Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

ThumbJam – Seu dedão é a estrela (review)

Breno Ronchini janeiro 6, 2011 5 Comments »

Olá, leitores do MusicApps! Hoje quem escreve aqui é Breno Ronchini, novo membro do MusicApps. Assim como nosso fundador, sou sintetista há cinco anos e fã irremediável de música portátil.

Espero trazer pra vocês textos tão bons quanto os do Marcus e poder contribuir com tudo que estiver no meu alcance para o blog e nossos leitores. Vamos ao que interessa!

O ThumbJam, desenvolvido pela Sonosaurus, é um app universal para dispositivos iOS (funciona em iPhone/iPod Touch/iPad) que baseia sua estrutura em tabelas (podendo ter uma ou mais colunas e diversas linhas), onde cada unidade representa uma nota musical de um instrumento selecionado ou, por exemplo, uma peça de uma bateria, como pratos, caixas e bumbos.

A Interface

A idéia do aplicativo, como o nome diz, é que ele seja tocado com seu polegar, o que já dá uma boa idéia de como a interface deve ser. Linhas horizontais definem as notas do instrumento selecionado, quanto mais pra cima se desliza o dedo, mais agudas ficam as notas. É possível alterar o número de notas na tela, as oitavas utilizadas e a escala a ser tocada, que pode ser escolhida entre centenas de escalas, distribuídas em 10 categorias.

Tão simples quanto a tela inicial, as telas de edição de som, efeitos, controles, loops, são limpas e diretas. Embora o app tenha bastantes possibilidades de edição, a organização dessas opções é digna de estar num aparelho da Apple.

Devo confessar que senti falta de um seletor de presets rápido. Botões de “próximo” e “anterior” que facilitariam muito a performance com múltiplos sons no aplicativo. Outra coisa que me incomodou foi a sobreposição dos quatro menus dos cantos (Sound, Loop, Edit e Prefs) sobre o menu de escolha de tonalidade.

Fazendo música com o ThumbJam

Aprender a tocar esse instrumento é rápido e sem muitas complicações, e, com um pouco de prática, é possível tocar bastante coisa com facilidade. Embora sua interface não seja ideal para tocar peças que exijam uma troca muito rápida de escalas, para aquelas cuja escala se mantém a mesma o aplicativo é extremamente convidativo.

Improvisar no aplicativo é, além de interessante, divertido. O ThumbJam responde rápido ao deslizar dos dedos e aceita até cinco toques simultâneos sem apresentar problemas de afinação ou latência, possibilitando ao usuário tocar harmônica ou melodicamente sem se preocupar com eventuais quedas de desempenho do aplicativo.

Além de fazer uso das funções da tela multi-toque dos aparelhos iOS, o aplicativo responde a inclinações do aparelho para controlar tremolo, vibrato e pitch bending.

Exemplo do ThumbJam em uma gravação do MusicApps:  (percussão gravada com o ThumbJam, demais instrumentos no Seline HD)

Seline HD Arabic + ThumbJam (MusicApps.com.br) by musicapps

Os sons do ThumbJam

ThumbJam gera seus timbres à base de amostras de som (samples), ou seja, gravações de notas de um determinado instrumento, como por exemplo, Dó, Mi, Sol e Si de um violão. Tendo como base essas gravações, ele altera suas frequências para reproduzir as demais notas. O ThumbJam conta com mais de 40 instrumentos sampleados em alta qualidade para uso exclusivo do aplicativo.

Além dos sons incluídos no aplicativo, você pode baixar mais samples, gravar os seus próprios com o microfone do aparelho ou do headset, ou enviar para o ThumbJam via Wi-Fi. Isso permite ao usuário gravar, por exemplo, sua própria voz e fazer um instrumento polifônico a partir dela.

Alguns exemplos de timbres:

Thumbjam1 by musicapps


Thumbjam2 by musicapps

Fundos musicais no ThumbJam

O aplicativo conta com uma integração com o aplicativo iPod, possibilitando playback de músicas para acompanhar sua performance, além de uma simples porém muito eficiente estação de loops – que podem ser tanto importados quanto gravados em tempo real.

Além disso, o app já aceita trabalhar com áudio em background com o iOS 4.2. Ou seja, você pode disparar uma gravação no ThumbJam, sair do app e continuar ouvindo o áudio gerado.

Veja o exemplo que publicamos há algum tempo:

ThumbJam e companhia

Para quem quer tocar com os amigos, o ThumbJam também transmite tempo, escala e a tônica para outros aparelhos iOS via Bluetooth. E se você gostou da interface e gostaria de experimentá-la com algum instrumento virtual do seu computador, o aplicativo ainda permite fazer esse controle via MIDI ou OSC por Wi-Fi, funções bem legais para quem gosta de experimentar diferentes maneiras de controlar seus sons.

Resumo do ThumbJam para iOS:

O que há de bom:

  • Fácil tocabilidade e excelente resposta ao toque;
  • Os mais de 100MB em amostras de som de alta qualidade fazem com que o som do aplicativo seja excelente. Limpo e definido, o som gerado pelo aplicativo está entre os melhores do gênero;
  • Interface simples e direta;
  • Gerenciamento de escalas, samples, loops e sessões via Wi-Fi;
  • O suporte ao usuário é excelente, desde o lançamento, em Dezembro de 2009, o aplicativo já recebeu três grandes atualizações com adições de funções e instrumentos;
  • Diversas opções de edição sonora ;
  • Possibilidade de baixar mais sons para o banco de dados do aplicativo.

O que pode melhorar:

  • Sinto que o app poderia ter um seletor de timbres rápido. Alguns usuários tem a necessidade de trocar de preset rapidamente e o aplicativo não oferece essa função;
  • Um editor de escalas dentro do aplicativo seria muito interessante. Atualmente, é possível importar escalas no formato Scala ;
  • Interação da interface com ela mesma, o app sobrepõe seus menus (o de escolha de tonalidade e menu de loops, por exemplo) se você não fechar um deles antes de abrir outro.

E finalmente:

- ThumbJam Versão universal (funciona em iPhone, iPod Touch e iPad)

ThumbJam (AppStore Link) ThumbJam
Desenvolvedor: Sonosaurus LLC
Preço: USD 8.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4.5/5)
Qualidade Sonora: (4.5/5)
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (4.5/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4.5/5)

Conclusão

O ThumbJam chegou, sem dúvida, ao patamar dos melhores apps para iOS. Sua qualidade sonora e reconhecimento no mercado o tornam um item necessário no acervo de qualquer pessoa minimamente interessada em música portátil.

O app é extremamente flexível: tanto para músicos profissionais como para amadores descompromissados, a interface é clara e direta. Se não existe a intenção de mergulhar na edição do som utilizado, a tela se mantém limpa e prática, se ela existe, os menus são detalhados de maneira eficiente e limpa.

Seja você um entusiasta da música portátil em qualquer nível de intensidade ou alguém que gosta de se divertir com a enorme gama de apps que o iOS oferece, o ThumbJam é uma escolha que não trará arrependimentos.


Posts Relacionados

5 Comments

  1. Maycon James janeiro 6, 2011 at 2:52 pm - Reply

    Excelente post!
    Como leitor desejo boas vindas!

  2. Breno Ronchini janeiro 6, 2011 at 11:16 pm - Reply

    Muito obrigado, Maycon!
    E aí? Experimentou o aplicativo?

  3. @neemiasmt janeiro 8, 2011 at 1:03 pm - Reply

    Ótimo post. Eu comprei o ThumbJam há um bom tempo é mesmo muito bom. Fiquei impressionado com a qualidade dos timbres e sua "tocabilidade". É sem dúvida um ótimo instrumento para iPhone.

Leave A Response


oito − 4 =