iPad vira painel virtual para o meu microKORG

O app S1MIDITrigger é um dos mais estáveis e completos para se trabalhar com a interface MIDI Mobilizer (ele também funciona com MIDI Wi-fi e Camera Connection Kit). Decidi fazer um teste um pouco mais avançado. Lendo a documentação da implementação MIDI do meu sintetizador microKORG, vi a lista de todos os parâmetros que podem ser controlados por equipamentos externos. São 36 ao todo. O desafio foi colocar todos estes 36 parâmetros na tela do iPad, de forma organizada e funcional, criando uma nova maneira de se fazer e editar sons no microKORG, que tem apenas 4 knobs para edição de timbres.

Não levei mais do que 30 minutos para desenhar e configurar toda a interface de controle usando o próprio aplicativo. Bastou imaginar como queria o painel e depois configurar a ação de cada controle na interface. Com este modelo posso controlar todos os parâmetros do filtro, osciladores, gerador de ruído, amp, efeitos e modulação. Depois é só gravar o timbre no microKORG, caso o resultado seja satisfatório.

Modelo para controle do microKORG

Desta forma, o meu microKORG, que antes contava com apenas 4 knobs e duas rodas(bend e modulação) para edição de timbres em tempo real, passou a ter 42 controles (6 físicos + 36 faders/knobs virtuais)!  Nada mau, não?

Veja o exemplo:

Se alguém tiver o microKORG por aí e quiser o modelo de controle, ele está disponível para download aqui. Esta é ainda a primeira versão. Pretendo fazer uma nova com controles mais aprimorados.

[app 368422995]

Curta e compartilhe!