Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

LoopJ da Amidio chega ao iPad e é gratuito na App Store americana!

Marcus Padrini março 2, 2011 2 Comments »

O LoopJ é apresentado pela Amidio como a primeira estação móvel para DJs capaz de ser verdadeiramente interativa. Com bastante trabalho de desenvolvimento, a idéia é apresentar uma nova forma de combinar e alterar loops em tempo real, com base na pesquisa que propõe que qualquer música eletrônica pode ser dividida em cinco camadas.

Já tive a oportunidade de testar o app e ele funciona da seguinte forma: na interface de entrada vemos 5 linhas de figuras em cores diferentes, que são os elementos da música, como por exemplo a batida, melodia e baixo. Cada linha conta com 4 colunas, com figuras de mesma cor. Cada um destes elementos é um som em loop. Todos estão devidamente sincronizados.

A interface é sensacional e chega a parecer a de um jogo. Um toque em qualquer figura e você ouve o sample correspondente. Toque em mais de uma figura e ouça vários loops juntos, em perfeita sincronia. Arraste o dedo em uma figura para esquerda e para direita para aplicar filtros de LP e HP no loop executado. Deslize o desdo na vertical para controlar o ganho de cada loop.

Uma vez que já descobriu quais são os sons da tela, aperte o botão play e comece a escolher quais samples irão tocar em cada ciclo do sequenciador. O app sempre irá tocar um loop de cada categoria por vez. Veja o exemplo que gravamos:

Se você já está acostumado aos apps para DJ, verá algumas coisas familiares no LoopJ. Existem dois decks (A e B), sempre tocando juntos e em sincronia. No alto da tela há um controle de crossfader. Há ainda disponíveis controle de ganho geral, ajustes de tempo, efeitos com controles XY e um filtro HP geral, aplicável a um deck por vez.

Para quem quer apenas se divertir com o app, é possivel escolher rapidamente entre 5 sets completos  com loops de fábrica. Já para quem quer ir além, existe a possibilidade de transformar suas músicas do computador para o formato do LoopJ e utilizar seus próprios loops usufruindo dos recursos do app.

Você ainda deve estar se perguntando sobre o título. Por que disponível apenas na App Store americana? Bom, na verdade ele deve estar disponível em praticamente todos os lugares do mundo, exceto no Brasil e mais uma ou outra exceção. Lembra que eu escrevi que a interface lembra um jogo? Pois é, os desenvolvedores também devem ter achado e classificaram o app na Apple também como game. Como não temos a categoria jogos em nossa loja tupiniquim, o LoopJ simplesmente não dá as caras por estas terras.

O LoopJ está disponível gratuitamente na App Store em o mundo (exceto aqui) e o único recurso pago, se o usuário desejar, é o de gravação e exportação de áudio para arquivos, disponível por 4.99 dólares dentro do app. Se você tem um iPad e possui conta em qualquer App Store, diferente da brasileira, vale muito a pena testar o LoopJ. De qualquer forma, pedirei gentilmente à Amidio que tente alterar a classificação do app em uma próxima atualização.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Robson maio 19, 2011 at 3:08 pm - Reply

    Cara testei esse aplicativo agora e realmente é um aplicativo que não tirarei tão cedo do meu Ipad. Dá pra divertir a galera em qualquer festinha. Abraçoi

  2. Eduardo Cesar outubro 9, 2011 at 3:20 pm - Reply

    Alguém consegue me auxiliar na importação de meus loops?
    Já estruturei todo o arquivo como no manual, mas o aplicativo não lê de nenhuma forma…

Leave A Response


+ três = 5