou por comentário a dica do app Zen Piano, gratuito na App Store, que anuncia a tecnologia TapForce, capaz de trabalhar com sensibilidade à força no teclado virtual. A TapForce é apresentada no site do desenvolvedor com o status de patente pendente e não há maiores informações sobre seu funcionamento.

Já conheci alguns métodos inusitados para fazer esta mesma ação, incluindo apps que captam o som do toque dos dedos na tela e transmitem a informação para controlar a intensidade dos timbres. Baixei o Zen Piano e resolvi fazer uma bateria de testes para tentar entender a TapForce.

Piano do GarageBand

Inicialmente, toquei o Zen Piano da maneira mais óbvia possível, segurando o iPhone com as duas mãos e tocando com os polegares. Realmente, a sensibilidade do app é impressionante. Ele capita níveis bastante diferentes de força. A região das teclas não fazem o timbre variar, quando tocadas com a mesma intensidade. Também não é nada relacionado à área do dedo em contato com a tela. Mesmo apenas usando a ponta dos dedos, o som varia de acordo com a força.

Isolei o microfone do dispositivo e o app continuou funcionando da mesma forma. Decidi fazer o seguinte teste: coloquei o iPhone em uma superfície bem plana e mais dura e toquei o app sem segurar o aparelho com a mão, deixando-o solto na mesa. O resultado foi basicamente o mesmo, mas com ligeiramente menos variações no timbre.

Por último, mantive o iPhone na mesa mas, com uma das mãos, imobilizei o aparelho na superfície. Toquei com diferentes velocidades e níveis diferentes de força. O resultado? Praticamente nenhuma variação no timbre, não importando a força aplicada.

Pelo menos nos meus testes, tudo leva a crer que a TapForce foi a primeira solução do gênero a fazer uso do acelerômetro. Como era de se imaginar, quando menos sujeito a movimentos, menor será a capacidade do app para detectar a força do toque na tela.

Não tenho certeza destas informações, apenas comento minhas impressões utilizando o app. Comentários e opiniões são muito bem-vindos! Baixe o Zen Piano, gratuitamente, no link abaixo:

Zen Piano - Use the Force (AppStore Link) Zen Piano – Use the Force
Desenvolvedor: Konstantinos Eleftheriou
Preço: Free
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


9 − quatro =