Matérias, Notícias, Reviews, Reviews de Apps, iPhone/iPod Touch

Curtis Heavy – Sintetizador Granular para iPhone/iPod Touch (Review)

Breno Ronchini janeiro 20, 2011 No Comments »

Desenvolvido por The Strange Agency, o sintetizador granular Curtis vem em três versões: Lite e Heavy para iPhone e iPod touch e a edição exclusiva para iPad. Seu nome é uma homenagem ao compositor Curtis Roads, um dos maiores nomes em música granular e autor dos renomados títulos “The Computer Music Tutorial” (1996) e “Microsound” (2001), ambos publicados pela MIT Press.

Síntese granular é uma técnica de geração sonora baseada em samples (em alguns casos, conta com síntese analógica, também) e a divisão deles em grãos de duração entre 1 e 50ms. A partir disso, o sintetizador pode reproduzir esses grãos em sequência, de trás pra frente, com alterações de fase, entre diversas outras funções presentes nos diversos sintetizadores no mercado.

O Curtis trabalha com a reprodução normal e invertida dos grãos e com controle de duração deles. Este review foi feito utilizando a versão Heavy para iPhone. Vamos lá!

Interface

Ao tocar o ícone do aplicativo, duas coisas chamaram a minha atenção: a velocidade de inicialização e a simplicidade da tela principal.

A operação no aplicativo é bem simples: o eixo longo da tela controla de qual parte da gravação  o sintetizador vai reproduzir os grãos, e o eixo curto controla o tamanho do grão. Gestos feitos com dois dedos também controlam o aplicativo: encoste dois dedos na tela e trace um quarto de círculo, como se fosse um compasso, e um menu aparece. As opções são: Rec, para usar o microfone e gravar o som desejado; Save, para armazenar o que foi gravado e Load, para que o usuário escolha um arquivo de som armazenado anteriormente ou enviado para o Curtis via iTunes – o sintetizador só trabalha com arquivos de até 4 segundos.

Veja o vídeo com a demonstração da interface do Curtis Heavy (do desenvolvedor)

Outro gesto possível é encostar dois dedos e afastá-los para criar uma área da qual o app vai selecionar grãos aleatoriamente e reproduzi-los. Aproximar os dedos o suficiente cancela essa função e o sintetizador volta a tocar o grão selecionado.

Exemplo com a gravação do nome do blog:

Teste do app Curtis by musicapps

Resumo do Curtis Heavy para iPhone e iPod touch:

O que há de bom:

  • Interface simples
  • Possibilidade de usar o microfone ou samples de suas bibliotecas favoritas
  • Aleatorização de grãos

O que pode melhorar:

  • O aplicativo usa os recursos multi-toque e o tamanho da tela com simplicidade e objetividade ímpares, não enxerguei onde poderia ser possível alguma melhoria.

E finalmente:

- Curtis Heavy para iPhone e iPod Touch

MegaCurtis FREE (AppStore Link) MegaCurtis FREE
Desenvolvedor: The Strange Agency LLC
Preço: Free
Baixar na App Store!

Tocabilidade (5/5)
Qualidade Sonora: (5/5)
Interface gráfica: (5/5)
Flexibilidade: (2/5)
Profissional: (4/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (4/5)

Conclusão

Os sons feitos pelo Curtis com certeza não agradam a todos. Ele é um gerador de ruídos, não de sons temperados e harmonias reconhecíveis. Os músicos que conhecem e gostam de música granular vão adorar o aplicativo e obterão excelentes resultados dele. Àqueles que não conhecem ou gostam, o aplicativo é, ainda assim, uma boa fonte de efeitos sonoros. Ao combinar o Curtis com um multi-efeito, os resultados são muito interessantes.

Por ser muito específico, perde em flexibilidade ao passo que ganha qualidade em sua intenção de uso. Recomendo que experimentem o Curtis Lite. Usem-o bastante para, então, se tiverem certeza que as funções de usar sons pré-produzidos e aleatorização de grãos serão úteis para sua música, comprar a versão Heavy.

Confira telas do app


Posts Relacionados

Leave A Response


− cinco = 1