Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad, iPhone/iPod Touch

A Mac App Store chegou. Isso vai mudar a música em Macs?

Marcus Padrini janeiro 6, 2011 6 Comments »

A Apple lançou hoje sua nova loja virtual de aplicativos para os computadores Mac, a Mac App Store. A novidade traz para os Macs a experiência de sucesso nos dispositivos iOS: navegue por milhares de aplicativos seguros, certificados e selecionados, veja descrições, fotos e opiniões, compre e instale imediatamente em seu computador.Para ter acesso à loja, os donos de Macs terão apenas que baixar uma nova atualização gratuita do Mac OS X, que já trará a novidade.

Mas o que isso irá mudar na Música no Mac?

Para iPhones/iPads/iPods Touch a App Store significou um diferencial gigantesco em relação aos dispositivos de plataformas concorrentes. Imagine ter seu iPhone ou iPad apenas com aquilo que ele vem de fábrica. Ou melhor, tente imaginar ficar procurando e baixando apps zipados da internet, descompactando, mandando para o dispositivo com um cabo USB, torcendo pra funcionar e sem a certeza de que isso não danificaria seu aparelho.

Com milhões de potenciais consumidores e o discurso de segurança e da abertura para desenvolvedores de qualquer parte do mundo, além das possibilidades reais de lucro para estes desenvolvedores, a Apple faz com que uma enxurrada de apps invada a iOS App Store todos os dias.

É provável que o mesmo ocorra com os apps mais populares e genéricos para o Mac. Jogos, os próprios softwares da Apple e muitos outros irão vender e farão a alegria de muitos desenvolvedores e usuários, além de aumentar o número de apps para o Mac. Facilitar o processo de compra, tornando pagamento e entrega quase imediatos,obviamente aumenta as vendas. Mas o que dizer dos softwares para produção musical?  Instrumentos virtuais, softwares de gravação e apps para DJ irão aparecer na Mac App Store? Terão preços melhores?  Irão estimular a redução na pirataria? Mais títulos musicais chegarão ao Mac?

Ainda não dá para ficar muito animado. Em primeiro lugar, a Apple (como sempre) impôs uma forte e restritiva política de desenvolvimento e aprovação dos apps. Existem diversas regras quanto à utilização de algumas APIs e outras ferramentas de desenvolvimento, além de uma boa comissão (30%) que vai para a maçã por manter e promover o canal de vendas.

Diferente das empresas desenvolvedoras para iOS, que praticamente surgiram com o o novo sistema, a realidade da Mac App Store é bem diferente. No caso da produção musical, temos softwares já bastante consolidados e populares. Será que estas empresas estariam dispostas a se aventurar nesta modalidade de venda? Ou a loja ficará limitada aos apps amadores para se fazer música?

Acredito que os softwares de música para Mac estarão na loja e é provável que a store em si impulsione o desenvolvimento de outros aplicativos musicais por desenvolvedores motivados pela simplicidade da logística. Pode ocorrer também a migração de desenvolvedores bem-sucedidos do iOS para o Mac OSX. Apesar de ser um nicho bem específico, alguns desenvolvedores já fizeram um bom dinheiro com os músicos no iOS.

Sei que temos leitores que trabalham com Macs na música, ou que simplesmente gostariam de usar o Mac como ferramenta musical. Ficam as perguntas: o que você acha deste tipo de iniciativa? Cresce a motivação para comprar os softwares musicais? Será efetivo para combater a pirataria?


Posts Relacionados

6 Comments

  1. Walter Cruz janeiro 6, 2011 at 4:36 pm - Reply

    Se com o volume das vendas houver uma diluição dos preços eu boto fé, pelo menos aqui no Brasil onde o Mac já custa uma fortuna :(

  2. Norberto França janeiro 6, 2011 at 4:48 pm - Reply

    Uso já há algum tempo os apple pra produzir música, no caso com 2 softwares DAW o Steimberg Cubase 5 e o Logic Studio 9 da própria apple. Acredito que inicialmente a apple pode disponibilizar nova loja pacotes de timbres e samples pro GarageBand que já acompanha o sistema, isso relacionado a música. E outra são aplicativos que facilitem cada vez mais a comunicação entre o iPad e o Mac.
    Acho mais provavel que com a evolução do iPad apareçam app's como o iGarageBand ou iLogic, eu na verdade aguardo o iMain Stage(rsrsrsrsrs…) .
    É aguardar pra ver … sempre esperando melhorias.

  3. maria janeiro 6, 2011 at 8:22 pm - Reply

    pagando para ver essa boa nova!

Leave A Response


+ oito = 12