Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Controle o MainStage2 com este template para o app TouchOSC

Breno Ronchini janeiro 25, 2011 2 Comments »

O controle por telas multi-toque tem uma vantagem óbvia: a possibilidade de transformação. É impossível transformar os sliders de um mixer em um pad X-Y e depois em pads estilo drum machine. Em uma tela digital, isso se torna fácil. Basta tocar um botão e, em uma fração de segundo, os controles que não são mais necessários para o momento se transformam em outros que são.

Baseando-se nessa premissa, a Hexler criou o TouchOSC, um aplicativo para controlar outros aplicativos ou instrumentos via Open Sound Control. Como não são todos os produtos no mercado que suportam o protocolo OSC, é possível transformar comandos OSC em MIDI, usando o OSCulator.

Assim sendo, criei um template para controle do MainStage 2, usando o TouchOSC Editor (disponível gratuitamente no site da Hexler) e sincronizando-o com o iPhone. Em seguida, fiz o mapeamento MIDI da interface no OSCulator. E agora, vou compartilhá-lo com vocês, amigos leitores do MusicApps.

Tela 1 – Sliders

Fiz essa tela com a intenção de controlar os volumes das partes de um timbre, a mixagem de uma performance ou parâmetros diversos. São nove sliders agrupados, cada um com um botão para solo e um slider para o volume master.

Cada um dos sliders envia MIDI CC de 0 a 9, sendo 0 o que dediquei ao master e 1-9 os agrupados. Os botões enviam MIDI CC  de 21 a 29. Esta página usa o canal 1 do OSCulator.

Tela 2 – Knobs

Tela feita com a mesma intenção da anterior.

Cada um dos potenciômetros envia MIDI CC de 1 a 9. Dos menores, a linha de cima envia são os knobs de 1 a 4 e, de baixo, 5 a 8. O maior, à direita, envia o CC 9. A numeração dos botões é semelhante, do 21 ao 24 na linha superior e do 25 ao 28 na inferior. Esta página usa o canal 2 do OSCulator.

Tela 3 – XY Pads

Incluí esta tela para controle de mais de um parâmetro simultaneamente, segundo uma perspectiva espacial. É interessante experimentar com Cutoff e Resonance de um filtro, ou Depth e Rate de um Phaser, cada parâmetro mapeado para um eixo do plano. Os quatro botões foram inseridos com a intenção de adicionar ou retirar efeitos. Sugestão de uso é ligá-los aos botões Mute dos canais de insert dos efeitos a serem controlados.

Cada pad nada mais é do que dois sliders, um vertical e um horizontal. O eixo vertical do pad da esquerda envia o MIDI CC 1, e o horizontal, 2. Da direita, 3 e 4, respectivamente. Esta página usa o canal 3 do OSCulator.

Tela 4 – Drawbars

Tela semelhante à primeira, mas com os sliders agrupados ocupando a tela inteira.

Os sliders enviam MIDI CC de 1 a 9 pelo canal 6 do OSCulator.

Tela 5 – Teclas

Essa tela eu copiei de um dos templates que vêm com o TouchOSC. Não tenho nenhum crédito por ela, mas por tê-la achado de uma utilidade ímpar, resolvi incluí-la no template.

No meu mapeamento, ela envia as notas da oitava 3, pelo canal 4 do OSCulator.

Tela 6 – Loop Station

Como mencionei no início do post, minha idéia foi fazer algo para trabalhar com o MainStage, portanto, os botões que incluí nessa página, são espelhos dos botões da loop station do MainStage. Qualquer incoerência com a loop station que você usa, pode ser facilmente corrigida com o TouchOSC Editor, não se preocupe. Além dos botões da loop station, inseri 16 drum pads.

Os botões enviam MIDI CC de 21 a 25 e os drum pads enviam notas MIDI, de C0 a D#2, de baixo pra cima, da esquerda pra direita. Esta página usa o canal 5 do OSCulator.

Download

O template do TouchOSC pode ser baixado aqui.

O mapeamento MIDI do OSCulator para esse template pode ser baixado aqui.

Lembrando que as descrições de uso dadas não passam de sugestões. O mapeamento MIDI, tanto quanto o template em si do TouchOSC, podem ser refeitos para melhor se adaptarem ao seu uso. Qualquer dúvida, não hesite em contatar-nos!

TouchOSC (AppStore Link) TouchOSC
Desenvolvedor: Hexler Limited
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Marcos maio 4, 2013 at 4:54 pm - Reply

    Olá, tudo bem?

    Eu tentei acessar os links para baixar o template e o mapeamento mas não foi possível.

    Seria possível me enviar pelo e-mail? poin2000@hotmail.com

    Abs

    Marcos

Leave A Response


um × 9 =