Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPhone/iPod Touch

JR Hexatone Pro – Drum Machine para iPhone e iPod Touch (review)

Marcus Padrini janeiro 10, 2011 1 Comment »

Por Neemias Teixeira


Vou falar agora sobre o JR Hexatone Pro, o app de Drum Machine para iPhone/iPod Touch, lançado em meados de 2009 e desenvolvido pela Amidio Inc, empresa especializada em aplicativos de instrumentos para iOS.

JR vem de Jordan Rudess, o idealizador do aplicativo, Hexatone por ser uma Drum Machine com hexágonos, e Pro porque, bem, ele é pro. Apesar de ser uma Drum Machine, você não está limitado somente à sons derivados de bateria, na verdade você pode atribuir qualquer sample (de fábrica ou feitos por você) aos seus seis osciladores.

O hexágono grande possui noventa pequenos hexágonos, que, quando o botão com símbolo “Play” é ativado (o do meio, não confunda com o botão escrito “Play”), dispara os osciladores que começam a “viajar” pelos hexágonos randomicamente. Porém, cada um dos seis osciladores podem ser direcionados para onde você quiser ou você pode colocar um nível de probabilidade nos hexas. Ao chacoalhar o aparelho você limpa tudo, o que eu recomendo para conhecer o aplicativo.

No botão GRID, você define o nível de probabilidade de um hexa ser atingido, em 3 níveis: mais escuro (baixa), médio (padrão) e mais claro (alta).

Para que o som seja emitido de um hexa, você precisa ativá-lo, o que pode ser feito no botão SND. Com ele pressionado, você ativa e desativa os hexas que quiser ou, se clicar em algum dos seis hexas coloridos centrais, você ativa ou desativa um oscilador. Assim que um hexa é ativado, uma borda vermelha é colocada.

No botão CELLS, você poderá adicionar um comando para cada hexa, de um total de cinco comandos, que por sua vez possuem seis variações. Os comandos são:

  • Retrigger, adiciona uma repetição ao hexa
  • Jump, diz ao oscilador para qual hexa deve pular
  • Volume/Pan, controla o volume e o Pan de um hexa
  • Slice, reduz o tempo em que um oscilador é tocado num hexa
  • Wait, muda o tempo em que um oscilador fica num hexa.

E por último temos o botão SETUP, um dos mais importantes. Quando ativado, ele troca os cinco botões azuis do CELLS pelos cinco hexas púrpura. Diferentemente do CELLS, onde você altera um hexa, nesse você altera todos os hexas tocados pelo oscilador alterado.

Seus comandos servem para controlar as propriedades dos osciladores. Ao tocar rapidamente um dos hexas púrpura, as propriedades são alternadas. São elas:

  • Volume ou Pan
  • Pitch (afinação) ou Length (duração, parecido com o camando “Slice”)
  • Sample, escolha do sample para este oscilador
  • Timing (tempo em que um oscilador é tocado) ou Noise (adiciona um white noise ao oscilador)
  • FWDOnly (não permite que o oscilador toque o hexa anterior) ou FX (adiciona Bitcrushing e distorção).

Uma funcionalidade também muito interessante é que, se você segurar o dedo no hexágono preto central, o app gera comandos randomicamente.

Na parte superior do aplicativo temos também o controle do Swing, Tempo e Loop, um botão para gravar e um para tocar a gravação (o botão escrito “Play”), e dois botões no canto superior esquerdo e direito, que controlam dois efeitos (Low-Pass e Stutter) ao girar o iPhone, o que dá ao aplicativo diferencial sensacional.

Pode levar algum tempo para se acostumar com a interface do JR Hexatone Pro e sua enorme gama de possibilidades, mas é definitivamente um dos aplicativos mais completos do gênero e cumpre muito bem o seu papel.

Abaixo segue um vídeo explicando um pouco mais detalhadamente sobre ele:

O que há de bom no Hexatone:

  • A possibilidade de criar ritmos e quebradas um tanto imprevisíveis
  • Fácil manuseio dos controles de edição
  • Fácil acesso aos controles de edição
  • Nenhuma lentidão ao fazer edições em tempo real
  • Uma enorme diversidade de samples de fábrica
  • Possibilidade de colocar seus próprios samples
  • Possibilidade de gravação no próprio aplicativo

O que pode ser melhorado:

  • O controle de Low-Pass e Stutter no topo da tela não são tão simples de serem ativados ou desativados
  • Não há como trocar de sessão rapidamente, você precisa dar stop na sessão atual para selecionar outra
  • Não há versão para iPad, o que na minha opinião poderia ser interessante
  • Não houve nem mesmo uma atualização da interface para a Retina Display do iPhone 4 até agora

E finalmente:

Hexatone™ Pro IDM Rhythm Generator (AppStore Link) Hexatone™ Pro IDM Rhythm Generator
Desenvolvedor: Ilya Plavunov
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4.5/5)
Qualidade Sonora: (5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (5/5)
Profissional: (4.5/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4.5/5)

Conclusão

A Amidio é bem famosa por seus aplicativos terem uma interface muito bonita e de fácil usabilidade. O JR Hexatone Pro é com certeza um deles. Mas este não é um aplicativo para qualquer pessoa. Se você deseja apenas um app musical para “brincar” um pouco com música eletrônica, ele definitivamente não é pra você. Por um lado, sua gigantesca gama de possibilidades permite criações das mais variadas, mas por outro, você não consegue fazer nada muito bom com apenas cinco ou dez minutinhos. É preciso parar um tempo razoável no aplicativo e deixar sua criatividade fluir para fazer algo realmente bacana.

Portanto, se você quer um aplicativo para fazer um som eletrônico mais rapidamente e que, digamos, não exija muito esforço, algo como o LoopTastic é muito mais negócio pra você. Agora, se você quer algo muito mais versátil, profissional, e que permita usar muito mais sua criatividade, o Hexatone é um App fantástico, sem sombra de dúvida.


Posts Relacionados

One Comment

Leave A Response


8 + = dezessete