Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

Review Behringer UCA222: interface de áudio USB pequena, barata e compatível com o iPad

Marcus Padrini dezembro 28, 2010 71 Comments »

Já fizemos algumas resenhas por aqui de acessórios que permitem gravar áudio com o iPad. Falamos do iRig, excelente opção para gravação de guitarras e outras fontes de áudio em mono, e também sobre a Edirol UA-25 ex, super completa para o trabalho com gravação estéreo, mas que necessita de alimentação externa para funcionar.

Hoje vamos falar de uma solução que está no meio do caminho. A Behringer UCA222 pode agradar tecladistas e outros músicos que querem trabalhar com gravação em estéreo, sem abrir mão da mobilidade.

Pequena, barata (cerca de 140 reais) e facilmente encontrada no mercado, a UCA222 da Behringer já era uma opção interessante para a gravação de áudio no iPad, mas ficou ainda mais após a limitação do fornecimento de energia para dispositivos externos do iOS 4.2. A UCA222, por sua simplicidade, continua sendo alimentada pelo iPad, sem a necessidade de utilização de um hub USB alimentado. Se entradas e saídas RCA te atendem, a UCA222 pode ser o acessório certo para você.

Raio-X da UCA222


Medindo 8cm x 6cm e pesando 120 gramas, a UCA222 é extremamente portátil. A interface já tem um cabo USB no próprio corpo, possui 2 entradas e 2 saídas RCA, além de saída estéreo para fone de ouvido. Há uma pequena chave para habilitar ou desabilitar a monitoração do áudio de entrada. Para quem se interessa também por gravação ótica digital, a UCA222 está equipada com S/PDIF.

Os cabos RCA foram (e ainda são) largamente utilizados nas casas de quase todas as pessoas. Era com eles que a maioria dos vídeo cassetes e primeiros DVDs transmitiam sinais de áudio e vídeo. Aparelhos de som também costumavam trabalhar com RCA. De qualquer forma, a grande maioria dos mixers do mercado oferece entradas e saídas neste formato. Também existem no mercado dezenas de adaptadores e cabos que convertem RCA em P10, P2, etc.

UCA222 no computador

A UCA222 está preparada para trabalhar com MACs e PCS, sem a instalação de nenhum driver. No Windows, é possível instalar um driver especialmente para a interface funcionar em modo ASIO.

Trabalhando com o iPad

Não poderia ser mais simples. Basta conectar a UCA222 ao iPad, usando o Camera Connection Kit, para que a interface já ligue instantaneamente. Daí, basta rodar qualquer aplicativo musical de gravação compatível com áudio via Camera Connection Kit para começar a registrar o que quiser.

Um recurso bastante útil da interface é a monitoração do áudio de entrada. Nem todos os apps de gravação do iPad trabalham com o monitoração de entrada via software. Com a UCA222 você pode fazer isso via hardware mesmo, precisando apenas habilitar a chave de monitoração.

Outro ponto positivo é contar com duas saídas de áudio RCA e mais uma sáida P2 do tipo fone de ouvido. Desta forma existem 2 possibilidades para enviar o áudio vindo do iPad para caixas de som, mixer, fones, etc.

Com o app MultiTrack DAW, capaz de fazer gravações em estéreo via Camera Connection Kit, fiz o teste abaixo, gravando o áudio de um teclado sintetizador Korg Microx.

Consumo de bateria no iPad

Um dos motivos que levaram a Apple a limitar o fornecimento de energia para acessórios via conexão dock no iPad foi, com certeza, a preocupação com a duração da bateria do tablet. Com a UCA222 não posso precisar o tempo exato de trabalho com o iPad, mas posso exemplificar. Durante os testes, comecei a trabalhar com o iPad com 94% de carga. Usei a UCA222 por cerca de 2 horas e meia. Quando terminei a bateria do iPad estava em 68%.

Pontos fortes da UA222:

  • Tamanho reduzido
  • Preço
  • Grava em estéreo
  • Baixíssimo nível de ruído
  • Permite monitorar o áudio da entrada
  • Funciona com Macs, PCs e com o iPad
  • Ideal para músicos e profissionais que trabalham com equipamentos e instrumentos com saídas estéreo

Pontos fracos:

  • Trabalha somente com conexão RCA
  • Não tem pré amplificador e nem controle de ganho da entrada

Conclusões

A Behringer UCA222 irá atender muito bem os seguintes perfis: tecladistas, guitarristas que trabalham com pedais de efeitos, pedaleiras ou simuladores (estilo X-Vamp, Pod, V-amp), qualquer músico que deseja registrar áudio estéreo provenientes das mais diversas fontes. Trabalhar sem alimentação externa é uma grande vantagem, reduz a quantidade de fios e cabos e a solução de gravação está pronta em segundos. Para a gravação no iPad é uma das interfaces mais simples que já testei, mas com excelentes resultados.

Você pode encontrar a UCA222 em lojas de instrumentos musicais e até mesmo no Mercado Livre, neste link.


Posts Relacionados

71 Comments

  1. Marcello dezembro 28, 2010 at 8:05 am - Reply

    Marcus, você conhece o OnStage Remote? (http://fluqe.com/remote/)
    Parece ser bem interessante.

    • Marcus Padrini dezembro 28, 2010 at 10:45 am - Reply

      Sim, mas só agora me dei conta de que ele recebeu compatibilidade com Core MIDI. Ainda não entendi se ele funciona com o Camera Connection Kit, mas vou pedir um para testar e falo aqui. Obrigado! Abraço!

  2. Julio dezembro 29, 2010 at 10:58 am - Reply

    alguém sabe se a saida optica funciona bem ? E o tempo de latencia ?

    • Marcus Padrini dezembro 29, 2010 at 12:39 pm - Reply

      Julio, funciona muito bem. A latência dependerá da utilização. No iPad trabalhei com latência completamente imperceptível. No Mac também teve boa performance. No Windows, você pdoerá trabalhar com o Asio4All ou driver que a própria Behringer disponibiliza para trabalhar com ela em modo ASIO.

  3. @GiuSoares setembro 8, 2011 at 7:44 pm - Reply

    Marcus uma duvida eu tenho uma mesa de som que veio com esse dispositivo
    U-CONTROL UCA200 sera que serve pra mesma finalidade?
    acredito que sim… o que vc acha?
    ésse da foto
    http://images.gittigidiyor.com/2328/BEHRINGER-U-C...
    o seu é 222 o meu é 200

    por enquanto estou esperando meu CCK pra fazer o teste

    acabei de ver o videos dos dispositivos da behringer fiquei lokooo

    mais uma duvida!!! por ser possivel gravar em ESTERIO eu posso gravar 2 canais separadamente monos? ou sera gravado em 1 unico canal?

    • musicapps setembro 9, 2011 at 10:30 am - Reply

      Tudo leva a crer que sim. Funcionará dos dois modos.

  4. @GiuSoares setembro 9, 2011 at 9:46 am - Reply

    Marcus ?????
    Vc sabe se ele grava em esterio canao separado?

    • musicapps setembro 9, 2011 at 10:30 am - Reply

      Grava em estéreo ou com dois canais mono separados. O Multitrack DAW faz isso com ela sem problemas.

      • @GiuSoares setembro 9, 2011 at 12:42 pm - Reply

        aiii sim heim.. ótima e PERFEITA noticia….. vou atraz do meu CCK… brigadão marcus

  5. Felipe setembro 19, 2011 at 11:01 am - Reply

    ola, para pluga-la num macbook pro (2010), tem algum segredo, uso o garage band, e atualmente gravoi plugando a guitarra direto no Input do mac. a qualidade fica ruim, ruido.

    No cabo que sai do pedal, uso um adaptador P10 para P2.

    com ela eu teria esse problema?

    • musicapps setembro 19, 2011 at 3:13 pm - Reply

      As entradas de áudio dos Macbooks costumam ser muito boas e, em geral, apresentam baixo ruído. Tenho um macbook branco de 2010 que não tem problema algum para ligar fontes de áudio externas. O problema pode estar no pedal, cabo ou adaptador utilizados. É bom conferir. Sobre a Behringer, basta conectá-la na USB e escolher esta forma de entrada para a sua faixa de áudio no GB. Abraços!

  6. Claudio fevereiro 20, 2012 at 7:02 pm - Reply

    Tenho um table AOC com Android e preciso de um sistema para gravar reportagens externas no Tablet. alguém pode indicar uma interface de áudio que posso utilizar em meu tablet e qual microfone

    • musicapps fevereiro 25, 2012 at 10:30 pm - Reply

      Claudio, infelizmente o Android ainda não possui tais acessórios. Porém, existem apps gravadores e a possibilidade de usar o próprio microfone interno para realizar a captura do áudio.

  7. Nelyso abril 8, 2012 at 4:40 pm - Reply

    Amigo,eu tenho uma UCA 222 e gostaria de saber se exite algum tipo de adaptador de canais para ser utilizada nela? tipo ela so tem 1 entrada L e uma R e saida tbm mais dai eu queria aumentar essas entradas com algum tipo de adaptador mais nao sei se existe ou se tem para esta placa? desde ja fico grato.

    • musicapps abril 11, 2012 at 11:26 pm - Reply

      Bom, para gravar separado, vc só poderá trabalhar com dois canais por vez (L e R). Se desejar gravar vários instrumentos misturados, basta ligar um mixer à entrada estéreo. Abs

  8. Jean abril 15, 2012 at 1:22 am - Reply

    sera que meu iphone 3gs reconhevera o uca 222 que tenho na ios 5.0.1?

    • musicapps abril 15, 2012 at 11:10 pm - Reply

      Não, pois o iPhone não é compatível com o Camera Connection Kit, acessório necessário para a ligação da UCA222.

  9. paulo ricardo maio 14, 2012 at 9:52 pm - Reply

    Amigo eu uso uma mesa de som da behringer xenyx 1202fx com a interface uca222 mais o engraçado é que esta dando um chiado vc saberia oq é? abraço

  10. Edson junho 14, 2012 at 11:22 am - Reply

    Olá amigo, sou DJ e muitas vezes eu uso o software VIRTUAL DJ a partir do meu notebook.
    Mas todos sabem que, a saída de áudio p2 do fone de ouvido é mono, no entanto só funcionará um lado do canal do amplificador.

    Eu uso outra interface também, SERATO SL3 da Rane, que se alimenta via USB e reproduz todas as músicas dentro do PC, sem se utilizar da saída de fones.

    Com esta interface UCA-222 USB da Behringer, eu consigo transformar a saída mono em estéreo?

    Obrigado desde já.

  11. Abel Felipe junho 26, 2012 at 8:33 pm - Reply

    Olá boa noite, eu toco guitarra na igreja, possuo um iPad 3 que comprei para substituir minha pedaleira zoom g1 , queria saber se tem como eu tocar ao vivo com a uca 222 na igreja utilizando o amplitube?

  12. CHICO julho 2, 2012 at 10:01 pm - Reply

    quais são os programasde gravação compativeis
    com o adaptador camera connection kit e a placa behringer uac 222?

  13. Paulo Juliao agosto 15, 2012 at 10:04 am - Reply

    Markus,estou tentado comparar essa placa…cheguei a pagar mas n entregaram…peguei meu dinheiro de volta (mercadoLivre ) vc tem alguma sugestão de onde comprar? Abrcs.

    • musicapps agosto 15, 2012 at 10:51 pm - Reply

      Infelizmente não. Mas acho que vale dar uma olhada sempre no ML e no google, buscando por lojas do gênero.

      • Paulo Juliao agosto 24, 2012 at 9:45 am - Reply

        Comprei no mercado livre…Valeu

  14. Paulo Juliao agosto 24, 2012 at 9:48 am - Reply

    Outro problema! Como n tenho uma mesa (ainda) ,como faço pra conectar um microfone? Pensei em um adapatador RCA/P10 mas na verdade são duas fases RCA como uno isso num p10?

  15. Marcelo setembro 19, 2012 at 4:30 pm - Reply

    esse equipamento serve como interface para controladoras de DJ?

    • musicapps setembro 19, 2012 at 6:31 pm - Reply

      Se o objetivo for apenas o de transmitir áudio com qualidade e baixa latência para o computador, sim.

  16. joao novembro 3, 2012 at 12:16 am - Reply

    serve pra controlador midi? controlar vst's e tal? reason? vlw

    • musicapps novembro 6, 2012 at 12:00 am - Reply

      Não, é uma interface de áudio.

  17. MARCO BACHUR maio 13, 2013 at 11:10 am - Reply

    POSSO UTILIZAR A UCA222 NO MEU NOTEBOOK COM O WINDOS 7?

  18. Peterson Carvalho julho 31, 2013 at 3:04 pm - Reply

    Olá Marcus, como vai?

    Gostaria de saber se a Behringer UCA222, pode ser utilizada para transmitir o audio de um iPad, para um mixer e/ou caixas de som, onde visto, que estarei utilizando o App Traktor DJ.

    Desde já, obrigado.

    Abs

    Peterson Carvalho

  19. sergio setembro 7, 2013 at 7:35 pm - Reply

    eu usava um DVD com karaoke e, antes, ao ligar ele na entrada de audio do PC, quando cantava, ao sai som do microfone ele dá uma zuada, quando para de cantar ele para (isso se ouve nas partes em que o audio do playback é baixa), aí me recomendaram comprar o UCA 222 que isso acabaria, bom, liguei o DVD karaoke no UCA e o UCA no aux. do som e liguei o UCA? NO USB: resultado: o barulho do microfone continuou. será que só funciona ligando o Mic na mesa e a mesa no UCA e um aparelho de CD na mesa tb ? Obrigado.

    • musicapps setembro 8, 2013 at 6:35 pm - Reply

      Sergio, infelizmente não tenho ideia, mas tenho certeza de que o problema está no microfone ou no aparelho de DVD. A UCA simplesmente recebe o sinal analógico e dá entrada no áudio com sinal digital no computador. Abs!

  20. aelcio dezembro 3, 2013 at 10:20 pm - Reply

    olá! posso usar microfone na uca 222? como fazer funcionar?

    • musicapps dezembro 3, 2013 at 11:05 pm - Reply

      Não. Somente se você ligá-lo a uma mesa de som e depois a saída da mesa entrar na UCA.

      • humberto novembro 8, 2014 at 4:55 pm - Reply

        Olá, gostaria muito que vc me descrevesse com os detalhes talhes esse processo.
        ligo microf. na mesa, a mesa na minha UCA202 e minha uca no pc? esclarece-me se possível. Grato!

        • musicapps novembro 10, 2014 at 11:52 am - Reply

          É isso aí! O passo final seria ligar a UCA no PC, no iPad ou Mac. Abs

  21. Nandgello janeiro 19, 2014 at 8:19 pm - Reply

    Ola. gostaria de saber se acaso eu ligar meu teclado midi via USB no meu Windowns normalmente, e ligar as caixas de som nessa interface ira diminuir o delai, ou teria que ser outra placa? poderia me indicar o processo correto? desde ja obrigado

    • musicapps janeiro 20, 2014 at 11:44 am - Reply

      Pode ser esta, mas, como você não estará usando uma interface com driver ASIO nativo, o ideal será fazer o download e instalar o aplicativo ASIO4ALL. Ele irá diminuir a latência.

  22. Paulo fevereiro 3, 2014 at 8:18 pm - Reply

    Eu quero gravar meu contrabaixo em musicas do karaokêversion, onde baixo a música sem o contrabaixo e coloco o meu, mas consigo resultado , como devo instalar adequadamente essa UCA222, para obter sucesso nisso. Outra coisa, quando eu ouço a música ela vem bem do comp, mas quando todo o contrabaixo, o som fica muito baixinho, o que devo fazer?

  23. Carlos Augusto julho 16, 2014 at 11:19 am - Reply

    Olá! Se eu quiser gravar violão, baixo e voz, eu tenho que gravar um de cada vez? Não manjo muito disso! Muito obrigado

    • musicapps julho 16, 2014 at 11:23 am - Reply

      Com uma interface como esta, vc pode ligar a entrada à saída de uma mesa de som e gravar todos de uma vez. Porém, não poderá editá-los individualmente. Se quiser, editar separadamente, a maneira correta é gravar um por vez ou ter uma interface que possibilite a gravação de vários canais simultaneamente.

  24. @fonini dezembro 1, 2014 at 11:24 am - Reply

    Olá amigo, tenho uma bateria eletrônica DDrum e gostaria de utilizar o software EZ Drummer para alterar os sons da bateria. Seria possível utilizar essa interface para esse propósito?
    A bateria possui saída USB e P10.
    Obrigado!

    • musicapps dezembro 1, 2014 at 12:02 pm - Reply

      Você vai precisar de uma interface MIDI, se a bateria não for USB MIDI. Se for, no mac já funcionará normal, com ou sem a UCA222. No windows vc poderá usá-la, desde que rode também o ASIO4ALL, um software que reduz a latência de placas que não possuem drivers ASIO, como é o caso da UCA222. Abs

      • @fonini dezembro 1, 2014 at 12:11 pm - Reply

        A bateria é USB midi. Nesse caso, eu ligaria a UCA 222 em uma USB no PC e a bateria em outra USB. Seria isso?

  25. Junior Muniz março 18, 2015 at 10:56 am - Reply

    E ai galera… Estou encontrando um problema! Quando conecto a minha UCA222 no PC ela funciona normalmente ate tentar gravar qualquer áudio… Aparece um chiado horrível! Existe algum tipo de incompatibilidade ou algo assim com as Interfaces UCA?

    • musicapps março 18, 2015 at 11:36 am - Reply

      Aparentemente sua interface está com algum defeito. Não deveria apresentar ruído algum. Verifique também os cabos e o instrumento que você está usando para gravar. Abs

  26. Xandevita abril 29, 2015 at 12:33 am - Reply

    Olá Marcus, já existe um adaptador Lightning x USB para utilizar com esse dispositivo? Os adaptadores q identifiquei são especificados apenas para fotos ou então são micro USB.

    • musicapps abril 29, 2015 at 1:59 pm - Reply

      Use sempre o original da Apple. Os outros são bloqueados com o tempo e perdem a funcionalidade. Abraços!

  27. valdenor junho 8, 2015 at 1:16 pm - Reply

    Essa placa permite que toque qualquer instrumento sem latencia?No meu caso seria bateria

    • musicapps junho 16, 2015 at 4:34 pm - Reply

      O que você pretende fazer exatamente?

  28. Leandro Duarte junho 19, 2015 at 1:55 pm - Reply

    Olá amigo. Eu uso o programa PIANOTEQ e gostaria de saber se essa interface funciona bem ao vivo pois não deixaste claro se o ASIO que vem com ela é o genuíno ou é o ASIO4ALL. Além disso, qual é a profundidade de bits e a taxa de amostragem? Obrigado.

    • musicapps junho 19, 2015 at 2:22 pm - Reply

      Leandro, tudo bem? Ela não possui driver Asio. É uma interface de áudio USB bastante simples. 16-bit/48kHz Abs!

  29. lucimar silva agosto 26, 2015 at 3:35 pm - Reply

    oi.no meu notbook tenho o sound forge instalado so que o mesmo não tem entrada line in. quero saber se ligando essa interface posso gravar o áudio de alguns instrumentos tocando junto ao vivo sendo eles acordeon, zabumba, triangulo e voz todos ligados em uma mesa de som. ou eh melhor comprar um outro pc com entrada line in. obrigado

    • musicapps agosto 26, 2015 at 3:52 pm - Reply

      Pode sim. Basta vc ligar tudo a uma mesa de som e mandar a saída estéreo da mesa para as entradas RCA da UCA222. Abs!

  30. Alessandro novembro 21, 2015 at 1:31 am - Reply

    Boa noite gostaria de saber se consigo gravar além de Guitarra violão e teclado também o contra baixo nessa interface é possivél?

    • musicapps novembro 23, 2015 at 11:54 am - Reply

      Se utilizar uma mesa de som conectada a ela, sem dúvidas. Abs

  31. Pedro abril 15, 2016 at 7:16 pm - Reply

    olá,boa noite,gostaria de saber se essa placa de som uca222
    dá pra usar com o software Varranger2 1.16

    • musicapps abril 22, 2016 at 10:48 am - Reply

      Provavelmente, sim. Mas nunca usei esse software. Abs!

  32. Valdy Junior abril 16, 2016 at 12:57 am - Reply

    Caro Marcus
    Muito boa tua aula!
    Me diz uma coisa. Se meu objetivo não for gravar nem baixar música, mas tão somente ouvir música do ITunes, Deezer, etc, e, ainda, se tenho uma boa interface de áudio, tu acha que é necessário um bom PC? Nesse caso, será que um bem básico já não me garante um som de qualidade?

  33. musicapps abril 22, 2016 at 10:51 am - Reply

    Ao utilizar uma interface de áudio externa, o que você está fazendo é transferir a responsabilidade da qualidade do áudio do computador para a interface. A conversão de digital para analógico irá ocorrer nela, não mais na interface integrada da placa mãe. Então, tanto faz o computador. Ele precisa ter configurações suficientes apenas para rodar bem os softwares reprodutores de áudio, que exigem muito pouco. Abs

  34. caio maio 31, 2016 at 11:28 pm - Reply

    ola amigo tudo bom me tira uma duvida eu posso gravar microfone a voz direto na uca sem mesa de som?

Leave A Response


6 × = vinte quatro