Guitar Sidekick: suporte de iPhones e outros dispositivos para guitarra (Review)

Recebi há algum tempo o Guitar Sidekick para testes. O acessório, fabricado pela Castiv, permite prender iPhones, iPods Touch e até outros smartphones/media players ao braço de violões e guitarras (na verdade, logo ao lado do capotraste, junto às cordas).  A idéia é tornar prática a utilização de diversos apps para guitarristas, como leitores de tablaturas e cifras, apps com escalas e acordes e até mesmo aulas de instrumento no Youtube. Este é um breve review com nossas considerações sobre o Guitar SideKick.

Construção, aparência e compatibilidade

O Guitar Sidekick não parece um brinquedo e nem passa a idéia de fragilidade. O acessório é bem construído. A parte que se prende às cordas dos instrumentos parece ser bastante resistente e o suporte para os dispositivos é flexível, mas sem perder a firmeza para segurá-los.

O produto vem desmontado na embalagem, mas a montagem é muito simples. Basta fixar uma parte à outra.

Fiz o teste do produto com o iPhone 3G e com o iPod Touch, mas o próprio fabricante afirma que qualquer dispositivo de tamanho semelhante poderá ser utilizado sem problemas no acessório. Pela estabilidade que ele oferece, tenho certeza que irá funcionar.

Para utilizar

Para prender o Guitar SideKick ao violão e à guitarra, basta abrir o suporte prata, fechá-lo com as cordas passando por ele e depois conectá-lo à parte do suporte de iPods Touch/iPhones. É bom tentar fazer isto com cuidado para evitar que as pontas de cordas e outras peças da guitarra arranhem a frente prata do acessório (como eu arranhei).

Um ponto bem legal é poder movimentar e girar o dispositivo no suporte. Isto ajuda bastante na hora de alternar entre vídeos e tablaturas ou cifras, por exemplo.

Neste vídeo é possível ter uma idéia da montagem e utilização:

Aplicações

São diversas. Bem no braço da guitarra, você pode assistir aulas no YouTube ou em apps específicos, usar aplicativos de cifras, tablaturas e letras de música, além de afinadores. Outra idéia legal é para quando você estiver tirando uma música. Ter o controle do playback bem ali perto das mãos é muito bom.

Soluções mais “engenhosas” poderão prender o iRig/AmpKit Link à parte de trás do braço e usar o Guitar Sidekick para facilitar o controle de apps simuladores de amplicadores e efeitos, como o Amplitube, AmpKit e iShred Live.

MusicApps sobre o Guitar Sidekick:

Construção e Durabilidade [Rating:4.5/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:5/5]
Profissional: [Rating:4/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4.5/5]

Conclusão


Para músicos que já estão utilizando os apps musicais para iOS, trabalham com afinadores, aplicativos de aprendizagem para guitarra e violão ou simplesmente usam o iPod para tirar músicas, o Guitar Sidekick é uma ótima opção. Ele dispensa estar próximo de mesas ou outras superfícies para apoiar os dispositivos e oferece uma outra experiência de mobilidade no uso de diversos apps para iOS. O produto é bem construído, leve e portátil e aparenta durabilidade.

Disponibilidade

O Guitar Sidekick pode ser adquirido diretamente no site da empresa canadense Castiv. Há a opção de envio para o Brasil. O produto custa 29.99 dólares e o frete para o Brasil fica em torno de 11 dólares. Recebemos o acessório em duas semanas.

Todas as fotos do review

Curta e compartilhe!