Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Fairlight chega à App Store e temos um conselho

Marcus Padrini março 18, 2011 No Comments »

Há mais de 30 anos, o equipamento Fairlight CMI I surgiu para revolucionar a produção musical. Agora, a simulação deste instrumento chega ao iOS na forma de um app universal. Desde a madrugada passada, já é possível comprar o Fairlight na App Store.

Se você não conhece a história do equipamento original, recomendo a leitura do material que publicamos quando anunciamos o app pela primeira vez aqui no blog.

-

Experimentando o Fairlight

Fairlight no iPad

Baixei o Fairlight para fazer alguns testes e escrever minhas primeiras impressões. Na App Store, o aplicativo custa cerca de 10 dólares. Dentro dele é possível realizar upgrade para a versão PRO, pagando mais 40 dólares para liberar todos os recursos.

Na versão básica é possível ouvir canções de demonstração, tocar com diversos timbres disponíveis, importar arquivos com composições (via iTunes) e utilizar controladores MIDI externos, via Camera Connection Kit, MIDI Mobilizer Line 6Akai SynthStation25

Na versão profissional, o app permite criar e salvar bancos de timbres, editar sons, gravar e editar músicas, além de oferecer todos os timbres do modelo CMI III.  É justamente aqui que entra o nosso conselho.

Como a idéia é reproduzir fielmente o equipamento antigo, a nostalgia começa logo ao abrir o app. A primeira tela do Fairlight pede para selecionar a voltagem do equipamento para continuar. Se você não seleciona corretamente, ele pega fogo e te faz alterar a combinação até que você selecione certo e possa passar deste ponto. Já tocando com o app, alguns “disquetes” com timbres podem “travar” e você terá que sacudir o iPad/iPod Touch/iPhone para que eles possam funcionar (a frequência com que isso acontece é configurável). Também é possível ouvir a simulação de todos os ruídos mecânicos gerados pelo equipamento original. O visual das formas de onda na tela, sendo alteradas pela posição do dispositivo, é incrível.

Fairlight CMI IIx

Ou seja, para quem teve/tem o Fairlight na versão hardware, trabalhou com um, ou sempre sonhou em ter o equipamento, este app deve ser capaz de derramar lágrimas de emoção. Imagine. O app significa poder tocar qualquer composição do instrumento antigo, soando exatamente como o original, com a mesma idéia da experiência de utilização, mas funcionando em um iPad compacto ou em um iPhone minúsculo! O que são 50 dólares perto do preço da coisa real e dessa experiência?!

O problema é justamente o outro lado. Se o Fairlight nunca foi seu sonho de consumo, se você não tem grande interesse histórico, ou simplesmente nem nunca tinha ouvido falar dele, o app pode ser altamente decepcionante e caro em sua versão inicial. Basicamente, você paga 10 dólares para ouvir duas músicas de demonstração e dar uma passeada pelos timbres disponíveis, lembrando que são samples de 1980.  Não se pode gravar nada e nem alterar música ou timbre algum, apenas na versão profissional, aquela dos 40 dólares adicionais. Mesmo que você pague pela versão original, você continuará tendo apenas um sequenciador de 8 pistas e muitos timbres que não podem ser comparados com os padrões atuais. Observo que este é o ponto de vista afastado dos laços de ternura, com frieza no coração.

Enfim, quis ilustrar os dois lados da moeda justamente para dizer que o mesmo Fairlight para iOS é capaz de ser inacreditável, para quem irá amá-lo e também para aqueles que irão considerá-lo caro e ligeiramente inútil. A opinião dependerá de quanto você valoriza quesitos como o valor histórico, a experiência com equipamentos clássicos, timbres retrô, etc. De qualquer forma, o Fairlight para iOS é um trabalho de desenvolvimento fantástico e provavelmente a melhor simulação de um hardware do gênero no iOS.

O conselho aqui é saber exatamente o que você está comprando, antes de sair por aí falando que é ruim. Conforme o esperado, na página do Fairlight na App Store, já é possível ler reviews apaixonados e outros de pessoas arrependidas.

Peter Vogel CMI (AppStore Link) Peter Vogel CMI
Desenvolvedor: Peter Vogel Instruments Pty Ltd
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

-

Mais telas e fotos do Fairlight:


Posts Relacionados

Leave A Response


+ 5 = seis