Review Behringer UCA222: interface de áudio USB pequena, barata e compatível com o iPad

Já fizemos algumas resenhas por aqui de acessórios que permitem gravar áudio com o iPad. Falamos do iRig, excelente opção para gravação de guitarras e outras fontes de áudio em mono, e também sobre a Edirol UA-25 ex, super completa para o trabalho com gravação estéreo, mas que necessita de alimentação externa para funcionar.

Hoje vamos falar de uma solução que está no meio do caminho. A Behringer UCA222 pode agradar tecladistas e outros músicos que querem trabalhar com gravação em estéreo, sem abrir mão da mobilidade.

Pequena, barata (cerca de 140 reais) e facilmente encontrada no mercado, a UCA222 da Behringer já era uma opção interessante para a gravação de áudio no iPad, mas ficou ainda mais após a limitação do fornecimento de energia para dispositivos externos do iOS 4.2. A UCA222, por sua simplicidade, continua sendo alimentada pelo iPad, sem a necessidade de utilização de um hub USB alimentado. Se entradas e saídas RCA te atendem, a UCA222 pode ser o acessório certo para você.

Raio-X da UCA222


Medindo 8cm x 6cm e pesando 120 gramas, a UCA222 é extremamente portátil. A interface já tem um cabo USB no próprio corpo, possui 2 entradas e 2 saídas RCA, além de saída estéreo para fone de ouvido. Há uma pequena chave para habilitar ou desabilitar a monitoração do áudio de entrada. Para quem se interessa também por gravação ótica digital, a UCA222 está equipada com S/PDIF.

Os cabos RCA foram (e ainda são) largamente utilizados nas casas de quase todas as pessoas. Era com eles que a maioria dos vídeo cassetes e primeiros DVDs transmitiam sinais de áudio e vídeo. Aparelhos de som também costumavam trabalhar com RCA. De qualquer forma, a grande maioria dos mixers do mercado oferece entradas e saídas neste formato. Também existem no mercado dezenas de adaptadores e cabos que convertem RCA em P10, P2, etc.

UCA222 no computador

A UCA222 está preparada para trabalhar com MACs e PCS, sem a instalação de nenhum driver. No Windows, é possível instalar um driver especialmente para a interface funcionar em modo ASIO.

Trabalhando com o iPad

Não poderia ser mais simples. Basta conectar a UCA222 ao iPad, usando o Camera Connection Kit, para que a interface já ligue instantaneamente. Daí, basta rodar qualquer aplicativo musical de gravação compatível com áudio via Camera Connection Kit para começar a registrar o que quiser.

Um recurso bastante útil da interface é a monitoração do áudio de entrada. Nem todos os apps de gravação do iPad trabalham com o monitoração de entrada via software. Com a UCA222 você pode fazer isso via hardware mesmo, precisando apenas habilitar a chave de monitoração.

Outro ponto positivo é contar com duas saídas de áudio RCA e mais uma sáida P2 do tipo fone de ouvido. Desta forma existem 2 possibilidades para enviar o áudio vindo do iPad para caixas de som, mixer, fones, etc.

Com o app MultiTrack DAW, capaz de fazer gravações em estéreo via Camera Connection Kit, fiz o teste abaixo, gravando o áudio de um teclado sintetizador Korg Microx.

Consumo de bateria no iPad

Um dos motivos que levaram a Apple a limitar o fornecimento de energia para acessórios via conexão dock no iPad foi, com certeza, a preocupação com a duração da bateria do tablet. Com a UCA222 não posso precisar o tempo exato de trabalho com o iPad, mas posso exemplificar. Durante os testes, comecei a trabalhar com o iPad com 94% de carga. Usei a UCA222 por cerca de 2 horas e meia. Quando terminei a bateria do iPad estava em 68%.

Pontos fortes da UA222:

  • Tamanho reduzido
  • Preço
  • Grava em estéreo
  • Baixíssimo nível de ruído
  • Permite monitorar o áudio da entrada
  • Funciona com Macs, PCs e com o iPad
  • Ideal para músicos e profissionais que trabalham com equipamentos e instrumentos com saídas estéreo

Pontos fracos:

  • Trabalha somente com conexão RCA
  • Não tem pré amplificador e nem controle de ganho da entrada

Conclusões

A Behringer UCA222 irá atender muito bem os seguintes perfis: tecladistas, guitarristas que trabalham com pedais de efeitos, pedaleiras ou simuladores (estilo X-Vamp, Pod, V-amp), qualquer músico que deseja registrar áudio estéreo provenientes das mais diversas fontes. Trabalhar sem alimentação externa é uma grande vantagem, reduz a quantidade de fios e cabos e a solução de gravação está pronta em segundos. Para a gravação no iPad é uma das interfaces mais simples que já testei, mas com excelentes resultados.

Você pode encontrar a UCA222 em lojas de instrumentos musicais e até mesmo no Mercado Livre, neste link.

Curta e compartilhe!