Apogee ONE: interface de áudio e microfone USB para Macs (Review)

A ONE, fabricada pela Apogee é uma interface de áudio ultra portátil para Macs e traz consigo um microfone condensador embutido. Logo que recebi a ONE para testes, duas informações sobre o produto me deixaram bastante curioso.

A primeira era a promessa de que ela mudaria a experiência de se ouvir música no iTunes. A outra é a de que seu microfone interno seria de altíssima qualidade, capaz de ser utilizado em gravações exigentes, com as mais diversas finalidades, seja na gravação de instrumentos elétricos ou acústicos, podcasts, etc. Neste review vou mostrar as minhas impressões após algumas semanas de teste com a Apogge ONE.

Antes de mais nada, vamos entender o que o produto se propõe a fazer. Também é bom lembrar que a marca Apogee é bastante famosa e reconhecida por profissionais da música em todo mundo, logo se espera um produto de muita qualidade. A Apogee ONE é uma interface de áudio para Macs capaz de:

– Ser a fonte padrão de reprodução de áudio de seu Mac.
– Gravar áudio via seu microfone condensador embutido.
– Gravar áudio de instrumentos, microfones e fontes de áudio externas (P10 ou XLR, em um canal) por meio de um cabo e expansão, inclusive microfones que necessitam de Phantom Power.
– Oferecer qualidade de áudio superior à já apresentada pelo Mac.

O que tem na caixa?

  • ONE
  • Cabo Breakout
  • Cabo USB
  • CD de software e documentação da Apogee
  • Guia rápido

Fiz este breve unboxing da Apogee ONE

Características

A Apogee One é realmente compacta para ter todos os recursos que oferece.  Tem 12 x 6 cm e uma espessura de pouco mais de 2 cm. É leve, mas muito bem construída. Seu acabamento mistura a frente em black piano e a parte de trás mais reforçada, para resistir bem às superfícies em que será apoiada.

Possui um único knob que tem várias funções e também trabalha como um botão. Logo abaixo do knob está o microfone condensador embutido. Nas duas extremidades estão as conexões da Apogee ONE: saída para fones de ouvido, porta mini USB (que faz a ligação com o Mac e também alimenta a ONE) e a conexão para o cabo breakout, responsável por fazer a ligação de microfones e instrumentos externos.

Logo acima do knob existem leds que mostram qual fonte de áudio está atualmente sendo controlada pelo botão e também monitoram o ganho de entrada dos instrumentos/voz.

Instalação e configuração

Nenhum problema aqui. Tudo bem simples, seguindo instruções básicas do CD. Logo após conectar a ONE pela primeira vez, surge uma mensagem perguntando se você deseja que ela seja sua interface de áudio principal quando estiver conectada. Daí em diante, toda vez que conectá-la ao Mac, ela já assumirá este papel.

Neste vídeo mostro o básico sobre a ligação da ONE.

ONE e o iTunes

Quando li que a Apogee ONE era capaz de melhorar a qualidade do áudio do Mac, achei que isto não fosse possível. Decidi fazer muitos testes. Peguei músicas de vários estilos e testei com o áudio normal do Mac e depois com a Apogee ONE, sempre utilizando um bom fones para esta finalidade (como o In-ear da Apple). O mais surpreendente? Há diferença.

Começa com a definição do áudio. Não me pergunte o porquê, mas de fato achei que os instrumentos estavam com maior definição e clareza. A música no todo soou melhor com a ONE. Talvez isso se explique pela grande qualidade dos conversores AD/DA da ONE. Além disso, o nível do ganho muda completamente de patamar. A Apogee ONE poderia vir com um aviso de “utilize com moderação” no controle de volume. :)

Gravando áudio com a ONE

A ONE é capaz de gravar um canal de áudio, por meio de seu microfone embutido, ou registrando instrumentos e microfones externos, via cabo BreakOut. Aí vinha a segunda curiosidade: seria o microfone embutido da ONE tão bom a ponto de ser utilizado para gravações mais profissionais?

O primeiro teste você confere agora. Gravei o vídeo abaixo falando sobre a reprodução de áudio no iTunes pela ONE. No meio da primeira frase eu troco o áudio da câmera digital pelo que estava sendo capturado pela ONE. O resultado fala por si.

Para quem faz Podcasts e tem um Mac, a ONE realmente pode fazer toda a diferença.

Decidi então avançar um pouco e testar o microfone embutido para uma gravação musical. Para fazer um teste legal, optei por comparar as performances da ONE gravando um instrumento com seu microfone embutido e depois utilizando um microfone externo.

Confira os resultados:

A ONE é compatível com qualquer aplicativo de áudio CoreMIDI para Mac e pode fazer gravações em 48kHz com 24 bits. Por precisar de software especial para controle de suas funções, a ONE não funciona com o iPad. Testes recentes demonstraram que a ONE está funcionando normalmente no iPad de primeira geração, utilizando o acessório Camera Connection Kit e um Hub USB alimentado.

Atenção: a Apogee One não é fabricada para o uso específico com o iPad. Além de precisar do Mac para alternar entre as formas de entrada de áudio, a interface pode não funcionar com o iPad. Já recebi relatos de dificuldade na utilização com o iPad 2 e alguns modelos de HUB USB. Não há garantia de funcionamento.

MusicApps sobre a Apogee ONE:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:4.5/5]
Compatibilidade: [Rating:4/5]
Profissional: [Rating:5/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4.5/5]

Conclusão e considerações finais:


A Apogee ONE é uma excelente opção para quem busca gravar com mobilidade usando um Mac. É pequena, leve e oferece grande qualidade de gravação e reprodução de áudio. Com seu microfone é possível fazer gravações de alto nível, sem contar a possibilidade de se conectar instrumentos e microfones externos e usufruir do excelente conversor A/D para registrar suas gravações com muita qualidade.

Seja para ouvir música de uma forma realmente diferente, gravar podcasts de alta qualidade, ou trabalhar com a gravação de instrumentos musicais e voz, sem dúvidas a ONE é uma excelente companhia para os donos de Mac. Em 2 semanas de testes com a ONE, simplesmente não experimentei nenhuma dificuldade técnica. Trabalhar com esta interface é simples e bastante descomplicado. De fato não é das soluções mais baratas do mercado, mas com certeza é uma das que irão oferecer a maior qualidade para gravação e reprodução de áudio no Mac.

Disponibilidade

O produto foi cedido para testes pela Quanta Store que oferece os equipamentos da Apogee no Brasil. A Apogee ONE pode ser encontrada aqui.

Curta e compartilhe!