Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad

SynthX chega ao iPad (mini Review)

Marcus Padrini março 5, 2011 No Comments »

O SynthX foi considerado um dos destaques na NAMM 2011, o GearWire chegou a chamá-lo de “o sintetizador mais legal” do evento, mesmo sendo um app musical para iPad em comparação a hardwares tradicionais.  Esta semana, o SynthX chegou à App Store. Poderia ter feito o anúncio dele por aqui apenas com as informações do desenvolvedor, mas decidi esperar para poder testá-lo com mais calma e já registrar minhas impressões.

Logo que toquei os primeiros minutos com o SynthX, já sabia que passaria um bom tempo com ele. O sintetizador é, sem dúvidas, um dos mais versáteis aplicativos musicais já lançados para o iPad, no que se refere à tocabilidade. São 5 possibilidades de performance: é possível tocar com uma interface de linhas (semelhante à do Bebot ou MorphWiz), teclado virtual, com as notas em pequenos retângulos (como o expressionPad ou Mugician) e ainda controlá-lo via MIDI ou usá-lo para controlar sintetizadores e softwares via Camera Connection Kit.

Não bastassem todas estas possibilidades, os sons gerados pelo SynthX podem ser impressionantes. Por ser fruto de um trabalho de quem tem experiência no desenvolvimento de softwares sintetizadores (Way Out Ware), o SynthX pode realizar coisas fantásticas. Porém, por pretender ser um verdadeiro instrumento musical, você precisará passar algum tempo com ele para conferir tudo que ele pode oferecer.

Fiz um vídeo para demonstrar o SynthX na companhia do Korg microX. Inicialmente, nada de MIDI, apenas dois presets que fiz rapidamente no app. No final do vídeo, a demonstração de camadas com um som do SynthX e timbres do microX sendo controlador via MIDI.

O que dizer do SynthX? Ótimos sons, muitas possibilidades de edição e performance, boa implementação MIDI e uma das latências mais baixas que já experimentei no iOS, tanto com timbres internos, como no controle MIDI. Senti falta do envio das mensagens de bend via MIDI, fundamentais para aproveitar a interface do iPad para dar mais expressividades aos timbres de sintetizadores externos.

Confira o vídeo de demonstração do desenvolvedor:

Extremamente leve, customizável, com baixíssima latência e sons poderosos, o SynthX é presença obrigatória nos iPads daqueles que curtem sintetizadores.

SynthX (AppStore Link) SynthX
Desenvolvedor: Way Out Ware, Inc.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

Leave A Response


sete − 7 =