Mac, Matérias, Notícias, iPad

Primeiras impressões sobre o Konkreet Performer

Marcus Padrini fevereiro 11, 2011 1 Comment »

Ontem, pude testar pela primeira vez o controlador Konkreet Performer para o iPad. O app aposta em um interface muito pouco usual para controlar instrumentos virtuais e outros softwares compatíveis com a tecnologia OSC ou MIDI, utilizando o software OSCulator para o Mac.

Explicando rapidamente como funciona: há na tela diversos nós. São os pontos mais fortemente iluminados, que você vê na imagem acima. Ao tocar e mover um ou mais destes pontos, o Konkreet envia uma série de mensagens relacionadas ao que está acontecendo na tela. Alguns exemplos: se você está tocando ou não em determinado objeto, o movimento que ele está fazendo, como ele se move no eixo X, como se move no eixo Y, a distância dele em relação ao centro, a distância em relação a outros objetos.

Todos estes parâmetros poderão controlar algum recurso de um software musical ou instrumento virtual. No meu caso, decidi testar o Konkreet com o instrumento virtual FM8.  Para fazer isso, bastou que eu entrasse no Konkreet Performer e utilizasse o OSCulator no Mac, responsável por converter mensagens OSC em MIDI. No próprio OSCulator, defini o que estas mensagens OSC convertidas iriam fazer no meu instrumento virtual. Associei alguns nós à notas musicais. Usei outros parâmetros, como a movimentação deles na tela, para controlar o pitch, filtro, ligar e desligar efeitos.

Gostei muito do resultado. Confira o primeiro teste:

O Konkreet oferece centenas de parâmetros para controlar instrumentos ou softwares das mais diferentes maneiras. Não explorei quase nada dos recursos do controlador, mas já dá para dizer que não há praticamente trabalho algum para começar a tocar com o aplicativo e também que sua resposta é excelente. . Estou bastante curioso para ver como músicos e artistas irão incluir este ótimo controlador em suas performances.

Konkreet Performer (AppStore Link) Konkreet Performer
Desenvolvedor: Gwydion ap Dafydd
Preço: USD 24.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


× quatro = 24