Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

SoundPrism – Apenas Toque (Review)

Breno Ronchini janeiro 25, 2011 3 Comments »

Desenvolvido pela Audanika, o SoundPrism é um instrumento musical que oferece uma interessantíssima experiência audiovisual.

Ao iniciar o aplicativo e tocar a tela pela primeira vez, a simplicidade da interface me chocou de uma maneira muito positiva. Não foram necessários 10 segundos e o aplicativo já tinha se feito compreendido e já saía música pelo conector de 3,5mm do iPhone. Vamos lá!

Interface I – Notas

A disposição de notas na tela é bem simples. Cada linha representa uma nota e os intervalos entre uma linha e outra são intercalados entre terças maiores e menores, sendo a 4ª linha (central) a tônica. Na tonalidade inicial do aplicativo, de Dó Maior, as linhas são, de baixo para cima, Ré, Fá, Lá, Dó, Mi, Sol, Si. É possível fazer com que o aplicativo dê nome as notas e, no caso do exemplo dado, ele as dispõe da seguinte maneira: d, F, a, C, e, G, b. Maiúsculas para as tríades maiores, minúsculas para as menores.

Ao tocar um espaço da grade, o aplicativo pode ser configurado para tocar de um a três espaços (tônica, tônica-terça, tônica-terça-quinta) no iPhone/iPod touch e de um a nove espaços (o mesmo, com adição de até duas oitavas abaixo) no iPad.

O aplicativo possui duas regiões, a coluna mais larga da esquerda se diferencia por ser responsável pelo controle do baixo (a nota mais grave a soar no acorde) e por isso só pode-se tocar uma nota por vez, enquanto as outras colunas tratam de fazer as combinações.

Sendo assim, é possível fazer harmonias bem agradáveis, mesmo sem conhecimento teórico. Basta tocar.

Exemplo de gravação que fiz no próprio SoundPrism (existe um botão dedicado para gravações simples):

SoundPrismRecording by musicapps

Interface II – Menus

Tão simples quanto a disposição das notas na tela, é a disposição dos menus. Na versão do iPad, tudo está na tela: seletor de timbres, de quantidade de notas, botão de hold e seletor de notas. A diferença para a versão de iPhone/iPod touch é que nesta, ao clicar no ícone de timbres, o menu se transforma.

O aplicativo possui apenas uma tela pop-up, que se abre ao clicar no botão Home (com uma casa desenhada), que traz quatro opções: Record, Feedback (para mandar um e-mail para a Audanika), Preferences (para definir se quer ou não o nome das notas na tela e se o aplicativo pode mandar estatísticas anônimas de uso) e About (informações da versão e desenvolvedores).

Bem simples, bem direto, bem prático.

Neste vídeo, Jordan Rudess demonstra o SoundPrism e também seu app MorphWiz:

Resumo do SoundPrism para iOS:

O que há de bom:

  • Simplicidade extrema
  • Excelentes timbres
  • Experiência audiovisual interessantíssima
  • Suporte ao CoreMIDI chega em Fevereiro (!)

O que pode melhorar:

  • Inclusão de tétrades
  • Suporte à função de oitavas abaixo do iPad no iPhone/iPod touch

E finalmente:

- SoundPrism para iOS:

SoundPrism (AppStore Link) SoundPrism
Desenvolvedor: Audanika GmbH
Preço: Free
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: (5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4.5/5)

Conclusão

Tenha você conhecimento musical ou não, esse aplicativo vai te dar bons resultados. Qualidade sonora, tocabilidade e praticidade são palavras chave desse app.

Com certeza está entre os melhores aplicativos musicais disponíveis e, com o suporte ao CoreMIDI chegando em breve, o aplicativo se tornará ainda mais convidativo e interessante.


Posts Relacionados

3 Comments

Leave A Response


6 × oito =