Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Tocando com áudio em background no iOS 4.2

Marcus Padrini fevereiro 23, 2011 1 Comment »

Se você tem algum iGadget de nova geração, sabe que pode contar com o recurso multi-tarefa, bastante útil para alternar entre aplicativos que você esteja usando, sem ter que iniciá-los novamente à cada mudança.  Junto com esta possibilidade veio outra: alguns desenvolvedores implementaram em seus apps o áudio em background. O que isto quer dizer na prática?  Simples!  Ao alternar entre aplicativos, o som que estava tocando no app inicial continuará tocando.

Mais legal ainda é encontrar aplicativos que aceitam manter o áudio de outro app tocando e ainda permitem tocar por cima deste som. A minoria é assim. A funcionalidade depende da maneira como o app trabalha com áudio. Alguns irão simplesmente desligar o som do app anterior, outros irão gerar um pequeno ruído no momento da mudança e uns poucos irão manter o áudio, fazer a mudança sem nenhum problema e ainda deixar você tocar em cima da base gerada por outro instrumento no iOS!

Ontem, gravei um pequeno vídeo com o exemplo de quatro ótimos apps que trabalham bem com o áudio desta forma e que praticamente não geram nenhum problema no momento de alternar entre os instrumentos. Utilizei o Beatmaker 2 ( que me surpreendeu ao trabalhar com áudio desta maneira) para fazer a base e depois fiz pequenos solos com o NLog Synth PRO, Mugician e MorphWiz. O processo funciona normalmente em iPhones, iPods Touch e iPads mais recentes e rodando o iOS 4.2.

Repare que alguns apps mantêm suas configurações quando você troca de instrumento, mas estes são a minoria. No caso deste vídeo, o Beatmaker 2 e o NLog Synth PRO continuam com a mesma tela e os mesmos parâmetros, já o MorphWiz e o  Mugician inicializam novamente e trazem o último preset utilizado de quando foram “fechados”.

Mas, além de ser uma curiosidade divertida, para que afinal isso pode servir? Se você já ficou copiando e colando áudio no iOS sabe que nem sempre este processo é rápido e agradável. É excelente para produções, mas não tão bom para tocar apenas por tocar. Com o áudio de fundo você pode experimentar presets, alterar a harmonia de um app rapidamente, apenas alternando entre aplicativos musicais. Legal, não? Alguns outros apps também funcionam com este recurso, um dos mais conhecidos e úteis é o ThumbJam. Outro que descobri recentemente é o iTablaPro.


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


+ 7 = onze