Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Primeiras impressões do Yumi:synth, o sintetizador de violino para o iOS

Marcus Padrini fevereiro 24, 2011 1 Comment »

O Yumi:synth, criado pelos mesmos desenvolvedores do Jasuto para iOS, chegou ontem à App Store. O aplicativo é um sintetizador que tem como objetivo simular os sons característicos dos instrumentos de corda que utilizam arco, como o violino, a viola e o violoncelo. Tive a oportunidade de tocar com o Yumi:synth por alguns minutos e vou falar um pouco sobre as minhas primeiras impressões.

A interface do app é bem simples. Você ficará basicamente na mesma tela, alternando apenas entre algumas abas com as configurações de efeito e do sintetizador. Por falar em sintetizador, uma curiosidade interessante: o Yumi não utiliza sample algum para gerar seus sons, todo o resultado é produzido por síntese. Tomando como base este fato, a sonoridade do app é muito interessante. É possível variar bastante os timbres com os controles disponíveis. Não achei que ele chega a ponto de soar como o instrumento acústico original, mas soa melhor do que muitos instrumentos virtuais para desktop que têm o mesmo objetivo.

Para tocar com o Yumi é bem simples: rapidamente se define quais notas estarão disponíveis para a performance e, a partir daí, é possível tocar dois instrumentos independentes. Escolha entre gerar as notas com o “arco” ou de forma automática e altere os timbres com as características do sintetizador e controles de efeito. Confira o exemplo que fizemos:

Porém, não espere apenas timbres de violinos da maneira tradicional. É possível produzir também excelentes sons de sintetizador. É, sem dúvidas, um excelente trabalho de desenvolvimento, com bons timbres e bastante expressividade. O Yumi:synth estará disponível para iPad e deverá receber versão para o iPhone e iPod Touch em breve.

YUMI:synth (AppStore Link) YUMI:synth
Desenvolvedor: Christopher Wolfe
Preço: USD 0.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


8 × = setenta dois