Mac, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, iPad

Tocando com o Xtrument

Marcus Padrini dezembro 23, 2010 4 Comments »

Tenho conversado bastante nos últimos dias com Rob Fielding, desenvolvedor de aplicativos musicais e criador do app Mugician para iPad. Fiquei surpreso ao saber que o mesmo Rob havia desenvolvido um software que comentei aqui bem no início do blog, o Xtrument.

A idéia do Xtrument é ser um controlador MIDI virtual para Macs. Mas é um controlador diferente e inteligente. Com ele, você toca com o teclado de seu computador, define escalas, faz vibratos, tudo com as mesmas teclas que você digita. Mas o mais legal é que o Xtrument apresenta uma grande funcionalidade para tocar arpejos de forma realmente rápida. O aplicativo de Rob consegue detectar que tipo de sequência de notas você está tocando e decidir se ele deve repetir estas notas em oitavas diferentes.

Decidi tentar fazer alguma coisa, minutos após conhecer o Xtrument. No vídeo estou controlando um instrumento virtual de Mini Moog, tocando em cima de uma base gravada no Logic Pro.

O Xtrument controla qualquer instrumento virtual ou aplicativo MIDI compatível com Macs e é um projeto completamente aberto e gratuito. Mais do que isso, é uma maneira diferente, divertida e muito confortável para se tocar muitos instrumentos virtuais apenas com o teclado do computador.

Jordan Rudess se encontrou com Rob Fielding em julho deste ano e experimentou a novidade:

Se você tem um Mac e deseja testar, baixe o Xtrument agora e depois conte pra gente o que você achou! Eu me diverti muito. Meus agradecimentos ao Rob, que me apresentou o Xtrument e forneceu algumas orientações básicas :)


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Hugo dezembro 24, 2010 at 7:05 am - Reply

    Olá, baixei o App, mas não reproduz nenhum som u.u

    Tenho que instalar algum outro plugin?

    • Marcus Padrini dezembro 24, 2010 at 9:08 am - Reply

      Olá, Hugo! Sim, com certeza. O Xtrument é um controlador MIDI e sem plugin ele não irá funcionar. Ele servirá para controlar qualquer instrumento virtual que você tenha. O driver IAC do seu Mac também deve estar ativado e conectado. Para fazer isso, confira as instruções neste post http://musicapps.com.br/2010/07/pianist-pro-como-...

      Agora, basta rodar um instrumento virtual qualquer, ou até mesmo o Garage Band, trazer a janela do Xtrument para primeiro plano e começar a tocar. Dica: as teclas numéricas produzem as notas da escala, as teclas [ ] ajustam a tonalidade, G, T e Y alteram a forma da escala. Z e / produzem vibrato. Diversas outras teclas irão gerar intervalos incrementando as notas.

      Brinque por aí e me conte o que achou.

      Abraço!

  2. Hugo dezembro 24, 2010 at 10:16 pm - Reply

    Consegui funcionar. Obrigado. Ao abrir o Garage, conforme muda o instrumento, muda o som também, certo?

    Eu não sou musico, mas sou apaixonado por coisas assim.

    • Marcus Padrini dezembro 26, 2010 at 12:52 am - Reply

      Exatamente isso! :) Que bom que deu tudo certo! Grande abraço!

Leave A Response


× três = 27