Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Filterer: um filtro passa-baixa com LFO e ressonância, por apenas 99 cents

Marcus Padrini fevereiro 28, 2011 No Comments »

Vi este vídeo no blog PalmSounds e achei interessante comentar sobre o app Filterer por aqui. O Filterer altera os sons ou músicas que você desejar por meio de um filtro passa-baixa (low-pass filter) com LFO e ressonância.  Basicamente, a idéia deste tipo de filtro é cortar ou atenuar os sons que estejam em frequências mais altas do que a frequência de corte definida. O LFO gera modulação e a ressonância valoriza a região da frequência de corte.

O Filterer utiliza a interface multi-toque de uma forma criativa. O primeiro dedo em contato com a tela do iGadget controlará o cutoff do filtro e também a ressonância (controle XY). Já o segundo dedo na tela controlará a intensidade e a velocidade da modulação. Tocando com 3 dedos, uma janela de configurações é aberta. Ainda há a função hold para manter ativa a última região pressionada na tela.

Os filtros são elementos fundamentais para a geração dos timbres de sintetizadores. Acredito que os desenvolvedores do Filterer conseguiram uma das maneiras mais simples e intuitivas para apresentar a idéia a qualquer usuário.

Para usar o app é necessário possuir algum adaptador de instrumentos musicais ou fontes de áudio ao seu dispositivo, como o iRig. O Filterer está disponível em versões para iPad e iPhone/iPod Touch. Atenção, pois o app não é universal! Desta forma, se tiver iPhone e iPad, o melhor é comprar a versão para iPhone e trabalhar com ela em modo de compatibilidade no tablet. O primeiro link abaixo é da versão para iPhone, o segundo para iPad.

filterer (AppStore Link) filterer
Desenvolvedor: Michael Aldridge
Preço: Free
Baixar na App Store!

filterer (AppStore Link) filterer
Desenvolvedor: Michael Aldridge
Preço: Free
Baixar na App Store!


Leave A Response


− um = 8