Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews

Apogee ONE: interface de áudio e microfone USB para Macs (Review)

Marcus Padrini janeiro 21, 2011 25 Comments »

A ONE, fabricada pela Apogee é uma interface de áudio ultra portátil para Macs e traz consigo um microfone condensador embutido. Logo que recebi a ONE para testes, duas informações sobre o produto me deixaram bastante curioso.

A primeira era a promessa de que ela mudaria a experiência de se ouvir música no iTunes. A outra é a de que seu microfone interno seria de altíssima qualidade, capaz de ser utilizado em gravações exigentes, com as mais diversas finalidades, seja na gravação de instrumentos elétricos ou acústicos, podcasts, etc. Neste review vou mostrar as minhas impressões após algumas semanas de teste com a Apogge ONE.

Antes de mais nada, vamos entender o que o produto se propõe a fazer. Também é bom lembrar que a marca Apogee é bastante famosa e reconhecida por profissionais da música em todo mundo, logo se espera um produto de muita qualidade. A Apogee ONE é uma interface de áudio para Macs capaz de:

- Ser a fonte padrão de reprodução de áudio de seu Mac.
- Gravar áudio via seu microfone condensador embutido.
- Gravar áudio de instrumentos, microfones e fontes de áudio externas (P10 ou XLR, em um canal) por meio de um cabo e expansão, inclusive microfones que necessitam de Phantom Power.
- Oferecer qualidade de áudio superior à já apresentada pelo Mac.

O que tem na caixa?

  • ONE
  • Cabo Breakout
  • Cabo USB
  • CD de software e documentação da Apogee
  • Guia rápido

Fiz este breve unboxing da Apogee ONE

Características

A Apogee One é realmente compacta para ter todos os recursos que oferece.  Tem 12 x 6 cm e uma espessura de pouco mais de 2 cm. É leve, mas muito bem construída. Seu acabamento mistura a frente em black piano e a parte de trás mais reforçada, para resistir bem às superfícies em que será apoiada.

Possui um único knob que tem várias funções e também trabalha como um botão. Logo abaixo do knob está o microfone condensador embutido. Nas duas extremidades estão as conexões da Apogee ONE: saída para fones de ouvido, porta mini USB (que faz a ligação com o Mac e também alimenta a ONE) e a conexão para o cabo breakout, responsável por fazer a ligação de microfones e instrumentos externos.

Logo acima do knob existem leds que mostram qual fonte de áudio está atualmente sendo controlada pelo botão e também monitoram o ganho de entrada dos instrumentos/voz.

Instalação e configuração

Nenhum problema aqui. Tudo bem simples, seguindo instruções básicas do CD. Logo após conectar a ONE pela primeira vez, surge uma mensagem perguntando se você deseja que ela seja sua interface de áudio principal quando estiver conectada. Daí em diante, toda vez que conectá-la ao Mac, ela já assumirá este papel.

Neste vídeo mostro o básico sobre a ligação da ONE.

ONE e o iTunes

Quando li que a Apogee ONE era capaz de melhorar a qualidade do áudio do Mac, achei que isto não fosse possível. Decidi fazer muitos testes. Peguei músicas de vários estilos e testei com o áudio normal do Mac e depois com a Apogee ONE, sempre utilizando um bom fones para esta finalidade (como o In-ear da Apple). O mais surpreendente? Há diferença.

Começa com a definição do áudio. Não me pergunte o porquê, mas de fato achei que os instrumentos estavam com maior definição e clareza. A música no todo soou melhor com a ONE. Talvez isso se explique pela grande qualidade dos conversores AD/DA da ONE. Além disso, o nível do ganho muda completamente de patamar. A Apogee ONE poderia vir com um aviso de “utilize com moderação” no controle de volume. :)

Gravando áudio com a ONE

A ONE é capaz de gravar um canal de áudio, por meio de seu microfone embutido, ou registrando instrumentos e microfones externos, via cabo BreakOut. Aí vinha a segunda curiosidade: seria o microfone embutido da ONE tão bom a ponto de ser utilizado para gravações mais profissionais?

O primeiro teste você confere agora. Gravei o vídeo abaixo falando sobre a reprodução de áudio no iTunes pela ONE. No meio da primeira frase eu troco o áudio da câmera digital pelo que estava sendo capturado pela ONE. O resultado fala por si.

Para quem faz Podcasts e tem um Mac, a ONE realmente pode fazer toda a diferença.

Decidi então avançar um pouco e testar o microfone embutido para uma gravação musical. Para fazer um teste legal, optei por comparar as performances da ONE gravando um instrumento com seu microfone embutido e depois utilizando um microfone externo.

Confira os resultados:

A ONE é compatível com qualquer aplicativo de áudio CoreMIDI para Mac e pode fazer gravações em 48kHz com 24 bits. Por precisar de software especial para controle de suas funções, a ONE não funciona com o iPad. Testes recentes demonstraram que a ONE está funcionando normalmente no iPad de primeira geração, utilizando o acessório Camera Connection Kit e um Hub USB alimentado.

Atenção: a Apogee One não é fabricada para o uso específico com o iPad. Além de precisar do Mac para alternar entre as formas de entrada de áudio, a interface pode não funcionar com o iPad. Já recebi relatos de dificuldade na utilização com o iPad 2 e alguns modelos de HUB USB. Não há garantia de funcionamento.

MusicApps sobre a Apogee ONE:

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (4.5/5)
Compatibilidade: (4/5)
Profissional: (5/5)
Preço: (4/5)
Geral: (4.5/5)

Conclusão e considerações finais:


A Apogee ONE é uma excelente opção para quem busca gravar com mobilidade usando um Mac. É pequena, leve e oferece grande qualidade de gravação e reprodução de áudio. Com seu microfone é possível fazer gravações de alto nível, sem contar a possibilidade de se conectar instrumentos e microfones externos e usufruir do excelente conversor A/D para registrar suas gravações com muita qualidade.

Seja para ouvir música de uma forma realmente diferente, gravar podcasts de alta qualidade, ou trabalhar com a gravação de instrumentos musicais e voz, sem dúvidas a ONE é uma excelente companhia para os donos de Mac. Em 2 semanas de testes com a ONE, simplesmente não experimentei nenhuma dificuldade técnica. Trabalhar com esta interface é simples e bastante descomplicado. De fato não é das soluções mais baratas do mercado, mas com certeza é uma das que irão oferecer a maior qualidade para gravação e reprodução de áudio no Mac.

Disponibilidade

O produto foi cedido para testes pela Quanta Store que oferece os equipamentos da Apogee no Brasil. A Apogee ONE pode ser encontrada aqui.


Posts Relacionados

25 Comments

  1. Pedro Ruas julho 3, 2011 at 12:51 pm - Reply

    Marcus, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo review a Apogee One…muito bom cara! Muitos detalhes bacanas! Eu me interessei pela Apogee, e gostaria de saber se este site que você passou (https://www.quantastore.com.br/82-apogee-one–9608.html) é "tranquilo"? O site é confiavel? Posso comprar sem medo?

    Muito obrigado Marcus, e parabéns mais uma vez!

    Pedro Ruas

    • musicapps julho 3, 2011 at 2:18 pm - Reply

      Pedro, fique tranquilo sobre comprar na Quanta Store. Conheço o site e as pessoas que trabalham lá. É mais do que confiável.

  2. Pedro Ruas julho 3, 2011 at 12:52 pm - Reply

    Felipe, boa tarde!

    A compra que você realizou da Apogee One deu tudo certo? A interface é boa mesmo?

    Abraço

  3. André julho 6, 2011 at 2:12 pm - Reply

    Olá Marcus, estou montando um site de cursos on-line e uso o ScreenFlow para capturar os vídeos do Desktop, etc. Pesquisando por um microfone USB encontrei o seu post (excelente por sinal) e gostaria de saber se você conhece o ScreenFlow e se Apogee ONE "conversa bem" com ele.

    Obrigado.

    Abs, André

    • musicapps julho 6, 2011 at 2:42 pm - Reply

      Olá! Sim, uma vez que a Apogee passa a trabalhar como dispositivo primário de reprodução e captura de áudio no mac. Funciona em qualquer aplicativo, sem problema algum.

      • André julho 6, 2011 at 6:12 pm - Reply

        Excelente, muito obrigado.

  4. Lucas agosto 5, 2011 at 11:11 pm - Reply

    Oi, estou recebendo um ipad 2 agora e queria saber qual seria a melhor opçao de interface para se trabalhar, seria a ONE ou o Alesis IO DOCK? visto que os 2 estao sendo vendidos pelo mesmo preço. Agradecido!

    • musicapps agosto 7, 2011 at 6:24 pm - Reply

      Pensando apenas no iPad e na quantidade de entradas, sem dúvidas é o iO Dock. Sobre a qualidade de gravação, não testei o iO Dock ainda, mas por ser da Alesis, com certeza não é ruim. A Apogee One é excelente, mas precisa ser alimentada por um hub usb para funcionar com o iPad. Se você tiver um Mac e um iPad e for gravar guitarras e voz basicamente, aí a coisa muda de figura e acho que a One pode ser uma ideia melhor.

  5. Marcelo Haro novembro 29, 2011 at 12:55 pm - Reply

    Marcus, parabéns pelo seu trabalho. Ótimo mesmo!

    Você que testou o Apogee One e o Apogee JAM… você notou alguma diferença na qualidade do som usando instrumentos musicais? Eu quero fazer gravações com violão e queria saber se, nesse caso, a diferença seria somente o microfone condensador do One.

    Valeu!
    Marcelo Haro

    • musicapps novembro 29, 2011 at 11:03 pm - Reply

      Marcelo, muito obrigado! Na verdade, não notei praticamente diferença alguma na gravação simples de instrumentos. São excelentes interfaces. É claro que a One tem muito mais recursos que a Jam. A qualidade do áudio que sai da One é impressionante. A JAM utiliza a própria saída de áudio do computador ou iPad.

  6. Felipe Moraes janeiro 26, 2012 at 1:35 am - Reply

    Olá! Comprei uma Apogee One e estou com algumas dúvidas.

    O que quero fazer? Gravar minha bateria eletronica via MIDI utilizando o VST EZDRUMMER no Garageband do MAC.

    O que eu tenho? Macbook pro c/ i7, Apogee One, Cabo USB – MIDI.

    Minha dúvida: Como a Apogee One não tem entrada MIDI nem USB, fiquei na duvida em como conectar minha bateria eletrônica nela. Pelo que vi nesse review, o Apogee One tem a característica de substituir a placa de audio do MAC, de forma com que tudo o que se conectar ao MAC via USB, com o apogee conectado também, disfrutará de todos os benefícios da interface (baixa latencia, bom nivel de ruido e etc).
    Quando eu penso em gravar audio via MIDI, logo penso em ter que conectar meu dispositivo MIDI (bateria eletronica) em uma interface com uma saida MIDI, ou USB, por exemplo o que é feito com a Fast Track, mas não ocorre com o Apogee por ele não ter essas entradas. PORTANTO: Eu vou conseguir conectar minha bateria eletronica via MIDI – USB, e usufruir dos beneficios da APOGEE, mesmo sem a bateria estar conectada DIRETAMENTE na inferface?? Só da apogee estar plugada no MAC significa que eu vou poder conectar minha bateria eletronica no MAC e utilizar VSTs sem latencia e com boa qualidade???

    Desculpa se a pergunta ficou meio confusa, mas a tecnologia está avançando tanto que é até difícil de explicar o que eu quero! hehehe… Obrigado desde já.

    • Leví Pereira junho 12, 2012 at 7:44 am - Reply

      Felipe, trabalho com a Apogee ONE a mais de um ano e conheço bem seus resultados, a forma de gravar sua batera é essa que vc mencionou por último, uma vez o Garage aberto e a EZ inderessada use a entrada midi do mac normalmente para disparar qualquer VST e a ONE responde. Agora o único ponto negativo que existe na ONE é a fragilidade e só quem pode falar sobre este ítem é quem já é usuário de muito tempo, eu e o meu ex-baterista ( que tb usa a ONE ) tivemos o disprazer de quebrar e trocar de cabo 3 vezes e não é falta de cuidado, é que o chassi dela é de plástico e não dá a firmeza necessária para o encaixe e desencaixe dos cabos com resistência ao contrário da DUET que é de alumínio. Leví Pereira.

  7. Carol abril 1, 2012 at 12:54 pm - Reply

    oi Marcus, tudo bom? sou locutora e estou montando meu estudio, só pra gravação de voz. Me fale, a Apogee ONE tem a mesma qualidade que a Duet? obrigada desde já !

    • musicapps abril 2, 2012 at 1:19 am - Reply

      Ei, Carol. Tudo bem e você? Sim, ambas possuem a mesma qualidade de gravação. A diferença é que a Duet permite gravar dois canais de áudio simultaneamente, enquanto a One apenas um, o que não deverá fazer muita diferença no seu caso. A DUET consegue gravar em até 96kHz e a One a 48 kHz, o que costuma ser mais do que suficiente para as gravações de voz convencionais. Abs

  8. luiz augusto abril 4, 2012 at 11:31 am - Reply

    oi marcus, minha duvida é a seguinte! é possivel gravar dois canais simultaneos no mac usando a one, explico, 1 canal de voz gravado usando o Mic da One e um instrumento tipo um violão usando a entrada de audio padrão do mac? algums programas de audio em Windows permitem a gravação de mais de uma trilha simultaneamente se vc tiver placas de som diferentes. uso atualmente em meu notebook para gravar duas trilhas simultaneas pelo Adobe: uma na entrada de mic e outra em uma placa de som usb. estou migrando para um Mac-Mini, e sei que ele tem uma entrada de som padrão. eu poderia usar nos Softwares de gravação do mac, em trilhas diferentes ao mesmo tempo a entrada padrão dele e o microfone do One??

  9. Ricardo junho 27, 2012 at 10:47 am - Reply

    Oi Marcus, a minha dúvida em relação a Apogge é a seguinte: Gravo locuções em meu estúdio e preciso ligar um mic condensador externo, até aí tudo bem, porém com o programa da interface é possível equalizar o áudio antes e após a gravação? Digo iso pois tenho uma Fast Track Pro e não gosto da ideia de equalizar a gravação somente após utilizando um ou outro programa de edição.Obrigado

  10. Rene Alves novembro 5, 2012 at 8:12 pm - Reply

    Ola,
    Meu nome é Rene e sou tecladista,eu uso um mac book pro para tocar ao vivo usando o mainstage…nao uso nenhuma placa externa,mas na hora de tocar eu sinto que existe uma pequena latencia que incomoda um pouco,porem consigo tocar…eu consigo usar essa placa para tocar ao vivo e eliminar a latencia,ou ela serve apenas para fazer gravacoes?
    Parabens pelo post.
    Abraco.

    • musicapps novembro 5, 2012 at 11:54 pm - Reply

      Olá. Já tentou diminuir o tamanho do buffer de áudio nas configurações do MainStage ou Logic? Quanto maior o buffer, maior a latência. Quanto menor o buffer, menor a latência e maior o processamento. A menor latência será definida pelo menor buffer possível sem seu computador começar a reclamar engasgando o áudio. Neste caso do Mac, uma interface externa não fará diferença alguma. Abs! Vicite nosso grupo no Facebook e troque ideias com a gente https://www.facebook.com/groups/grupomusicapps

  11. Gian Martelozzo março 15, 2013 at 2:23 am - Reply

    Olá, estou indo para os EUA daqui 3 semanas e tenho grande interesse em adquirir os produtos da Apogee, mas tenho minhas duvidas.
    Pra produçao em casa, um IPAD(ou iphone), um MIC e JAM, seriam o suficientes? Pois estava pensando em comprar um macbook pro e uma apogee duet 2, mas com as pesquisas que tenho feito,(e agora com a ONE pegando foco) o que poderia me sugerir? Visando em gastar menos dinheiro, e sabendo que em torno de uns 4 meses viajarei de novo, podendo comprar os produtos mais caros e mais dificeis de trazer – no caso o Macbook. Acho que talvez a maior delas seria entre a ONE e o MIC. E sobre a qualidade do IPAD e um Macbook na gravação. ha muita diferença?
    Ah, esqueci de mencionar que nao tenho experiencia em gravaçao, por isso tb pensei em começar com os mais basicos. Desde ja agradeço

Leave A Response


× sete = 56